Universidade Para Todos 2011

PUBLICIDADE

Muitas pessoas procuram uma oportunidade para conseguir cursar uma graduação de qualidade, mas nem todas possuem condições financeiras para bancar as mensalidades. Por essas e outros o Governo Federal apóia a iniciativa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) que tem como meta a democratização do ensino superior.

O Prouni tem sido realizado desde 2004 e ao longo desse tempo procurou manter forte a sua proposta de distribuir bolsas de estudos entre os estudantes brasileiros. O programa adota critérios para selecionar os candidatos contemplados e mantém parceria com várias instituições privadas para alcançar seus objetivos.

Para participar do Prouni, o indivíduo precisa apresentar um perfil condizente com as regras do programa. Ter conquistado uma boa nota no ENEM, não participar de financiamento estudantil e comprovar renda familiar abaixo de três salários mínimos são requisitos que ajudam na seleção de candidatos.

PUBLICIDADE

As bolsas de estudo Prouni são parciais e integrais, sendo que o número de vagas para cada curso varia de acordo com os critérios adotados pela instituição de ensino. Através do programa o estudante de baixa renda poderá se graduar sem qualquer tipo de gasto e desfrutar de excelentes oportunidades no mercado de trabalho com o seu diploma.

Em 2011 o Prouni adotou o mesmo estilo dos anos anteriores e procurou beneficiar os estudantes que tiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio. Para ajudar os jovens de baixa renda e sem emprego, o programa ainda oferece uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 mensais.

As inscrições Prouni 2011 se iniciaram logo após o encerramento para se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada), durando poucos dias. A primeira lista de classificados no programa já foi divulgada e os candidatos aprovados aproveitam esse período para fazer matrículas nas universidades.

As pessoas que não foram aprovadas no primeiro processo seletivo devem aguardar a segunda chamada Prouni 2011, que será publicada pelo MEC no dia 11 de fevereiro. As pessoas aprovadas devem acompanhar o cronograma pelo Portal Prouni para não perder nenhuma oportunidade. As inscrições da segunda etapa estarão abertas de 21 a 24 de fevereiro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.