Menu

Saúde

Atualizado em 13 de julho de 2012, às 7:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Uma taça de vinho por dia ajuda a proteger os ossos

Uma taça de vinho por dia fortalece os ossos das mulheres, diminuindo as chances delas sofrerem com osteoporose.
484740 Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa 1 Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa A menopausa causa diversos sintomas que interferem na qualidade de vida da mulher. (Foto:Divulgação)

A menopausa é um período transição na vida da mulher com mais de 45 anos, no qual ela presencia o fim da sua menstruação e passa a produzir uma menor quantidade de hormônios sexuais. O seu corpo também começa a se tornar ‘não reprodutivo’ devido à idade.

Antes de parar definitivamente de ovular, é normal a mulher sentir sintomas típicos, como as ondas de calor intenso, que são desencadeadas por causa dos baixos níveis de estrógeno. Ela também sofre com a menstruação irregular, enxaquecas, suor noturno, seios doloridos, secura vaginal, ansiedade e tristeza.

Embora a menopausa assuste muitas mulheres, existem meios de controlar os sintomas. Uma pesquisa recente revelou que a perda de peso e a alimentação saudável são boas estratégias para combater determinadas reações do corpo durante este período.

Saiba mais:  Mitos e verdades sobre a menopausa

Dieta adequada e emagrecimento aliviam sintomas da menopausa

Uma pesquisa realizada pela instituição Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, descobriu que uma dieta alimentar balanceada ajuda a amenizar os principais sintomas da menopausa. Os autores do trabalho também afirmaram que a perda de peso é capaz de atenuar os problemas enfrentados pelas mulheres que entram neste período fisiológico. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Menopause.

484740 Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa Segundo a pesquisa, emagrecer e adotar uma dieta saudável aliviam os sintomas. (Foto:Divulgação)

Para formular as conclusões, os estudiosos acompanharam 17.473 mulheres, com idade entre 50 e 79 anos, que já tinham passado pela menopausa. Após cinco anos de análises para fazer o levantamento, descobriu-se que as participantes que perderam ao menos 4,5 quilos durante o período da pesquisa sentiam os sintomas da menopausa com menos intensidade, em comparação às mulheres que engodaram ou mantiveram o peso.

Além da descoberta de que o emagrecimento é benéfico para a menopausa, os pesquisadores norte-americanos também constataram que uma alimentação saudável faz toda a diferença para reduzir os sintomas. As mulheres que perderam peso durante a pesquisa não faziam terapia hormonal e adotaram uma dieta equilibrada, com pouca gordura, muitas frutas, legumes e cereais.

De acordo com Candyce Kroenke, coordenadora da pesquisa, quanto mais o organismo acumula gordura, maior é o isolamento da temperatura, por isso o corpo encontra nos sintomas uma forma de dissipar o calor. O passar dos anos faz com que as mulheres ganhem peso e isso se intensifica com a menopausa. Ao controlar a alimentação, é possível emagrecer e, portanto, diminuir as ondas de calor e suores noturnos.

Alimentos contra os sintomas da menopausa

484740 Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa 2 Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa A soja também ajuda a combater os sintomas da menopausa. (Foto:Divulgação)

O consumo de determinados alimentos contribui com a redução dos sintomas da menopausa. Desta forma, é importante que a mulher com mais de 45 anos adote uma dieta rica em produtos de soja, cereais integrais, verduras de folhas verdes, banana, abacate, castanha-do-pará, peixes gordurosos, chá de erva cidreira, entre outros produtos. Os nutrientes que fazem bem para o organismo neste período são: cálcio, vitamina D, ômega-3 e fibras.

Veja outras opções alimentares: Menopausa – Alimentos que Diminuem os Sintomas

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL