Vacina da Gripe (H1N1) só Será Produzida em 2010

PUBLICIDADE

A gripe H1N1 é provocada pelo vírus Influenza, e os grandes surtos podem aparecer principalmente no inverno. No geral, a gripe não é uma das doenças que mais mata, pois ela possui apenas 1% da taxa de imortalidade. O problema é quando surge algo mais perigoso, como o vírus H1N1 que possui os mesmos sintomas que uma gripe normal, com o acréscimo de tosse, febre e outras complicações.

A vacina da gripe H1N1 é fundamental para prevenir a doença (Foto: Divulgação MdeMulher)
A vacina da gripe H1N1 é fundamental para prevenir a doença (Foto: Divulgação MdeMulher)

Entenda o que é a vacina da gripe

No inverno é que acontecem os surtos, pois o vírus é de fácil contaminação e, com os hospitais cheios, muitas pessoas não são cuidadas da maneira que deviam. Isso acaba resultando em mortes e o número de vítimas aumenta cada vez mais. Para diminuir a contaminação e as mortes, existe a vacina da gripe.

Aqui em nosso país a vacina contra a gripe é composta de um vírus morto que contém pequenas proteínas específicas do vírus Influenza. Essas proteínas são os antígenos que ajudam o sistema imunológico na produção de anticorpos. A cada surto novas vacinas são produzidas para cobrir as cepas do vírus que circularam mais recentemente. Para isso, são feitas pesquisas no mundo inteiro para saber especificamente quais são as cepas que andam circulando por aí.

PUBLICIDADE
Crianças a partir dos 6 meses devem ser vacinadas (Foto: Divulgação MdeMulher)
Crianças a partir dos 6 meses devem ser vacinadas (Foto: Divulgação MdeMulher)

Quem pode tomar a vacina da gripe

A vacina da gripe pode ser feita por qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade, mas há alguns grupos que recebem prioridade em campanhas de vacinação, e isso acontece porque eles são os mais propensos a desenvolverem a doença. As campanhas de vacinação possuem um objetivo: reduzir as complicações e o número de vítimas.

As pessoas que precisam se vacinar, em primeiro lugar nessas campanhas, são aquelas com mais de 60 anos, as crianças entre seis meses e cinco anos de idade, as gestantes, os presos, os indígenas e aqueles que possuem algum tipo de doença crônica, além daqueles que receberam algum transplante.

A vacina H1N1 deve ser feita todos os anos (Foto: Divulgação MdeMulher)
A vacina H1N1 deve ser feita todos os anos (Foto: Divulgação MdeMulher)

Efeitos colaterais da vacina da gripe

A vacina da gripe é feita por especialistas que fazem de tudo para que os efeitos sejam os menores possíveis. O efeito colateral mais comum provocado pela vacina é uma dor e uma pequena inflamação no local em que a mesma foi injetada. Em estudos realizados, raramente foram mostrados efeitos mais graves.

Outros efeitos também podem aparecer, mas eles são bem incomuns e se aparecem não duram por muito tempo. Entre eles, é possível destacar a febre, dor de cabeça, tosse, irritação nos olhos e dor muscular.

PUBLICIDADE
Como saber se é gripe H1N1 (Foto: Divulgação MdeMulher)
Como saber se é gripe H1N1 (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como prevenir a gripe H1N1

Tomar a vacina da gripe com certeza é a forma mais eficaz de prevenir o vírus, mas outros cuidados também devem ser tomados. Não fique em ambientes fechados, o vírus pode ser passado pelo ar então o melhor a se fazer é deixar que o ambiente pegue muito vento, assim o vírus não fica preso. Lavar as mãos depois de tossir, espirrar e até mesmo depois de cumprimentar outras pessoas também irá ajudar na prevenção.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.