Menu

Saúde

Atualizado em 2 de julho de 2013, às 16:27 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessárias

Uma forma de prevenir o HPV e, consequentemente, o câncer de colo de útero, é apostando na vacina.

Nesta segunda-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra HPV gratuita estará disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de 2014. No próximo ano, a meta é vacinar todas as meninas de 10 e 11 anos, ou seja, cerca de 3,3 milhões.

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias 1 Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasNo próximo ano, a vacina contra o HPV será gratuita para meninas de 10 e 11 anos. (Foto:Divulgação)

Para que a vacina contra o HPV faça parte do calendário nacional, o governo investirá 360,7 milhões de reais para comprar 12 milhões de doses. A transferência da tecnologia da vacina será ainda transferida para o Instituto Butantan.

Quanto custa a vacina contra HPV?

Enquanto a vacina contra o HPV não se torna gratuita, é possível encontra-la na rede particular de saúde. O custo de cada dose é, em média, de 300 reais.

O Ministério da Saúde terá um gasto de 30 reais por dose ao disponibilizar a vacina gratuitamente em 2014.

Tipos de vacinas contra o HPV

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasExistem dois tipos de vacina contra HPV. (Foto:Divulgação)

Existem dois tipos de vacina contra o HPV: a bivalente protege contra os vírus tipos 16 e 18, responsáveis por causar câncer de colo de útero. Já a quadrivalente garante proteção dos vírus 6 e 11, causadores de verrugas genitais.

Doses necessárias da vacina contra HPV

Cada paciente deve tomar três doses da nova vacina. A segunda deve ser aplicada dois meses após a primeira. Já a terceira dose só pode acontecer seis meses depois da primeira.

O Ministério da Saúde pretende vacinar as meninas nas escolas e postos de saúde. No entanto, será necessário apresentar a autorização dos responsáveis para receber a dose.

A vacinação contra HPV na rede pública se revela um poderoso método para prevenir câncer de colo de útero, afinal, 95% dos casos da doença são provocados pelo vírus. No entanto, ela não elimina a necessidade de fazer exames ginecológicos, como é o caso do Papanicolau. O uso de preservativo na relação sexual também é essencial para evitar o contágio por HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre o HPV

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessárias 2 Vacina contra HPV: quanto custa, tipos, doses necessáriasO HPV é a principal causa do câncer de colo de útero. (Foto:Divulgação)

O HPV é um vírus que provoca lesões na pele e nas mucosas. O câncer de colo de útero costuma estar ligado aos tumores que surgem na vulva, ânus e orofaringe.

A transmissão do vírus HPV acontece através do sexo vaginal e anal com penetração, carícias íntimas que envolvem a mucosa vaginal, peniana ou anal, sexo oral e de mãe para filho durante o parto. O compartilhamento de toalhas e roupas íntimas também pode transmitir o vírus.

O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero, que é considerada a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil. As mulheres devem ficar em alerta em casos de sangramento vaginal, corrimento e dor na relação sexual.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.