Menu

Saúde

Atualizado em 3 de junho de 2011, às 18:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamentos Caseiros Contra a Afta

Tratamentos Caseiros Contra a Afta Tratamentos Caseiros Contra a Afta

A Afta pode ser chamada de “úlcera” que acontece dentro da boca. São feridas abertas e dolorosas que são causadas pelo rompimento da membrana mucosa. São formações ulcerosas que pode ser conseqüência de uma alimentação inadequada, aumento da acidez estomacal, estresse, fadiga, doença, lesões por cortes acidentais, mudanças hormonais, menstruação, perda de peso repentina, alergia a alimentos, e deficiências de vitamina B12, ferro, ácido fólico e muito mais.

Como você pode perceber, são inúmeros os fatores que podem contribuir para uma pequena afta aparecer. Muitas pessoas que usam o aparelho dental acabam sofrendo com as aftas. O material presente em todo o aparelho é como se fosse um ferro, um metal. Dependendo do posicionamento dos dentes ou de outros fatores, esse material pode causar lesões na parte interna dos lábios e bochechas. As aftas podem aparecer também nas gengivas e na língua.

afta1 Tratamentos Caseiros Contra a Afta

Muitos pesquisam sobre como tratar aftas. Você pode recorrer à medicamentos especializados nesse tipo de lesão. Existem vários tipos de remédios para a afta. Você encontra em spray, pomada, comprimido e assim por diante. Mas se preferir, você pode apostar em tratamentos caseiros. Muitas pessoas preferem tratamentos caseiros a remédios já prontos. Além de natural, você não gasta com os medicamentos. Entre as opções está a folha do abacateiro. Mastigar folhas novas de abacateiro é um excelente remédio caseiro. Você também pode fazer bochecho com chá de salva duas vezes por dia. O mel cristalizado, colocado em cima da ferida, ajuda na cicatrização da mesma.

Outra opção é a camomila. Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila em 1 litro de água reserve e faça gargarejos assim que puder. A camomila é uma erva muito usada para diferentes tipos de tratamentos, além de ter uma incrível ação estimulante da cicatrização assim como um alto poder desinfetante. Uma das receitas mais famosas é o bicarbonato. Se você não tiver em casa, o mesmo pode ser feito com o sal de frutas. Eles queimam a afta, acelerando na cicatrização também. A água oxigenada, específica para tratamentos bucais também é muito utilizada. Diferente das outras receitas, a água oxigenada é usada para conter a proliferação. Você pode utilizar um cotonete e pingar uma ou duas gotas de água oxigenada na afta.

afta2 Tratamentos Caseiros Contra a Afta

Existem inúmeros tratamentos caseiros para afta, alguns mais eficientes, já outros nem tanto. Você pode, por exemplo, colocar cascas de romã dentro de um copo d’água por um dia e depois gargareje com essa água durante alguns minutos. Os bochechos com produtos ácidos são os mais indicados. Você pode fazer bochecho com vinagre, suco de limão e muito mais. Uma pasta de cravo da índia também traz resultados positivos. Basta mastigar alguns cravos e colocar essa pasta em cima da ferida.

O tratamento natural para aftas é indicado em muitos casos, mas alguns medicamentos podem aliviar o incomodo mais rapidamente. Algumas pessoas ficam dias e dias com uma afta incomodando por preguiça de procurar algum tratamento. Como foi citado, existem inúmeros tratamentos que podem ser feitos em casa, sem gastos e com resultados benéficos.

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.