Tratamentos para o fígado

PUBLICIDADE

O fígado é um órgão extremamente importante para a nossa saúde. Atuando como uma glândula, ele ajuda a separar os nutrientes e o que não nos serve. Além disso, o fígado serve para destruir hemácias velhas, emulsifica gordura no processo digestivo, armazena e libera glicose conforme nossas necessidades diárias, realiza a síntese de proteínas do plasma e do colesterol, produz triglicérides, converte amônia em ureia e atua como ponto de desintoxicação do nosso organismo, livrando o organismo de drogas e toxinas prejudiciais a nossa saúde. Por tudo isso é muito importante que nosso fígado esteja sempre saudável. Mas alguns fatores, como nossa alimentação e o abuso de bebidas alcoólicas, acabam afetando diretamente a saúde de nosso fígado.

Uma dieta excessiva em gorduras e a falta de atividades físicas, além de causarem obesidade e terem por consequência todas as doenças que estamos cansados de saber, além das mais perigosas para o coração e o temido AVC, também acaba se tornando causa de uma patologia conhecida como esteatose hepática ou fígado gorduroso. Muitas vezes isso só é descoberto quando seus efeitos negativos já estão se espalhando para outros órgãos. Além do fígado gorduroso, uma doença bastante comum causada por abusos, nesse caso abuso de bebidas alcoólicas, é a cirrose hepática. Uma variação dessa doença é a cirrose medicamentosa, que acontece por medicação excessiva, já que o fígado tem um papel muito importante na metabolização e filtragem dos medicamentos. Tratamentos com remédios muito fortes e tratamentos prolongados podem acabar ocasionando esse tipo de cirrose, por isso você nunca deve tomar medicamentos sem o conhecimento e o acompanhamento de um médico.


Os tratamentos possíveis para as doenças mais comuns que atingem o fígado passam, principalmente, pela reeducação alimentar e pelo abandono de bebidas alcoólicas, seus maiores vilões. É preciso adotar uma dieta equilibrada para que nosso organismo tenha saúde e energia. E quando passamos a consumir alimentos mais saudáveis, naturais e menos gordurosos, nosso fígado não fica sobrecarregado, a quantidade de lixo a ser eliminada de nosso organismo é consideravelmente menor. Mas em muitos casos, apenas essa mudança de atitude não basta. Se o órgão já estiver minimamente comprometido, o acompanhamento médico e medicamentações específicas serão necessárias, além de outras medidas importantes que somente seu médico pode orientar, após a análise de seu caso.

PUBLICIDADE

Não existem tratamentos únicos para todas as doenças que podem acometer o fígado, mas as dicas sobre uma alimentação mais saudável e a ausência de álcool no seu cotidiano podem ajudar muito. Em relação ao álcool, se você tem algum problema no fígado é muito importante que pare de beber, pelo menos até a situação se normalizar. Caso não tenha ou já tenha passado pelo tratamento adequado, evite exageros. Se você não consegue ficar sem beber, beba apenas de vez em quando, com moderação e se alimente antes de beber. Ao sentir qualquer coisa diferente no seu organismo, sempre procure um médico. Todas as doenças são mais fáceis de tratar se forem diagnosticadas no começo.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.