Menu

Saúde

Atualizado em 10 de junho de 2013, às 13:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Túnel do carpo: sintomas, causas, tratamento

A síndrome do túnel do carpo é causada principalmente por movimentos repetitivos com as mãos. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos desse problema.

É cada vez mais frequente a presença de pessoas com queixas de dor e dormências nas mãos. Quando isso ocorre, muitas procuram o médico ortopedista. Várias são as causas desses sintomas, porém a principal é a síndrome do túnel do carpo. Saiba mais sobre o assunto e veja os sintomas, causas e tratamento para túnel do carpo.

631206 A digitação constante pode causar síndrome do túnel do carpo. Foto divulgação Túnel do carpo: sintomas, causas, tratamento A digitação constante pode causar síndrome do túnel do carpo. (Foto: divulgação)

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo está entre as doenças que causam sensação de formigamento.  Trata-se de uma neuropatia que resulta na compressão do nervo do canal do carpo, estrutura que fica localizada entre a mão e o antebraço.

Por esse túnel rígido, além do nervo mediano, passam também os tendões flexores que são cobertos por um tecido chamado sinovial. Qualquer condição que eleve a pressão dentro desse canal provoca compressão do nervo mediano e a famosa síndrome do túnel do carpo.

Causas da síndrome do túnel do carpo

A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão por Esforço Repetitivo (conhecida por L.E.R), que se desenvolve através de movimentos repetitivos contínuos como digitação ou tocar instrumentos. Além dessa causa, existem também as traumáticas (geradas por quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), medicamentosas e hormonais. Os tumores são possíveis causas para essa síndrome.

631206 A imobilização é uma forma de tratamento da síndrome do túnel do carpo. Foto divulgação Túnel do carpo: sintomas, causas, tratamento A imobilização é uma forma de tratamento da síndrome do túnel do carpo. (Foto: divulgação)

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

  • Dormência ou formigamento na palma da mão;
  • Dor que erradia até o cotovelo;
  • Dor nos punhos ou na mão;
  • Dormência ou formigamento do polegar e de dois ou três dedos de uma ou de ambas as mãos;
  • Fraqueza em uma ou nas duas mãos;
  • Problemas com movimentos finos dos dedos em uma ou nas duas mãos;
  • Desgaste muscular sob o polegar;
  • Movimento de pinça débil ou dificuldade de carregar bolsas.

Tratamento para síndrome do túnel do carpo

O tratamento é feito de acordo com o grau de comprometimento da doença. Se for leve, o mais indicado é colocar um órtese para imobilização do pulso e usar um anti-inflamatório prescrito pelo médico. Se não houver resultados de melhora, é possível que seja feita a aplicação de cortisona dentro do canal do carpo. Caso as possibilidades de tratamento anteriores sejam ineficazes, é indicada a cirurgia.

631206 A síndrome do túnel do carpo provoca dor e dormência nas mãos e punhos. Foto divulgação Túnel do carpo: sintomas, causas, tratamento A síndrome do túnel do carpo provoca dor e dormência nas mãos e punhos. (Foto: divulgação)

Os movimentos repetitivos como lavar roupa, tocar instrumentos e digitar muito afeta a saúde das mãos. A síndrome do túnel do carpo é uma das consequências provocadas por esses movimentos. Caso surjam os sintomas citados, é necessário consultar o médico para dar a conduta correta de tratamento. Jamais tome medicamentos sem orientação e prescrição médica.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.