Úlceras – como prevenir, tratamentos

PUBLICIDADE
As úlceras causam fortes dores no estômago

As úlceras são pequenas lesões superficiais que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas, quando se fala nelas, a maioria das pessoas associa a palavra a uma doença que atinge o aparelho digestivo. Neste caso, as feridas são chamadas de úlceras pépticas,  podendo surgir no esôfago, estômago ou duodeno (porção inicial do intestino).

O aparecimento das úlceras se dá quando os mecanismos de proteção do aparelho digestivo têm a sua atuação alterada, facilitando a ação de agentes agressivos ao trato digestivo, como o ácido clorídrico e algumas enzimas, que causam as feridas na mucosa. Em geral, essas feridas são pequenas, mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Sistema digestivo

Esse desequilíbrio no mecanismo de defesa dos órgãos da digestão pode ser causado por gastrite (inflamação da mucosa), estresse emocional (que estimula a secreção de ácido clorídrico), má alimentação, tabagismo, uso frequente de anti-inflamatórios e devido à presença da bactéria Helicobacter pylori, que segundo os médicos é a responsável por mais de 90% dos casos de úlcera. A bactéria ataca a mucosa do aparelho digestivo.

PUBLICIDADE

Ela pode ser diagnosticada através de endoscopia digestiva, exame pedido por um gastroenterologista, no qual um tubo é introduzido no estômago, através da boca, para fazer imagens do aparelho digestivo e colher material (biópsia) para exame no microscópio.

O raio X do estômago e do duodeno também pode ser utilizado para a detecção da doença.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da úlcera péptica são dor de estômago constante, sensação de estômago cheio, mesmo que não tiver se alimentado, perda de apetite, azia e náuseas. Em casos mais complicados, podem ocorrer fezes e/ou vômitos acompanhados de sangramento.

Prevenção

Para se prevenir do aparecimento da úlcera, você deve priorizar alimentos mais leves, controlar o estresse, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, café e refrigerantes e diminuir ou parar de fumar.

Com relação ao uso de anti-inflamatórios, esse medicamento deve ser utilizado apenas quando indicado por um médico. A automedicação é sempre perigosa.

Tratamentos

Em grande parte dos casos, o tratamento da úlcera é feito com o uso de medicamentos que irão neutralizar o excesso de ácido secretado, juntamente com a ação de antibióticos, para combater a bactéria Helicobacter pylori, isto é, se ela estiver presente.

PUBLICIDADE

O gastroenterologista pode indicar ainda algumas alterações no cardápio alimentar, com o objetivo de diminuir o desconforto causado pela doença. Já nos casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

O mais importante é que você procure um médico o mais rápido possível, assim que sentir os primeiros sintomas da úlcera, e use apenas os medicamentos que ele indicar.

Endoscopia digestiva

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.