Trocar azulejos por pastilhas – dicas

PUBLICIDADE

Na hora de revestir qualquer superfície que precisa ser resistente à umidade, as pastilhas de vidro se revelam superiores aos azulejos. Isto acontece porque as peças demandam menos rejunte e possuem um prazo de vida útil prolongado.

As pastilhas de vidro são vantajosas em muitos aspectos. (Foto:Divulgação)

Adeus ao revestimento com azulejos

Até pouco tempo atrás, ter um banheiro ou outro ambiente todo azulejado era sinônimo de elegância e bom-gosto. Entretanto, com os novos produtos apresentados pelo mercado de construção, o revestimento cerâmico parece estar perdendo o seu espaço.

Os azulejos são importantes na hora de realizar o acabamento da casa, sobretudo em banheiros e cozinhas. Estas peças se ajustam as necessidades de cada espaço, fornecendo uma camada protetora para as paredes e também contribuindo com a decoração.

PUBLICIDADE

Antigamente, quanto mais azulejado fosse o banheiro, mais higiênico ele seria considerado, o mesmo se aplicava ao acabamento da cozinha. Mas, esta teoria foi por água abaixo, pois a presença do rejunte molhado no ambiente pode causar bolor e, em consequência, mau cheiro.

Veja também: Cuidados com o acabamento na hora da reforma

Os azulejos são clássicos, mas podem causar mofo por causa da umidade em contato com o rejunte. (Foto:Divulgação)

Pelo fato da cerâmica acabar danificada e o rejunte escurecido pela umidade, os ambientes deixaram de apresentar tantos azulejos e passaram a valorizar as soluções mais modernas, como é o caso do acabamento com pastilhas de vidro.

 A substituição dos azulejos pelas pastilhas

Os especialistas aprovam o uso das pastilhas de vidro no acabamento, afinal, elas são peças pequenas, bonitas e resistentes. Ao trocar os azulejos pelas pastilhas, haverá uma menor quantidade de rejunte exposto, por isso o acúmulo de sujeira e gordura será reduzido.

Embora as pastilhas de vidro tenham um custo mais caro do que os azulejos, elas são muito mais vantajosas para a obra e para a decoração do ambiente. Pequenas e delicadas, as pecinhas nunca perdem o brilho e a cor original, além do que possuem baixo custo de manutenção.

As pastilhas de vidro possuem um prazo de vida útil superior, preservam a cor e o brilho. (Foto:Divulgação)

Como se tratam de peças pequenas e compactas, as pastilhas destacam a arquitetura e criam um efeito estético bonito na superfície revestida. Elas podem ser trabalhadas a partir de uma aplicação degradê ou mosaico, apostando no uso de duas ou mais cores. Entretanto, se o acabamento for mais básico, as pastilhas também executam um revestimento perfeito com uma única cor. As peças não precisam marcar presença em todo o ambiente, elas podem se ajustar a uma superfície pintada, sem extravagâncias.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Como usar pastilhas na decoração

Para substituir os azulejos por pastilhas em um ambiente, é recomendado contratar a mão-de-obra de um profissional para retirar as peças cerâmicas e preparar a superfície para um novo acabamento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.