Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Unha encravada: como evitar, dicas e causas

Descubra como prevenir unhas encravadas e mantenha os seus pés sempre bonitos.

O problema com unhas encravadas é decorrente de diversos fatores, mas pode ser tratado de maneira simples, através do uso de sapatos confortáveis e de um corte correto. Alguns casos são bem simples de se resolver, mas outros acabam levando a pessoa para o centro cirúrgico, por isso, vale a pena tentar evitar o problema.

 

Unha encravada: como evitar, dicas e causas. (Foto Ilustrativa)

Unha encravada: como evitar, dicas e causas. (Foto Ilustrativa)

As unhas encravadas são comuns tanto nos dedos dos pés quanto nos das mãos. As laterais das unhas crescem e machucam a pele, causando muita dor e incomodo. O ferimento fica exposto e suscetível a bactérias, portanto, geralmente também há presença de pus no local.

Cuide melhor da saúde do seus pés (Foto: Divulgação)

Cuide melhor da saúde do seus pés (Foto: Divulgação)

Causas da unha encravada

A unha encravada é causada pelo corte incorreto das unhas. Não deve haver espaço para o crescimento delas nas laterais dos dedos, por este motivo, é ideal mantê-las no formato quadrado, principalmente as unhas dos pés.

O uso constante de sapato fechado também pode contribuir com o problema, eles exercem pressão sobre as unhas e muitas vezes, mesmo com o corte correto elas crescem na direção errada. Os calçados também possuem bactérias, elas são responsáveis por agravar o problema e causar infecções no dedo machucado.

A falta de higiene também pode ser considerada uma causa da unha encravada. Utilizar sapatos, meias, cortadores e lixas sujas faz com que haja um acúmulo de bactérias nas unhas e qualquer perfuração pode ser contaminada e comprometer o crescimento das unhas.

Como tratar unha encravada?

Dê preferência aos calçados confortáveis. (Foto Ilustrativa)

Dê preferência aos calçados confortáveis. (Foto Ilustrativa)

Para evitar a unha encravada o cuidado deve ser constante, caso contrário, o problema passa a incomodar sempre após o corte e remoção das cutículas. Procure uma manicure ou podólogo de confiança para tratar das unhas dos pés e das mãos e evite cutucar o local machucado.

Para amenizar as dores e curar possíveis infecções, é importante fazer uso de antissépticos ou até mesmo de receitas caseira para facilitar a cicatrização. O suco de cebola é uma boa opção para auxiliar no tratamento de unhas encravadas. Faça uma mistura de cebola e água, coe e deixe a unha encravada de molho no suco por alguns minutos.

Dicas para prevenir unha encravada

Crie uma rotina de cuidados para as unhas dos pés. (Foto Ilustrativa)

Crie uma rotina de cuidados para as unhas dos pés. (Foto Ilustrativa)

Lixe as unhas
A lixa é capaz de eliminar pequenas pontas nas unhas, aquelas que geralmente são formadas após o corte e tem potencial suficiente para causar o encravamento.

Evite tirar cutícula
As cutículas são como barreiras de proteção, elas evitam que fungos e bactérias se reproduzam nas unhas. A remoção dessa fina camada de pele pode contribuir com infecções.

Cuide da postura
Os pés são responsáveis pela sustentação do corpo, a postura incorreta ao correr e caminhar pode sobrecarregar o calcanhar ou os dedos e favorecer a deformidade das unhas.Utilize calçados com a palminha confortável, dê preferência aos de bico arredondado e evite salto alto.

Veja mais informações de como tratar uma unha encravada

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL