Imóveis

Uso do FGTS para reforma do imóvel

Por Isah
Com o FGTS, fica mais fácil e barato reformar a casa. (Foto:Divulgação)

Além de recorrer ao FGTS como assistência financeira em casos de desemprego, o dinheiro do benefício também pode ser aplicado em outros investimentos, como a compra da casa própria ou consórcio. Recentemente a Caixa também aprovou uma linha de crédito que permite empregar o fundo de garantia na reforma da casa.

Embora a reforma do imóvel através de recursos do FGTS seja voltada para trabalhadores com direito ao fundo de garantia, os recursos não saem da conta do segurado que solicitou financiamento.

Leia mais: 5 dicas para não errar na reforma da sua casa

Condições para o uso do FGTS na reforma do imóvel

A nova linha de crédito, que recebeu o nome de Fimac-FGTS, tem como finalidade gerar subsídios para a compra de material de construção. O recurso poderá ser usado em vários aspectos da reforma residencial, inclusive na implantação de aquecimento solar.

Ao solicitar o Fimac-FGTS, o trabalhador tem direito de financiar até 20 mil reais para investir na reforma, mas o valor do seu imóvel não pode superar o limite de 500 mil reais.

O financiamento com recursos do FGTS é de até 20 mil reais. (Foto:Divulgação)

A nova linha de crédito também possui pré-requisitos, ou seja, para solicitá-la o indivíduo precisa possuir, no mínimo, três anos de trabalho com registro no fundo de garantia, considerando o emprego em uma ou mais empresas ao longo deste período. Deve, ainda, apresentar contrato de trabalho ativo ou saldo em conta vinculada ao FGTS, na data de concessão do financiamento. Para ter direito de financiar a reforma, o trabalhador precisa ter em conta ao menos 10% do valor do imóvel. Para obter o Fimac-FGTS, não é necessário comprovar renda.

Caso o empréstimo para a reforma da casa seja superior a 10 mil reais, é necessário comprovar que o pedreiro responsável pela obra possui carteira assinada e direito aos benefícios previdenciários.

Recursos do FGTS para reformar a casa

Após assinar o contrato para o financiamento do imóvel, o trabalhador tem um prazo de 120 meses para concluir o pagamento. O cálculo das prestações é feito pelo Sistema de Armotização Constante ou Tabela Price. Os juros cobrados nesta linha de crédito vinculada ao FGTS são de 12% ao ano, representando assim uma tarifa mais acessível do que em comparação aos bancos, cujos juros variam entre 25% e 45% ao ano.

A linha de crédito vinculada ao FGTS possui taxa de juros mais acessível. (Foto:Divulgação)

Para adotar o financiamento da reforma da casa, o trabalhador deve estar de acordo com as condições do SFH (Sistema de Financeiro de Habitação). As financeiras que incluem a linha de crédito como uma opção de produto também podem criar facilidades para a compra de materiais de construção, fazendo o credenciamento de lojas especializadas neste segmento.

Para solicitar o Fimac-FGTS, basta ir até uma agência da Caixa, apresentar comprovante do imóvel e a regularização da área reformada.

Veja outra alternativa para conseguir dinheiro e reformar a casa: Construcard Caixa, simulador

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *