Menu

Tecnologia

Atualizado em 14 de agosto de 2012, às 8:45 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > TVs de LED, LCD e Plasma: diferenças

Abaixo, você pode conferir as principais diferenças entre as TVs de LCD, LED e Plasma e ver qual modelo é mais vantajoso para a sua casa.

As TVs de alta tecnologia trouxeram mais diversão e entretenimento às famílias brasileiras. Entretanto, são tantas opções que você pode ficar confuso na hora de escolher um modelo. Cada televisão – LED, LCD e Plasma – possui dados técnicos específicos que determinam o seu funcionamento e os benefícios que elas oferecem.

Para tentar esclarecer as suas dúvidas, separamos algumas informações sobre estes aparelhos. Analisando cada detalhe, você vai saber qual modelo melhor atende suas necessidades e conhecer suas principais vantagens. Confira!

Veja também: Ofertas TVs plasma, LCD e LED, preços e onde comprar.

LCD

500673 TVs de LED LCD e Plasma – diferenças1 TVs de LED, LCD e Plasma: diferençasDiante de tantas opções, você pode ficar em dúvida na hora de escolher o seu modelo. (Foto: Divulgação)

A base do funcionamento da TV de LCD é um material de cristal líquido. Sua imagem pode ser translúcida ou opaca, dependendo da corrente aplicada sobre este material. Em cada ponto da tela, há três células lacradas cheias de cristal líquido. As células correspondem às cores primárias (verde, azul e vermelho) e são elas quem formam a imagem, permitindo uma ampla combinação de cores.

As TVs de LCD são mais recomendadas para ambientes iluminados, já que elas causam pouco reflexo. Quem costuma ligar o PC no televisor também pode investir neste aparelho, assim como os que desejam usá-lo para rodar jogos mais antigos, cujas imagens são estáticas e costumam causar “manchas” em outros modelos.

LED

500673 TVs de LED LCD e Plasma – diferenças TVs de LED, LCD e Plasma: diferençasEm média, as TVs de LED consomem menos energia do que as de LCD.(Foto: Divulgação)

As TVs de LED têm um processo de transmissão semelhante ao dos televisores de LCD. A diferença é que, ao invés da luz branca que vai atrás da tela para iluminar as células de cristal líquido, elas possuem um conjunto de LEDs que garantem mais qualidade ao trabalho de filtragem de luz feito por este material. O resultado são cores mais nítidas e uma melhor regulagem na intensidade de luz.

Geralmente, esses televisores são mais finos do que os demais. Hoje, já é possível encontrar modelos com menos de 3 centímetros de espessura disponíveis no mercado. Outra vantagem é que essa tecnologia garante pouca perda de brilho, independente de você estar em ambientes iluminados ou não. Além disso, as TVs de LED consomem menos energia – em média, 40% a menos do que as de LCD.

Confira: TVs de LED com internet.

Plasma

500673 TVs de LED LCD e Plasma – diferenças2 TVs de LED, LCD e Plasma: diferençasAs TVs de alta tecnologia trouxeram mais diversão e entretenimento às famílias brasileiras.(Foto: Divulgação)

A base do funcionamento da TV de plasma são células cheias de gases nobres, como o xenônio ou o neônio. Ao receberem uma descarga elétrica, o gás se transforma em plasma, liberando fótons, que se colidem com uma camada de fósforo que fica na frente das células, gerando uma ampla variedade de intensidades e tons.

Essa TV pode ser uma boa opção para quem deseja montar um cinema em casa, já que ela funciona melhor em ambientes escuros. Além disso, ela oferece a chamada “resolução dinâmica”, que proporcionam melhor qualidade de imagem em cenas de movimento. E como ela apresenta um custo mais baixo para a produção de modelos maiores, você pode encontrar TVs de plasma gigantes a preços mais acessíveis do que as de LED e LCD.