Menu

Saúde

Atualizado em 22 de fevereiro de 2013, às 13:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vacina para prevenir câncer

A vacina contra o câncer, que antigamente era um ideal utópico, aos poucos está se tornando uma realidade através das pesquisas.

O câncer faz vítimas em todas as partes do mundo. Ele se manifesta através do aumento incontrolável de células anormais no organismo. Estas estruturas cancerígenas podem aparecer em diferentes partes do corpo, como pele, cérebro, mama, intestino, fígado, entre outros.

585306 Vacina para prevenir câncer Vacina para prevenir câncerO câncer é causado pelo desenvolvimento de células anormais. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Causas do câncer: mitos e verdades

Entenda as vacinas contra o câncer

A vacina contra o câncer ainda é alvo de estudos, mas ela tem como estratégia aperfeiçoar as defesas do corpo para atacar os tumores.

Dois tipos de vacina contra o câncer estão sendo desenvolvidas: a terapêutica e a preventiva. A primeira tem a missão de tratar o tumor, ou seja, ajudar o organismo a combater as células anormais. Já a segunda visa a prevenção, criando anticorpos para evitar a formação de câncer.

585306 Vacina para prevenir câncer 2 Vacina para prevenir câncerAs vacinas melhoram as defesas do corpo contra o tumor. (Foto:Divulgação)

Entre os avanços no tratamento do câncer, vale ressaltar as vacinas à base de células dendríticas. A aplicação faz com que o sistema imunológico reconheça as células cancerígenas e seja capaz de combatê-las. A vacina é individualizada, ou seja, cada paciente tem suas células coletadas para a vacinação.

Na Alemanha, os pacientes com câncer já podem pagar pelo tratamento com a vacina. A vacinação ainda está sendo motivo para pesquisas, mas ela pode ser utilizada contra qualquer tipo de tumor maligno.

Vacina contra o câncer no Brasil

No Brasil, um dos tipos de câncer mais comum é o de pele, que no grau mais avançado recebe o nome de melanoma. Quando a doença não é descoberta precocemente e nem recebe o tratamento adequado, o paciente pode morrer.

Para diminuir a incidência de câncer de pele no Brasil, alguns especialistas se reuniram para desenvolver uma vacina. Este novo recurso de tratamento promete resolver a maioria dos casos, até mesmo os mais avançados. O estudo brasileiro também desenvolveu uma vacina para prevenir e tratar câncer de rins.

585306 Vacina para prevenir câncer 1 Vacina para prevenir câncerA vacina contra o câncer é alvo de pesquisas no Brasil. (Foto:Divulgação)

A fabricação da vacina utiliza uma pequena amostra do tumor do doente e fica pronta em 30 dias. É importante ressaltar que o novo recurso não se trata de uma promessa de cura, pois ela não funciona em todos os casos de câncer. Com tudo, estudos estão sendo aprofundados para melhorar o desempenho da vacina.

Fernando Kreutz, outro pesquisador brasileiro, também trabalha em cima de uma vacina contra o câncer de próstata desde 2001. Dos pacientes que foram tratados com as aplicações, 38% deles tiveram resposta positiva.

Embora os estudos sobre a vacina contra o câncer estejam avançando, não há dados suficientes para prescrever esta modalidade de tratamento de forma geral.

Veja também: Câncer de pele: perguntas frequentes

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.