Menu

Saúde

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 11:55 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Trombose: como prevenir

Alterações genéticas, problemas no pós-parto, cirurgias e longas viagens podem desenvolver a doença ao comprometer a estrutura de coagulação sanguínea.

O problema é mais frequente do que se pensa: a coagulação anormal que acarreta a trombose, pode aparecer após cirurgias, no tratamento de tumores ou inclusive em retornos a longas viagens. Indícios como inchaço, dores e vermelhidão nas pernas advertem que é preciso ajuda médica imediatamente. Por isso é imprescindível saber se você possui predisposição a ele. Alterações genéticas, problemas no pós-parto, cirurgias e longas viagens podem desenvolver a doença ao comprometer a estrutura de coagulação sanguínea.

Tomar medicação que reduza o desenvolvimento dos coágulos, conservar as pernas em repouso numa altura mais alta do que o corpo e usar meias de compreensão são algumas das medidas preventivas adotadas por quem sofre de trombose. No entanto, só isso não é suficiente para afastar os riscos.

488154 depilacao pernas Trombose: como prevenirEmbora posso ocorrer em outras partes do corpo, cerca de 85% dos quadros, a trombose ocorre nas veias das pernas. (Foto: Divulgação)

Pessoas mais suscetíveis à trombose

Pessoas obesas, em tratamento de tumores, que tiveram um derrame ou traumatismo graves e indivíduos com histórico familiar de trombose, são mais predispostas a desenvolver a doença. Mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou realizam reposição hormonal, assim como os fumantes, igualmente estão mais suscetíveis.

Confira: Saiba mais sobre a trombose venosa

Risco à saúde

O risco mais grave da doença é a chamada embolia pulmonar. A condição ocorre quando pequenos coágulos desenvolvidos nas veias se desatam e pela circulação seguem até os pulmões, entupindo os vasos pulmonares e atrapalhando o fluxo de oxigênio no organismo.

488154 massagem nos pes 1 Trombose: como prevenirNo caso de trombose venosa aguda, o descanso com as pernas elevadas é imprescindível. (Foto: Divulgação)

Mais frequente nas pernas

Embora possa ocorrer em outras partes do corpo, cerca de 85% dos quadros, a trombose ocorre nas veias das pernas. Isso acontece devido à pressão venosa ser maior nas veias nas pernas do que em outras veias do corpo por causa da ação da gravidade.

Leia mais: Exercícios para fazer durante um voo longo

Sintomas mais comuns

Os indícios mais usuais da doença são inchaço, dor, vermelhidão, endurecimento de uma veia e rigidez da musculatura da perna. Os coágulos formam-se inesperadamente, em segundos. Sua proliferação pode demorar horas ou dias se o tratamento não for realizado imediatamente.

488154 remedio pilula Trombose: como prevenirO tratamento preventivo é realizado com remédios anticoagulantes, que evitam o desenvolvimento de coágulos. (Foto: Divulgação)

Massagem

Os pacientes sem precedentes e sem fatores de risco não se beneficiam de massagens ou costumes como dormir com as pernas elevadas. No caso de trombose venosa aguda, o descanso com as pernas elevadas é imprescindível. O tratamento mais recomendado é feito com anticoagulantes.

Veja ainda: Trombose: causas, tipos e tratamento

Tratamento

tratamento preventivo é realizado com remédios anticoagulantes, que evitam o desenvolvimento de coágulos. Pouco tempo foi lançado em alguns países, um novo anticoagulante oral, que previne o desenvolvimento de coágulos.

Esse novo remédio sobrepõe uma importante ferramenta no tratamento, já que, com ele não há necessidade de realizar diversas análises para conter a coagulação sanguínea. No entanto, o medicamento só é indicado para pacientes com predisposição ou com fatores de risco e que vão ser submetidos a cirurgias ou realiar longas viagens.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.