Menu

Criança

Atualizado em 20 de abril de 2012, às 8:07
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Trocar a fralda do bebê: passo a passo

Trocar a fralda do bebê é uma tarefa difícil no início, mas com a prática, essa ação torna-se automática.
431944 Trocar a fralda do bebê passo a passo Trocar a fralda do bebê: passo a passoTrocar a fralda do bebê parece uma tarefa difícil, mas com prática, esse ato torna-se automático. (Foto: Divulgação)

Somente nos primeiros meses de vida, o bebê usa cerca de 250 fraldas. Portanto, se você é mamãe de primeira viagem, precisa saber trocar as fraldas do seu filho com muita destreza. Mas se você ainda tem dificuldades nesse processo, veja o passo a passo de como trocar a fralda do bebê.

Antes de trocar o seu bebê, deixe os seguintes materiais à mão: 1 fralda descartável limpa, 1 trocador de fraldas, um pote de lenços umedecidos, uma pomada anti-assaduras recomendada pelo pediatra, uma caixa de lenços de papel macios e uma cama macia.

Coloque o trocador sobre a cama e deite o bebê sobre ele. Puxe as fitas adesivas com cuidado para retirar a fralda suja do seu filho sem rasgá-las. Puxe a parte da frente da fralda em sua direção sem mexer o bebê. Segure as perninhas dele para cima enquanto passa os lenços umedecidos na genitália dele, sempre de cima para baixo. Se for uma menininha, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado nessa hora.

431944 Trocar a fralda do bebê passo a passo 1 Trocar a fralda do bebê: passo a passoRetire a fralda suja do bebê. (Foto: Divulgação)

Em seguida, levante um pouco mais as perninhas da criança e puxe a fralda para si, mas sem deixar de continuar limpando-a com os lenços umedecidos. Quando ela estiver completamente limpa, enxugue-a com os lenços de papel.

431944 Trocar a fralda do bebê passo a passo 2 Trocar a fralda do bebê: passo a passoLimpe o bebê com lenços umedecidos. (Foto: Divulgação)

Então, enrole a fralda suja e prenda-a com os próprios adesivos para jogá-la no lixo. Depois, volte ao bebê, levantando levemente as suas perninhas para colocar a fralda limpa sob ele, lembrando-se de que a parte que tem os adesivos fica por baixo da criança. Em seguida, passe a pomada anti-assadura nas dobrinhas das pernas da criança e nos locais sujeitos à assaduras como o bumbum e os órgãos sexuais. Por fim, basta puxar a parte da frente para cima e prendê-la com os adesivos, mas de modo que não fiquem nem tão largas nem tão apertadas. Para tanto, tome como base a cintura do bebê.

431944 Trocar a fralda do bebê passo a passo 3 Trocar a fralda do bebê: passo a passoPrenda a fralda com as fitas adesivas. (Foto: Divulgação)

Após a troca da fralda do bebê, é hora de vesti-lo com cuidado para que ele fique completamente limpo e cheiroso. Desse modo, ele se sentirá aliviado e muito mais feliz, podendo mamar e dormir à vontade. Nas primeiras vezes, trocar a fralda do bebê pode ser difícil, mas com o passar do tempo, você fica tão prática que consegue fazê-lo de olhos fechados.