Tecnologia

Uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro

Por Isah

O uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro. O Instituto de neuroinformática, da Universidade de Zurique, chegou a essa conclusão após realizar uma pesquisa com voluntários. Os resultados foram publicados na última semana na revista Current Biology.

Uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro. (Foto: Divulgação)

Os pesquisadores suíços resolveram estudar a influência do uso de smartphones no cérebro após perceber que as pessoas possuem verdadeira obsessão por esse tipo de dispositivo móvel. Não se trata apenas de um vício, as a maioria das pessoas também estão carregando “grande parte de suas vidas” no bolso. Em outras palavras, o smartphone é uma poderosa fonte de dados sobre o comportamento do seu usuário.

Leia mais: Dependência digital causa males graves como as drogas

Uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro

Para chegar à conclusão de que o uso em excesso do celular provoca alterações cerebrais, os estudiosos suíços analisaram 37 voluntários. Das pessoas que participaram da pesquisa, 27 usavam aparelhos com tela sensível ao toque, enquanto as outras 11 tinham modelos antigos de celular.

O uso excessivo do aparelho resulta em alterações cerebrais. (Foto: Divulgação)

Os cientistas suíços constataram que o uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro através da técnica da eletroencefalografia. Esse procedimento é responsável por monitorar a atividade elétrica do cérebro.

Os pesquisadores perceberam, então, que os usuários de smartphones tinham mais alterações cerebrais do que o outro grupo. Acredita-se que o motivo está na operação repetida nas telas touchscreen.

As alterações cerebrais são maiores nos donos de smartphones por causa da frequência de uso. Ao tocar a tela com os dedos, para ativar as funcionalidades, a atividade cerebral aumenta consideravelmente.

Novos estudos mais conclusivos serão realizados. (Foto: Divulgação)

Até o momento, o estudo desenvolvido pelos neurocientistas mostrou que há alterações no cérebro, mas não se sabe ao certo o que essa influência digital significa na saúde das pessoas. As suposições, no entanto, não são boas. Acredita-se que o uso frequente no smartphone pode estar relacionado à sensação de dor e as disfunções motoras.

Usar smartphone em excesso causa depressão

Não é a primeira vez que estudiosos investigam os efeitos do smartphone no cérebro humano. Um professor de Psicologia Organizacional e Saúde, da Universidade de Lancaster, constatou que o uso excessivo de smartphone pode resultar em depressão, insônia e estresse.

Usar smartphone direto também aumenta o risco de depressão. (Foto: Divulgação)

O uso excessivo dos smartphones pode alterar seu cérebro e causar muitos outros problemas. Para não correr o risco de comprometer a saúde e o bem estar, é importante controlar a frequência de uso e se concentrar em outras coisas. Procure conversar mais pessoalmente com as pessoas e faça outras atividades que não envolvam o dispositivo eletrônico, como a prática de esporte.

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *