Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Unha encravada: como evitar, cuidados

Saiba mais sobre os cuidados com as unhas encravadas e como evitar esse problema.
 

As unhas encravadas são problemas que incomodam muito. Normalmente, a unha é tratada e volta a encravar porque a origem do problema não está sendo combatido, como o mal corte ou uso de sapatos muito apertados.  Pensando nisso, selecionamos dicas de como evitar a unha encravada e quais os cuidados com as mesmas.

As unhas encravadas podem causar danos sérios. (Foto divulgação)

Cuidados com unhas encravadas

Quando se trata de uma unha encravada, ela proporciona muita dor e abre uma nova entrada para infecções que podem ser graves, dependendo do estado de saúde de cada pessoa. Sendo assim, é importante evitar que as unhas encravem e sejam tratadas corretamente.

 

Normalmente as unhas encravadas são causadas pelo uso continuo de sapatos apertados e o mau hábito de cortar as unhas muito próximas da pele e não lixá-las. Porém, o formato da unha da pessoa também pode influenciar. O ideal é que quando um profissional for desencravar a unha, não cutuque ou tente cortar a unha sozinha, pois pode machucar a unha e causar ainda mais problemas.

O podólogo pode auxiliar no tratamento das unhas encravadas. (Foto: divulgação)

Veja também como cuidar das unhas, dicas para deixá-las bonitas e bem cuidadas 

Como evitar unhas encravadas

1. Não corte as unhas muito próximas da pele, o ideal é deixar sempre uma pequena porção livre;

2. Corte as unhas em formato quadrado e finalize com a lixa, evitando as pontas;

3. Nunca corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os;

4. Não tire as cutículas, pois elas protegem as unhas contra a ação de substâncias químicas e micro-organismos;

5. Não use sapatos apertados ou de bico fino durante muito tempo, prefira sempre os calçados de pontas arredondadas para usar em longos períodos de uso;

6.  Se perceber qualquer alteração na cor ou textura da unha o ideal é procurar um podólogo para analisar melhor o caso.

As unhas encravadas devem ser bem cuidadas para evitar que encravem. (Foto divulgação)

Veja também tratamento para unha encravada 

As unhas encravadas merecem cuidados especiais, pois podem causar sérios problemas aos pés e também a saúde dos indivíduos. As unhas devem ser cortadas com cuidado para evitar que encravem, os sapatos também devem ser confortáveis para os pés e unhas. Cuide das suas unhas e evite que elas encravem. Se necessário, procure um podologo para avaliar o caso.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL