Vacina contra H1N1: saiba mais

PUBLICIDADE

Aproveita agora para conhecer mais sobre a vacina contra H1N1: saiba mais. O H1N1, mais conhecido como gripe suína, causou grande preocupação em 2009 e agora volta a tona com alguns suspeitos, inclusive no Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, e na própria capital. Milhares de pessoas evitavam sair de casa e lavavam as mãos diversas vezes por dia com álcool em gel para não pegar o vírus. Uma vacina contra a doença já foi criada, mas a população ainda tem muitas dúvidas a respeito da imunização. Agora, com os casos recentes, a população fica mais preocupada.

Vacina contra H1N1: saiba mais (Foto:Divulgação)

Vacina contra H1N1: saiba mais

A vacina contra H1N1: saiba mais foi criada com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas possível contra a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu um padrão para a fórmula, que consiste em 15 microgramas da proteína retirada do vírus (inativo e fracionado). Para potencializar o efeito da vacina, algumas empresas usam um produto químico a base de hidróxido de alumínio, capaz de causar variações nos efeitos colaterais.

Leia mais informações sobre: Gripe H1N1: sintomas iniciais

PUBLICIDADE

Como funciona a vacina H1N1

Depois que a pessoa recebe a vacina contra H1N1, ela fica imune ao vírus por pelo menos um ano. Qualquer indivíduo pode receber uma dose, desde que tenha mais de seis meses de idade e não apresente nenhuma contraindicação. A vacina contra a gripe suína é contraindicada para os pacientes que tomam alguma medicação capaz de alterar a imunidade, como corticoides ou imunossupressores.

A imunização dura em média 1 ano. (Foto:Divulgação)

Os efeitos colaterais da vacina contra H1N1 variam de acordo com a fórmula e sensibilidade do indivíduo, mas normalmente são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação. Se as reações prevalecerem por mais de dois dias e se agravarem, é necessário procurar um médico.

A vacina tem capacidade de imunização de 80%, por isso ainda existe a possibilidade da pessoa vacinada contrair o vírus da gripe H1N1. Vale ressaltar também que a dose não protege o organismo de outros tipos de gripe, então é importante ter cuidado com a exposição.

A aplicação da vacina contra H1N1 requer prudência. Se o indivíduo está sofrendo com uma crise asmática, por exemplo, o quadro clínico pode ser piorado após a vacinação.

Sintomas H1N1

Os sintomas iniciais se parecem com uma gripe comum. (Foto:Divulgação)

Os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 são semelhantes ao da gripe comum, como febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos, coriza, tosse e cansaço. Em alguns casos, o paciente pode sofrer com vômito e diarreia.

Tratamento do H1N1

Vacina evita a doença se desenvolver (Foto: Exame/Abril)
Vacina evita a doença se desenvolver (Foto: Exame/Abril)

Assim que suspeitar do contágio de H1N1, o indivíduo deve procurar ajuda médica e evitar a automedicação. Os princípios ativos presentes em alguns antigripais, como Tamiflu e Relenza, se revelam eficazes no tratamento.  Se o paciente apresentar sintomas graves, ele precisa ser internado e ficar sob observação.

PUBLICIDADE

Diagnóstico do H1N1

Exame identifica vírus no corpo (Foto: Exame/Abril)
Exame identifica vírus no corpo (Foto: Exame/Abril)

O diagnóstico do vírus H1N1 se dá por meio de um exame com amostras de secreção respiratória entre o 3º e 7º dia de suspeita da doença. Por meio deste exame se identifica a presença do vírus. Com isso em mãos, o médico monta o tratamento do paciente, mas isso depende da sua real situação e do avanço da doença que já matou muitas pessoas.

Saiba quais são os sintomas da gripe (Foto: Exame/Abril)
Saiba quais são os sintomas da gripe (Foto: Exame/Abril)

Os especialistas mais indicados para um diagnóstico perfeito são: Clínico geral, Infectologista e Pneumologista. Antes de ir a consulta, anote os sintomas, o que está sentindo para não esquecer de nenhum detalhe. Depois, anote os nomes dos remédios que você toma com regularidade, isso vai ajudar e muito a ele direcionar o tratamento. E sempre vá ao médico acompanhado, pois alguns procedimentos na urgência só podem ser liberados por acompanhante junto.

Leia mais informações sobre: Vacinação Contra a Gripe A(H1N1) – Quem Receberá

Como evitar o H1N1: prevenção

Deixa o ar circular no ambiente (Foto: Exame/Abril)
Deixa o ar circular no ambiente (Foto: Exame/Abril)

Os especialistas recomendam ter uma dieta muito saudável para evitar o vírus. Na verdade, com o sistema imunológico bom, nosso organismo reage aos vírus e bactérias. Outra dica, deixa o ambiente bem arejado, deixe o ar circular, nada de local fechado. No seu cotidiano, inclua o álcool em gel e use lenço descartável se for espirra ou mesmo tossir. Se estiver doente, não saia de casa.

Quer mais dicas sobre saúde e prevenção? Então acompanha nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.