Curiosidades

Tripofobia: entenda o que é

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por medo extremo que se manifesta apenas em situações específicas. Existem várias fobias curiosas, mas a tripofobia, além de ser muito interessante, é extremamente comum. Saiba mais e entenda o que é tripofobia.

Imagens aparentemente inocentes podem causar medo em portadores de tripofobia. (Foto: divulgação)

O que é tripofobia

A tripofobia é um tipo de fobia que atinge 1 em cada 3 pessoas. Quem sofre desse problema sente um medo extremo, aflição ou pode até mesmo passar mal quando vê pequenos buracos de formas e tamanhos semelhantes, juntos sobre alguma superfície, especialmente as orgânicas como a pele. Em alguns casos a pessoa pode passar mal ou sentir medo simplesmente de observar buracos em paredes, madeiras e até mesmo roupas de tricô e crochê, chocolate aerado, ralos e colmeias de abelhas.

Para algumas pessoas isso pode parecer bobagem, mas o fato é que muita gente é capaz de passar mal, vomitar, se coçar e até desmaiar simplesmente ao observar algumas imagens de pequenos buraquinhos.

Principais sintomas

Um estudo realizado pela Universidade de Essex, na Inglaterra, identificou que os principais sintomas da tripofobia incluem:

Quem sofre de tripofobia não suporta ver pequenos buraquinhos juntos. (Foto: divulgação)

Por que acontece

Ainda não existe uma explicação exata para o problema, mas a teoria mais provável, e que foi sugerida por quem sofre do problema, é bastante simples. De acordo com a pesquisa, as pessoas que sentem esse tipo de medo costumam associar a aparência dos objetos ricos em buraquinhos com animais peçonhentos, como o polvo de anéis azuis, escorpião amarelo da palestina e a cobra-rei.

Portanto, a reação repulsiva sobre objetos que apresentam buracos encadeados, de acordo com os poucos e mais recentes estudos sobre o tema, seria uma adaptação evolucionária, que preveniria acidentes com animais venenosos e potencialmente mortais.

Falta de pesquisas sobre o assunto

Embora essa seja uma fobia bastante comum e que tem sido frequentemente relatada na internet por diversos internautas e interessados no assunto, ainda existem poucos estudos sobre o tema, que não é reconhecido como um transtorno pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Quando os buraquinhos estão em superfícies como a pele, o mal estar é ainda pior. (Foto: divulgação)

A tripofobia é uma fobia bastante curiosa e uma das mais comuns. A repulsão por pequenos buraquinhos dispostos sobre superfícies orgânicas é um problema que, de acordo com as últimas pesquisas sobre o assunto, na verdade pode ser uma adaptação evolutiva, capaz de prevenir acidentes com animais peçonhentos.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *