Menu

Saúde

Atualizado em 28 de julho de 2009, às 21:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tumor nos Pés: O Que Pode Causar?

Estudos comprovam que mulheres estão mais propensas a apresentar tumor nos pés em decorrência do uso excessivo de sapatos de salto alto e bico fino.

Com esse quadro, as mulheres sentem dores nos pés que não são sinônimo de cansaço. E se ocorre mais frequentemente, podem indicar um alerta do corpo de que algo está errado.

Geralmente, os problemas que causam essas dores estão relacionados ao Neuroma de Morton ou Neuroma Interdigital, que designam tumores benigno que surgem entre os ossos dos dedos e afetam principalmente o sexo feminino. De acordo com pesquisas publicadas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia( SBOT) cerca 86% dos casos ocorrem em mulheres entre 20 e 70 anos.

E os sintomas do problema são as dores, porque os nervos se distribuem entre os ossos e em torno dos dedos. Os neuromas são tumores benignos do tecido nervoso e se caracterizam por uma degeneração lenta das fibras nervosas. Este tipo de doença aparece mais frequentemente entre os ossos dos 3º e 4º dedos (3º espaço) ou entre o 2º e 3º dedos (2º espaço) o que certamente causa as dores.

Segundo os especialistas na área o principal sintoma é dor e dormência na planta do pé irradiada para os dedos causada pela falta de irrigação de sangue intraneural devido pressão excessiva exercida pelo tumor.

Mais há outros sintomas como a queimação e parestesia (sensações como formigamento e pressão que podem ocorrer quando algum nervo sensorial é afetado) ou ainda dor ao suportar o peso do corpo depois de apenas um curto período de tempo. Outras causas possíveis estão ligadas ao excesso de atividades físicas de alto impacto, como as corridas, saltos e vários outros esportes com ou sem bola, que causam traumatismos no ante-pé.

A forma de tratamento só pode ser indicada pelo médico ortopedista que irá prescrever os remédios corretos e fará avaliações ortopédicas e exames de ressonância magnética para auxiliar no diagnóstico.

Também, é necessário que a pessoa afetada modifique seus hábitos, como usar calçados apropriados para que o tratamento seja eficaz e permanente. O uso de infiltração de corticosteróides e anestésicos pode ser necessário, o que varia de acordo com o caso.

Se após o período de tratamento não houver melhora, pode-se indicar a ressecção cirúrgica do Neuroma.

Mas, é de extrema importância buscar o auxilio médico desde os primeiros sinais do problema, para que seja solucionado mais rápido.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.