Uma em cada três mulheres tem osteoporose no mundo

PUBLICIDADE

Um levantamento elaborado pela Fundação Internacional de Osteoporose revelou que uma em cada três mulheres tem a doença no mundo. O estudo considerou participantes com mais de 50 anos e de diferentes países. A alta incidência da osteoporose serve de alerta, pois este problema de saúde causa gradualmente a deterioração esquelética.

A procura por assistência médica acontece normalmente só quando há uma fratura. (Foto:Divulgação)

Falta de exames aumenta a incidência

Geralmente a mulher só procura o médico quando apresenta a primeira fratura óssea. Ela não tem o hábito de fazer exames preventivos e identificar a osteoporose logo no início. Com o quadro de perda de massa óssea avançado e os ossos cada vez mais frágeis, fica complicado o tratamento.

De acordo com a pesquisa realizada pela fundação, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos realizam o exame densitometria óssea, método capaz de diagnosticar a osteoporose. Como a doença é silenciosa, fica complicado descobrir a perda de massa óssea precocemente sem o exame específico. Das mulheres que já se submeteram a densitometria óssea, 37% fizeram isto apenas uma vez na vida.

PUBLICIDADE
Exame densitometria óssea é capaz de diagnosticar osteoporose precocemente. (Foto:Divulgação)

O baixo número de mulheres que realizam o exame capaz de diagnosticar a osteoporose revela uma forma de negligência com a saúde. A maioria não tem preocupação com a doença ou desconhece a importância de fazer o exame. Por isso, cabe ao médico orientar a paciente e o sistema de saúde realizar campanhas de conscientização sobre o problema, pois os exames que diagnosticam osteoporose devem ser vistos com a mesma importância dos ginecológicos.

Os especialistas recomendam que a densitometria óssea seja realizada pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos. Os cuidados precisam ser redobrados no caso das mulheres que estão entrando na menopausa, pois as chances de desenvolver osteoporose neste período são ainda maiores devido à diminuição do hormônio estrogênio.

Leia mais: 20 de outubro: dia mundial da osteoporose

Saiba mais sobre a osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea, tornando assim a estrutura dos ossos mais frágil e vulnerável às fraturas. Várias causas são associadas à doença, como a menopausa, o histórico familiar, a falta de exposição à luz do sol, o cigarro, o alcoolismo e até mesmo o consumo exagerado de café.

PUBLICIDADE
Ingerir cálcio é muito importante para fortalecer os ossos e prevenir osteoporose. (Foto:Divulgação)

Não há sintomas capazes de sinalizar a osteoporose, por isso ela é classificada como uma doença silenciosa. A pessoa normalmente percebe o problema quando sofre uma fratura. Não existe uma cura para a patologia que enfraquece os ossos, mas o doente pode realizar um tratamento com medicamentos e adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Evitar o tabagismo, fazer exercícios físicos e consumir cálcio/vitamina D são alguns meios de prevenir osteoporose.

PUBLICIDADE

 Veja também: Alimentos que ajudam a combater osteoporose

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.