Menu

Saúde

Atualizado em 2 de outubro de 2012, às 9:24 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Trombose Cerebral: O Que É?

 

A definição para trombose cerebral é classificada como um tipo de AVC isquêmico em que a artéria apresenta um trombo no seu interior. É um acidente vascular encefálico, também chamado derrame cerebral, acontece uma perda rápida da função neurológica, isso ocorre devido a um entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo cerebral. Trata-se de uma emergência médica que pode causar sequelas e até mesmo a morte, o tempo de chegada ao hospital é decisivo para o resultado do tratamento.

30427 Trombose Cerebral O Que É Trombose Cerebral: O Que É?Trombose Cerebral (Foto: Divulgação)

Para compreender melhor, é necessário saber que o trombo geralmente surge em locais onde a parede da artéria tem uma pequena lesão e em que acaba juntando depósitos gordurosos com o decorrer do tempo, o que traz como consequências ateroma ou aterosclerose. Uma das suas características pode ser a dor de cabeça, ou seja, esta pode indicar a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia do cérebro. O sangue que irriga o cérebro garante que os neurônios recebam oxigênio e nutrientes, mas se alguma obstrução ocorrer vai impedir a passagem de sangue para o cérebro, o que resulta em lesão permanente, como a paralisia, na maioria das vezes.

Brasil e as doenças vasculares

No Brasil doenças vasculares são a maior causa de mortes, principalmente para as classes mais pobres e os idosos. A trombose cerebral costuma ocorrer mais em hipertensos.

De modo geral, a trombose venosa cerebral, é difícil de ser diagnosticada, pois as pessoas apresentam muitos sintomas, como as dores de cabeça, convulsões, problemas visuais, alteração de comportamento, náuseas, vômito, febre, alteração do nível de consciência etc., tudo isso acaba retardando o diagnóstico rápido, que é de estrema importância para o tratamento ter sucesso e reduzir as complicações e sequelas, visto que a trombose cerebral pode trazer danos irreversíveis para o cérebro. Os sintomas podem surgir de repente e progredir por semanas.

Normalmente ocorre uma dificuldade em movimentar alguma parte do corpo e no fim de horas ou poucos dias resulta em paralisia. O diagnóstico acontece por meio de exames de imagem, o médico pede exames para avaliar o cérebro e seu sistema vascular, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames que avaliam tanto o sistema vascular encefálico quanto a estrutura intracraniana e sim detectar se há lesão cerebral, é feito um estudo dos vasos com técnicas específicas.

30427 trombose cerebral Trombose Cerebral: O Que É?a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames que avaliam o sistema vascular encefálico (Foto: Divulgação)

A trombose cerebral é difícil de ser diagnosticada, porque além de normalmente apresentar vários sintomas, eles podem surgir gradativamente ou aparecer repentinamente, mas evitar hábitos como fumar, é recomendado para evitar trombose cerebral, além disso procure manter o peso equilibrado dentro do IMC, praticar exercícios físicos, após 35 anos tomar cuidado com o uso de pílulas anticoncepcionais, pessoas com diabetes e hipertensão deve tomar corretamente seus medicamentos e manter uma alimentação saudável etc.

Caso apresente sintomas o ideal é buscar auxílio médico e indicações corretas para tratar, muito antes que o problema se agrave. Lembre-se de como é importante cuidar da sua saúde, aos primeiros sintomas procure um médico imediatamente.

30427 trombose cerebral1 282x300 Trombose Cerebral: O Que É?Caso apresente sintomas o ideal é buscar auxílio médico (Foto: Divulgação)
Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.