Search

Trombose Cerebral: O Que É?

Google plus

 

A definição para trombose cerebral é classificada como um tipo de AVC isquêmico em que a artéria apresenta um trombo no seu interior. É um acidente vascular encefálico, também chamado derrame cerebral, acontece uma perda rápida da função neurológica, isso ocorre devido a um entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo cerebral. Trata-se de uma emergência médica que pode causar sequelas e até mesmo a morte, o tempo de chegada ao hospital é decisivo para o resultado do tratamento.

Trombose Cerebral (Foto: Divulgação)

Para compreender melhor, é necessário saber que o trombo geralmente surge em locais onde a parede da artéria tem uma pequena lesão e em que acaba juntando depósitos gordurosos com o decorrer do tempo, o que traz como consequências ateroma ou aterosclerose. Uma das suas características pode ser a dor de cabeça, ou seja, esta pode indicar a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia do cérebro. O sangue que irriga o cérebro garante que os neurônios recebam oxigênio e nutrientes, mas se alguma obstrução ocorrer vai impedir a passagem de sangue para o cérebro, o que resulta em lesão permanente, como a paralisia, na maioria das vezes.

Brasil e as doenças vasculares

No Brasil doenças vasculares são a maior causa de mortes, principalmente para as classes mais pobres e os idosos. A trombose cerebral costuma ocorrer mais em hipertensos.

De modo geral, a trombose venosa cerebral, é difícil de ser diagnosticada, pois as pessoas apresentam muitos sintomas, como as dores de cabeça, convulsões, problemas visuais, alteração de comportamento, náuseas, vômito, febre, alteração do nível de consciência etc., tudo isso acaba retardando o diagnóstico rápido, que é de estrema importância para o tratamento ter sucesso e reduzir as complicações e sequelas, visto que a trombose cerebral pode trazer danos irreversíveis para o cérebro. Os sintomas podem surgir de repente e progredir por semanas.

Normalmente ocorre uma dificuldade em movimentar alguma parte do corpo e no fim de horas ou poucos dias resulta em paralisia. O diagnóstico acontece por meio de exames de imagem, o médico pede exames para avaliar o cérebro e seu sistema vascular, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames que avaliam tanto o sistema vascular encefálico quanto a estrutura intracraniana e sim detectar se há lesão cerebral, é feito um estudo dos vasos com técnicas específicas.

a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames que avaliam o sistema vascular encefálico (Foto: Divulgação)

A trombose cerebral é difícil de ser diagnosticada, porque além de normalmente apresentar vários sintomas, eles podem surgir gradativamente ou aparecer repentinamente, mas evitar hábitos como fumar, é recomendado para evitar trombose cerebral, além disso procure manter o peso equilibrado dentro do IMC, praticar exercícios físicos, após 35 anos tomar cuidado com o uso de pílulas anticoncepcionais, pessoas com diabetes e hipertensão deve tomar corretamente seus medicamentos e manter uma alimentação saudável etc.

Caso apresente sintomas o ideal é buscar auxílio médico e indicações corretas para tratar, muito antes que o problema se agrave. Lembre-se de como é importante cuidar da sua saúde, aos primeiros sintomas procure um médico imediatamente.

Caso apresente sintomas o ideal é buscar auxílio médico (Foto: Divulgação)


Google plus


Este artigo possui 7 comentários

  1. sina santos
    Publicado em 16/06/2012 às 8:32 PM [+]

    estou com uma irma internada com trombose cerebal ,oresultado da ressonancia magnetica foi coagulo no cerebro.ela se encontra bem aparentemente vai fazer bateria de exames p saber a causa.nao esta na uti.esta tomando medicamento nas veias .eu gostaria de saber qual e o risco e se tem como escapar da cirurgia

  2. marli
    Publicado em 20/01/2013 às 10:16 PM [+]

    olá, eu tivi uma trombose cerebral e eu fui salva graças á Deus, fiquei vinte dias internada, mas sai de lá do hospital sâ; agora estou me recuperando em casa e tambem nâo tenho nenhuma ceclela.

  3. jucivane
    Publicado em 02/04/2013 às 8:11 PM [+]

    oi minha amiga ta com dor de cabeca fas meses e so agora os medicos descobriram que ela ta com trombose

  4. katia gomes cardoso
    Publicado em 11/06/2013 às 1:25 PM [+]

    Boa Tarde, tenho uma filha de 19anos e ela esta com trombose venosa cerebral, no dia 23/05/2013 sentiu dores forte de cabeça levei para o hospital o medico disse que era enxaqueca, volei para casa a dores permaneceram durante 4dias,e os medicos diziam a mesma coisa,no 5ºdia ela amanheceu com as maos e as pernas formigando e nao sentindo elas,levei imediatamente para um especialista neurologista,fez ressonancia foi diagnosticado TVC no lado esquerdo,hoje ela esta em casa fazendo tratamento com remedio,mas sente dores de cabeça,mas o que esta nos preocupando que a sua visao do lado direita esta enxergando de dois o medico disse que é normal, será que é mesmo? essa é a preocupaçao dela. Grato sua mae Katia

  5. DANIELA
    Publicado em 09/12/2013 às 2:56 PM [+]

    MEU CASO E IDENTICO AO DA KATIA GOMES CARDOSO QUERO SABER O RESULTADO DELA

  6. angela Félix
    Publicado em 06/05/2014 às 2:52 PM [+]

    Em 2005 tive trombose cerebral fiquei 41 dias internada,hoje faço tratamento depois foi diagnosticado Deficiência da proteína S. faço uso de anti- coagulante pro resto da vida sou mais uma prova do milagre de Deus.

  7. WALTER MARTINS
    Publicado em 03/03/2015 às 3:23 PM [+]

    tenho uma cunhada se tratando pois teve trombose na cabêça isso tem cura?também minha esposa está com um bico de papagaio que quando acorda pela sente dores como cuidar?e fica boa?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top