Menu

Cursos

Atualizado em 18 de outubro de 2011, às 7:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Vagas para cursos técnicos gratuitos no Grande ABC

A Secretaria Estadual de Educação oferece, para alunos da rede pública de ensino, cursos gratuitos.

294069 curso Vagas para cursos técnicos gratuitos no Grande ABC

O Programa Rede de Ensino Médio Técnico, lançado em julho deste ano, pelo governo estadual, oferece cursos, para alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, em cursos técnicos. Para os jovens,  que gostam de estudar,  essa é uma ótima oportunidade.

As inscrições são realizadas no site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.sp.gov.br). Para saber quais são os cursos disponibilizados pelo projeto, basta acessar o portal. Ao todo, serão mais de 1572 vagas, para 12 cursos,  ministrados em cinco cidades, exceto em São Caetano e Rio Grande da Serra.

Os principais cursos são técnico em mecatrônica, técnico em logística, técnico em informática, técnico em enfermagem e técnico em química. Caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas oferecidas, será realizado um sorteio para a escolha dos alunos. Após a confirmação de todos os candidatos selecionados é que ocorrem as matriculas.

A Secretaria Estadual do Estado, também, oferecerá para os alunos que cursam Ensino Médio,em escolas públicas, a possibilidade de realizar cursos técnicos, em instituições credenciadas por ela, mediante chamada pública. No total, serão oferecidos 432 cursos, contemplando 58 áreas em diferentes setores. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do programa, até o momento, mais de 22 mil alunos já se inscreveram no projeto. Os inscritos residem em cidades de todo o Estado. O programa  disponibiliza 31.207 vagas, em 230 instituições, de 95 municípios.

As inscrições seguem até fim deste ano. No entanto, quem não conseguir realizar as inscrições, ainda este ano, em fevereiro de 2012, será disponibilizado um novo edital, com mais de 125 mil vagas. A expectativa é que novas turmas possam dar início aos cursos, no começo do segundo semestre. A meta para 2014 é beneficiar cerca de 420 mil estudantes do Ensino Médio, em todo o estado.