Menu

Moda

Atualizado em 13 de março de 2013, às 8:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tutu de bailarina: como fazer

Aprenda a fazer um tutu de bailarina, uma peça fundamental para dançar balé com graciosidade.

Na infância, as meninas costumam fazer aulas de balé. A atividade representa uma ótima opção para fazer amigos, desenvolver a flexibilidade, melhorar o equilíbrio e o condicionamento físico.

593679 Tutu de bailarina como fazer Tutu de bailarina: como fazerA bailarina precisa de um roupa leve, delicada e confortável para dançar. (Foto:Divulgação)

Quando não praticam o balé regularmente, em algum momento as meninas sonham em se vestir como bailarinas. A fantasia, usada no Carnaval ou em outros eventos infantis, valoriza a delicadeza, a feminilidade e o romantismo.

Saiba mais: Sapatilhas para Ballet, onde comprar

Trajes de bailarina e os tipos de tutu

O balé é um estilo de dança que requer um traje especial para que os movimentos sejam executados com leveza e desenvoltura. Nas apresentações, as meninas normalmente usam um collant ou corpete, uma meia-calça, uma saia de tule e sapatilhas.

O tutu se destaca como uma peça característica do vestuário de uma bailarina. Ele foi criado em 1820, mas na época não foi referenciado como tutu. O nome só surgiu anos depois, em 1881.

593679 Tutu de bailarina como fazer 1 Tutu de bailarina: como fazerO tutu é uma saia feita com tiras de tule. (Foto:Divulgação)

O tutu é uma saia de várias camadas e que pode apresentar variações, com relação ao material, cores e acabamentos. A peça normalmente completa o figurino de uma bailarina durante o espetáculo, deixando-a mais romântica, graciosa e delicada.

O modelo de tutu clássico, considerado o mais usado, é composto por um corpete e uma saia curta e rígida. Também existe o tutu com forma de sino, que concentra mais camadas de pano. O tutu romântico é outra opção, que se destaca pelo comprimento e o formato da saia de tule.

Quem não tem condições financeiras para comprar um tutu de bailarina pronto pode confeccioná-lo em casa. No entanto, é importante se preocupar com as medidas corretas, conforto e beleza da peça.

Como fazer tutu de bailarina?

Confira o passo a passo e aprenda a fazer um tutu de bailarina:

Materiais

- Pelo menos 9 metros de tule de uma mesma cor;

- Elástico grosso;

- Agulha e linha ou máquina de costura.

593679 Tutu de bailarina como fazer 2 Tutu de bailarina: como fazerO tutu de bailarina pode ser feito em casa. (Foto:Divulgação)

Como fazer:

1. Use uma fita métrica para tirar as medidas da cintura. Meça também o comprimento até a altura da perna onde o tutu vai terminar. Em média varia de 28-58 cm a partir da cintura;

2. Corte um pedaço de elástico com 10 cm a menos do que a medida da cintura para fazer o cós. Costure uma ponta na outra, se preocupando com a firmeza dos pontos para que a saia não se rompa;

3. Prove o circulo de elástico na menina que vai usar o tutu para ver se a medida está correta;

4. Corte pedaços de tule de acordo o tamanho desejado para a saia (multiplique o comprimento final por 2 e acrescente 4 cm a esse número). Cada tira deve ter em média 7,6 cm de largura;

5. Prenda os pedaços de tule na faixa elástica, costurando com agulha ou máquina. O processo deve ser feito até que um círculo de camadas seja formado;

6. A menina deve provar o tutu novamente e tentar executar alguns passos de balé. O comprimento não pode interferir no desempenho da dança.

Veja também: Decoração infantil de bailarina