Menu

Saúde

Atualizado em 2 de julho de 2013, às 16:27 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessárias

Uma forma de prevenir o HPV e, consequentemente, o câncer de colo de útero, é apostando na vacina.

Nesta segunda-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra HPV gratuita estará disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de 2014. No próximo ano, a meta é vacinar todas as meninas de 10 e 11 anos, ou seja, cerca de 3,3 milhões.

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias 1 Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasNo próximo ano, a vacina contra o HPV será gratuita para meninas de 10 e 11 anos. (Foto:Divulgação)

Para que a vacina contra o HPV faça parte do calendário nacional, o governo investirá 360,7 milhões de reais para comprar 12 milhões de doses. A transferência da tecnologia da vacina será ainda transferida para o Instituto Butantan.

Quanto custa a vacina contra HPV?

Enquanto a vacina contra o HPV não se torna gratuita, é possível encontra-la na rede particular de saúde. O custo de cada dose é, em média, de 300 reais.

O Ministério da Saúde terá um gasto de 30 reais por dose ao disponibilizar a vacina gratuitamente em 2014.

Tipos de vacinas contra o HPV

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasExistem dois tipos de vacina contra HPV. (Foto:Divulgação)

Existem dois tipos de vacina contra o HPV: a bivalente protege contra os vírus tipos 16 e 18, responsáveis por causar câncer de colo de útero. Já a quadrivalente garante proteção dos vírus 6 e 11, causadores de verrugas genitais.

Doses necessárias da vacina contra HPV

Cada paciente deve tomar três doses da nova vacina. A segunda deve ser aplicada dois meses após a primeira. Já a terceira dose só pode acontecer seis meses depois da primeira.

O Ministério da Saúde pretende vacinar as meninas nas escolas e postos de saúde. No entanto, será necessário apresentar a autorização dos responsáveis para receber a dose.

A vacinação contra HPV na rede pública se revela um poderoso método para prevenir câncer de colo de útero, afinal, 95% dos casos da doença são provocados pelo vírus. No entanto, ela não elimina a necessidade de fazer exames ginecológicos, como é o caso do Papanicolau. O uso de preservativo na relação sexual também é essencial para evitar o contágio por HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre o HPV

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias 2 Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasO HPV é a principal causa do câncer de colo de útero. (Foto:Divulgação)

O HPV é um vírus que provoca lesões na pele e nas mucosas. O câncer de colo de útero costuma estar ligado aos tumores que surgem na vulva, ânus e orofaringe.

A transmissão do vírus HPV acontece através do sexo vaginal e anal com penetração, carícias íntimas que envolvem a mucosa vaginal, peniana ou anal, sexo oral e de mãe para filho durante o parto. O compartilhamento de toalhas e roupas íntimas também pode transmitir o vírus.

O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero, que é considerada a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil. As mulheres devem ficar em alerta em casos de sangramento vaginal, corrimento e dor na relação sexual.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.