Menu

Educação

Atualizado em 31 de agosto de 2013, às 12:48 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Vagas remanescentes Sisutec 2013: inscrições

O Sisutec 2013 está com inscrições abertas para as vagas em cursos técnicos gratuitos que sobraram. Os estudantes podem se inscrever até 16 de setembro.

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional) está com inscrições abertas para as vagas remanescentes. A iniciativa do Ministério da Educação tem como objetivo facilitar o acesso ao Ensino Profissional em todo o Brasil.

652638 Vagas remanescentes Sisutec 2013 inscrições 1 Vagas remanescentes Sisutec 2013: inscriçõesO Sisutec quer preencher as suas vagas remanescentes. (Foto:Divulgação)

Lançado neste ano, o Sisutec divulgou uma oferta de 239.792 vagas, para 117 cursos de 561 instituições de ensino. Mesmo com a divulgação das listas de classificados, algumas vagas sobraram e serão preenchidas através de uma nova etapa do processo seletivo.

Os cursos oferecidos através do Sisutec contam com dois anos de duração e carga horária que varia de 800 e 1.200 horas-aula. Em sua primeira edição, o sistema registrou 383.080 inscritos. As vagas foram distribuídas de acordo com as notas obtidas no Enem 2012.

As melhores instituições de educação profissional e tecnológica são parceiras do Sisutec, como o Senac e o Senai. Os cursos mais procurados no sistema de seleção foram segurança do trabalho, técnico em informática e técnico em enfermagem.

Inscrições Sisutec para vagas remanescentes

As inscrições para as vagas remanescentes Sisutec estão abertas desde quinta-feira, 29 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e clicar no item “Cursos Técnicos para quem concluiu o Ensino Médio”. O internauta será imediatamente direcionado para a página do Sisutec, onde poderá fazer uma pesquisa por estado, município e curso.

A inscrição online requer o preenchimento de um formulário. As vagas estão disponíveis em todos os estados, menos no Maranhão, que não participa do programa.

652638 Vagas remanescentes Sisutec 2013 inscrições Vagas remanescentes Sisutec 2013: inscriçõesAs inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de setembro. (Foto:Divulgação)

As vagas remanescentes do Sisutec serão preenchidas por ordem de inscrição. Para participar do curso técnico gratuito selecionado, o candidato precisa providenciar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de trabalho, CPF, uma foto 3×4 recente, certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, título de eleitor, comprovante de votação e comprovante de residência.

Depois de se inscrever nas vagas que sobraram do Sisutec, o candidato terá um prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade escolhida e apresentar a documentação necessária. Se ele não comparecer dentro do prazo, sua inscrição será cancelada automaticamente.

652638 Vagas remanescentes Sisutec 2013 inscrições 2 Vagas remanescentes Sisutec 2013: inscriçõesPara disputar uma vaga remanescente, não é preciso ter feito o Enem. (Foto:Divulgação)

Os interessados em ocupar uma vaga remanescente no Sisutec devem se inscrever até o dia 16 de setembro. Todos os estudantes que concluíram o Ensino Médio podem se inscrever, incluindo aqueles que não fizeram o Enem 2012.

Como as oportunidades que sobraram foram direcionadas para o Pronatec, não haverá lista de espera para o Sisutec.