Tratamentos para cabelo de criança

PUBLICIDADE

O número de mulheres que desejam mudar a textura dos cabelos é cada vez maior, e isso se deve, em parte, à grande variedade de tratamentos com preços acessíveis. Entretanto, o que se pode perceber é que o desejo de frequentar o salão de beleza e passar por verdadeiras mudanças na estética capilar está cada vez mais precoce, e não é difícil encontrar mães que sofrem com as reclamações frequentes de suas filhas. Conheça os principais tratamentos para cabelo de criança.

Atualmente as crianças estão cada vez mais vaidosas. (Foto: divulgação)

Conheça alguns salões de beleza infantil em São Paulo.

Alisamento capilar

Um dos principais desejos das meninas é com relação ao volume das madeixas. Ter um cabelo liso e disciplinado é o desejo da maioria, entretanto, contornar a situação pode não ser tão simples e seguro quanto parece. Nos Estados Unidos é possível usar técnicas de alisamento infantil, como o relaxamento capilar, em crianças a partir de 3 anos, com produtos desenvolvidos especialmente para esse público (como os da marca Luster’s). Mas isso não acontece no Brasil.

PUBLICIDADE

Entenda como cuidar de cabelo crespo de criança.

De acordo com recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o alisamento capilar não é recomendado em crianças e os profissionais do ramo devem ser treinados e devidamente informados de que a química utilizada nesse tipo de produto não é indicada para menores de 12 anos.

Essa preocupação com a saúde dos pequeninos se dá pelo fato dos cabelos infantis serem menos resistentes e absorverem mais facilmente as substâncias ativas dos produtos utilizados no alisamento dos fios. O resultado é maior propensão a reações alérgicas, entre outros problemas.

Conheça alguns produtos para relaxar cabelos infantis.

Nos Estados Unidos, o alisamento infantil pode ser realizado a partir dos 3 anos. (Foto: divulgação)

Alternativa saudável

De acordo com pesquisas realizadas, a grande maioria das mães dá preferência a tratamentos simples e livre de químicas. Confira algumas dicas para tratar dos cabelos infantis crespos e ondulados sem colocar em risco a saúde das crianças:

  • Cabelos crespos ou com volume necessitam de uma boa hidratação, seja caseira ou feita no salão. Esta é uma ótima alternativa para controlar o volume, aumentar o brilho e deixar os fios mais fáceis de desembaraçar. Esse tipo de intervenção é perfeita porque não requer fonte de calor e devolve a umidade aos fios. Uma dica é dar preferência por produtos à base de colágeno, queratina e ceramidas;
  • Em hipótese alguma penteie cabelos crespos ou cacheados secos, pois isso acaba com os cachos e ainda quebra os fios. É fundamental pentear as madeixas sempre molhadas, de preferência na hora do banho e com condicionador;
  • Utilizar um bom creme infantil para pentear (leave-in) garante resultados surpreendentes. Quem tem fios finos se adapta melhor com séruns, cremes mais fluidos ou mousses, enquanto quem tem cabelo grosso se dá bem com cremes mais espessos;
  • Valorize o cabelo da criança, elogiando-a. Uma boa dica é utilizar acessórios, como fitas, tiaras, presilhas e faixas para que a hora de arrumar o cabelo seja prazerosa e divertida.

Veja dicas de como cuidar do cabelo infantil.

PUBLICIDADE
Pentear os fios durante o banho é a melhor alternativa. (Foto: divulgação)

Os cuidados em ter um cabelo que se encaixe nos padrões de beleza exigidos pela sociedade é uma preocupação que pode ser percebida cada vez mais cedo nas crianças. Submeter os filhos a tratamentos estéticos, como os de alisamento, é contraindicado para menores de 12 anos, de acordo com a ANVISA, e pode resultar em graves consequências para a saúde dos pequeninos.

Leia também:

1 comentário

  • oi gostei muito desse site gostei por que tem muitas dicas pra deixar o cabelo liso e cacheado amei o site um beijo thau

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.