Menu

Curiosidades

Atualizado em 17 de setembro de 2013, às 10:48 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Tripofobia: entenda o que é

A tripofobia é uma fobia bastante comum e estranha. Saiba mais sobre o assunto.

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por medo extremo que se manifesta apenas em situações específicas. Existem várias fobias curiosas, mas a tripofobia, além de ser muito interessante, é extremamente comum. Saiba mais e entenda o que é tripofobia.

655072 Imagens aparentemente inocentes podem causar medo em portadores de tripofobia. Tripofobia: entenda o que éImagens aparentemente inocentes podem causar medo em portadores de tripofobia. (Foto: divulgação)

O que é tripofobia

A tripofobia é um tipo de fobia que atinge 1 em cada 3 pessoas. Quem sofre desse problema sente um medo extremo, aflição ou pode até mesmo passar mal quando vê pequenos buracos de formas e tamanhos semelhantes, juntos sobre alguma superfície, especialmente as orgânicas como a pele. Em alguns casos a pessoa pode passar mal ou sentir medo simplesmente de observar buracos em paredes, madeiras e até mesmo roupas de tricô e crochê, chocolate aerado, ralos e colmeias de abelhas.

Para algumas pessoas isso pode parecer bobagem, mas o fato é que muita gente é capaz de passar mal, vomitar, se coçar e até desmaiar simplesmente ao observar algumas imagens de pequenos buraquinhos.

Principais sintomas

Um estudo realizado pela Universidade de Essex, na Inglaterra, identificou que os principais sintomas da tripofobia incluem:

655072 Quem sofre de tripofobia não suporta ver pequenos buraquinhos juntos. Tripofobia: entenda o que éQuem sofre de tripofobia não suporta ver pequenos buraquinhos juntos. (Foto: divulgação)

Por que acontece

Ainda não existe uma explicação exata para o problema, mas a teoria mais provável, e que foi sugerida por quem sofre do problema, é bastante simples. De acordo com a pesquisa, as pessoas que sentem esse tipo de medo costumam associar a aparência dos objetos ricos em buraquinhos com animais peçonhentos, como o polvo de anéis azuis, escorpião amarelo da palestina e a cobra-rei.

Portanto, a reação repulsiva sobre objetos que apresentam buracos encadeados, de acordo com os poucos e mais recentes estudos sobre o tema, seria uma adaptação evolucionária, que preveniria acidentes com animais venenosos e potencialmente mortais.

Falta de pesquisas sobre o assunto

Embora essa seja uma fobia bastante comum e que tem sido frequentemente relatada na internet por diversos internautas e interessados no assunto, ainda existem poucos estudos sobre o tema, que não é reconhecido como um transtorno pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

655072 Quando os buraquinhos estão em superfíes como a pele o mal estar é ainda pior. Tripofobia: entenda o que éQuando os buraquinhos estão em superfícies como a pele, o mal estar é ainda pior. (Foto: divulgação)

A tripofobia é uma fobia bastante curiosa e uma das mais comuns. A repulsão por pequenos buraquinhos dispostos sobre superfícies orgânicas é um problema que, de acordo com as últimas pesquisas sobre o assunto, na verdade pode ser uma adaptação evolutiva, capaz de prevenir acidentes com animais peçonhentos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.