Menu

Saúde

Atualizado em 1 de abril de 2011, às 20:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento Para Sinusite Caseiro

tratamento para sinusite caseiro Tratamento Para Sinusite Caseiro

A sinusite é uma doença que afeta várias pessoas, comprometendo o bem-estar e interferindo na qualidade de vida. Consiste numa inflamação nas cavidades existentes ao redor do nariz, o que acaba causando uma sensação de peso no rosto e conseqüentemente dores de cabeça fortes. A doença com base inflamatória pode ser causada por vários motivos e requer tratamento.

Muitos especialistas ainda estudam as causas, sintomas e opções de tratamento para a sinusite. A doença costuma ser confundida com congestão nasal ou resfriado, mas na verdade seus sintomas são prolongados e necessitam de cuidados para não prejudicar a saúde do indivíduo em vários aspectos.

Com sintomas semelhantes ao de um resfriado, a sinusite desperta confusão entre as pessoas sem o diagnóstico médico do problema. Os sinais típicos consistem em nariz trancado, sensação de mau cheiro, espirros, dor de cabeça principalmente durante a manhã, parte frontal da face dolorida e inchaço nas pálpebras.

Os sintomas da rinite podem se apresentar de forma mais intensa em algumas crises, incluindo fadiga, febre, fraqueza, tosse e principalmente congestão nasal. Entre as causas da sinusite, é válido destacar a contaminação por vírus causadores de resfriados e gripes. Algumas infecções por fungos também costumam contribuir com a sinusite, em casos mais evoluídos que podem se transformar em doenças mais graves.

No caso da sinusite aguda o doente perde boa parte da sua resistência física e seu sistema imunológico fica comprometido com o agravamento dos sintomas. Quem já sofre de rinite alérgica tem maiores chances de desenvolver complicações com um quadro de sinusite. Em seu estado crônico, a doença se manifesta normalmente em pessoas que possuem asma.

Como tratar a sinusite?

tratamento para sinusite caseiro 2 Tratamento Para Sinusite Caseiro

Após o diagnóstico do problema feito por um médico especializado, o indivíduo precisa iniciar um tratamento para aliviar os sintomas típicos da doença. Os casos crônicos normalmente são controlados a partir do consumo de antibióticos e descongestionantes. Para reduzir a inflamação na mucosa nasal causada pela sinusite, os médicos costumam receitar sprays nasais contendo esteróide. Casos esses remédios não funcionem, o tratamento vai necessitar de fórmulas mais fortes como os esteróides orais.

Os tratamentos para sinusite caseiros também podem funcionar, não sendo responsáveis pela cura, mas sim pelo alívio dos sintomas que incomodam o doente. O consumo de alguns alimentos em especial se enquadra na categoria de tratamento alternativo, como é o caso do suco de agrião, chá de folhas de eucalipto, inalação de fumaça do alho e suco de laranja adoçado com mel. Essas receitas caseiras podem ajudar numa crise de sinusite e oferecer nutrientes que o organismo necessita para se tornar resistente.

Outro remédio natural para sinusite que tem beneficiado trazido bons resultados é a inalação do vapor com camomila, que ajuda a aliviar a congestão nasal e possíveis dores de cabeça. Essa receita caseira é preparada basicamente com seis colheres de chá de flores de camomila para um litro de água, a mistura deve ser fervida para produzir o vapor.

A fumaça do preparo deve ser inalada por dez minutos, onde o individuo com rinite precisa absorver pelas narinas as propriedades benéficas da camomila. Um pano umedecido pelo chá também pode ser útil nesse tratamento caseiro. A respiração do vapor da água filtrada com sal também costuma ser benéfica para as crises, já que ajuda a dissolver a secreção nos seios nasais.

É importante lembrar que as receitas naturais não substituem os medicamentos receitados pelo médico, por isso é necessário respeitar o tratamento clínico, em especial quando se trata de uma doença crônica.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.