Menu

Saúde

Atualizado em 1 de setembro de 2013, às 10:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Unha inflamada: o que fazer, como tratar

A inflamação da unha pode ser causada por fatores com retirada excessiva das cutículas, unha encravada e outros. Veja como tratar a inflamação das unhas.

A unha inflamada é um problema que causa grande incômodo. Ela geralmente ocorre quando a unha está encravada, causando dor, inchaço e vermelhidão. Quando não tratada corretamente, pode infeccionar e formar pus, sendo algumas vezes necessário remover a unha para acabar com o problema. Saiba mais sobre o que fazer e como tratar a unha inflamada.

652446 A unha inflamada pode ser causada por vários fatores. Foto divulgação Unha inflamada: o que fazer, como tratar A unha inflamada pode ser causada por vários fatores. (Foto; divulgação)

Unhas saudáveis

Para manter as unhas sempre saudáveis e fortes é preciso ter alguns cuidados ao retirar as cutículas, já que ela é forma uma barreira protetora contra a invasão de micro-organismos que podem provocar problemas nas unhas. Elas devem ser sempre bem cortadas e hidratadas para se manterem fortes.

A forma mais indicada para cortar as unhas é a quadrada para que não encravem e inflamem. Esses e outros cuidados são essenciais para prevenir as inflamações nas unhas.

Unhas inflamadas

Normalmente a inflamação da unha acontece quando ela está encravada, já que penetra na pele dificultando seu crescimento, causando inflamação, sendo muito comum encravar no dedão do pé, deixando o canto vermelho, inchado e com pus, além de formar carne esponjosa.

O principal sintoma da unha inflamada é a dor local e intensa. Apesar de a unha encravada ser a principal causa de inflamações, outras infecções bacterianas ou fúngicas, traumatismo por queda de objetos podem provocar o problema.

652446 Retire somente os excessos de cutículas para prevenir inflamações. Foto divulgação Unha inflamada: o que fazer, como tratar Retire somente os excessos de cutículas para prevenir inflamações. (Foto: divulgação)

O que fazer com a unha inflamada

Os principais cuidados com a unha inflamada consistem na prevenção do problema. Veja algumas dicas:

  • Para evitar que as unhas encravem, corte-as sempre retas, nunca pelos cantos, mantendo as pontas sempre livres;
  • Retire somente os excessos de cutícula;
  • Use emolientes e anestésicos para diminuir o desconforto;
  • Evite o uso de calçados apertados e de bico fino;
  • Procure um dermatologista ou podólogo para avaliar o caso.

Como tratar a unha inflamada

O tratamento mais indicado para aliviar os sintomas gerados pela unha inflamada consiste na aplicação de cremes e pomadas à base de antibióticos e corticoides. Além disso, a limpeza constante com soluções antissépticas e cicatrizantes é essencial. Entretanto, é necessário consultar o médico especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto.

652446 Consulte um especialista para tratar as unhas inflamadas. Foto divulgação Unha inflamada: o que fazer, como tratar Consulte um especialista para tratar as unhas inflamadas. (Foto: divulgação)

As unhas inflamadas causam muita dor e incômodos. Esse problema pode ser provocado por diversos fatores e exige cuidados especiais. É preciso ter cuidados específicos ao retirar cutículas sem machucar e cortar as unhas para prevenir esse problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.