Menu

Saúde

Atualizado em 6 de agosto de 2012, às 17:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Uso de laxantes: riscos, perigos

O uso de laxantes é muito comum entre a população. Conheça os riscos e as consequências do uso frequente desses medicamentos.

Cada indivíduo apresenta um hábito intestinal, sendo normal evacuar uma ou duas vezes durante o dia. Apesar disso, algumas pessoas, em especial do sexo feminino, podem apresentar dificuldade para ir ao banheiro. Para obterem sucesso, acabam recorrendo ao uso de alguns medicamentos que auxiliam nessa função. Conheça os riscos e os perigos do uso de laxantes.

497302 O uso cr%C3%B4nico de laxantes pode trazer graves consequ%C3%AAncias a sa%C3%BAde do indiv%C3%ADduo. Uso de laxantes: riscos, perigosO uso crônico de laxantes pode trazer graves consequências à saúde do indivíduo. (Foto: divulgação)

Saiba como lidar com os exageros alimentares

Fatores que podem influenciar o hábito intestinal

O hábito intestinal de um indivíduo sofre influências de diversos fatores, entre eles podemos citar:

  • Alimentação rica ou não em fibras;
  • Quantidade de água ingerida;
  • Nível de estresse;
  • Alterações da rotina – nesse caso, o fator psicológico pode ultrapassar o processo biológico, trazendo prejuízo ao hábito intestinal do indivíduo.

Quando alguns desses fatores estão presentes, o hábito intestinal do indivíduo pode estar prejudicado, resultando em um “intestino preguiçoso”. Por isso, muitos acabam recorrendo ao uso de laxantes para auxiliar a ida ao banheiro, sem saber o quanto isso pode ser prejudicial.

Conhecendo mais sobre os laxantes

De maneira geral, os laxantes são medicamentos que promovem a evacuação. Porém, alguns deles podem ocasionar também a irritação da mucosa intestinal, resultando no quadro de diarreia, com posterior prejuízo funcional.

497302 O h%C3%A1bito intestinal pode ser alterado por diversos fatores. Uso de laxantes: riscos, perigosO hábito intestinal pode ser alterado por diversos fatores. (Foto: divulgação)

O mau uso dos laxantes

Infelizmente, devido ao seu estímulo em relação a evacuação, algumas pessoas estão recorrendo ao uso de laxantes para obter um efeito emagrecedor. No entanto, o uso abusivo e prolongado desses medicamentos pode desencadear um processo muito prejudicial ao organismo. Isso porque a constante irritação da mucosa intestinal, ocasionada pelo uso desses remédios, pode trazer graves consequências, por vezes, irreversíveis.

Saiba como obter um hábito intestinal equilibrado

Especialistas no assunto afirmam que é possível obter um hábito intestinal equilibrado, sem precisar recorrer ao uso de medicamentos, como os laxantes. Para isso, é preciso ingerir alimentos ricos em fibras, como:

  • Cereais;
  • Farelo de trigo;
  • Aveia;
  • Frutas com casca, como ameixa, maçã e goiaba.

A quantidade ideal de fibras que devem ser ingeridas diariamente deve ser:

  • 20 g para as mulheres;
  • 30 g para os homens.

Além disso, é de extrema importância a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, assim como manter uma prática de exercícios físicos. Vale ressaltar que alimentos como doces, massas e bebidas gaseificadas devem ser evitadas.

497302 Algumas pessoas recorrem para o uso de laxantes para emagrecer. Uso de laxantes: riscos, perigosAlgumas pessoas recorrem para o uso de laxantes para emagrecer. (Foto: divulgação)

Para manter um hábito intestinal adequado, muitas pessoas recorrem ao uso de laxantes. No entanto, poucas delas sabem o quão prejudicial essa atitude pode ser. Após conhecer algumas consequências e riscos do uso de laxantes, inicie uma vida mais saudável e claro, rica em fibras. Com certeza isso trará grandes benefícios a sua saúde.

Laxante natural: como preparar

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.