Tratamento para o câncer de pulmão

PUBLICIDADE

Infelizmente doenças como o câncer tem se tornado cada vez mais comum em nosso cotidiano. Eles são dos mais diversos e podem ocorrer em várias localidades de corpo, além disso, tendem a aparecer em fases já avançadas da doença. Em específico, o surgimento dessa enfermidade nos pulmões vem com alguns sinais e sintomas respiratórios, fazendo com que o paciente procure um médico especialista ou clínico-geral.

Geralmente, nesses casos o primeiro passo dado pelo medico, para a investigação de um câncer é a produção de uma radiografia do tórax. Com esse exame, o profissional poderá detectar uma lesão suspeita, assim como através de uma ressonância magnética, tomografia computadorizada ou mesmo a ressonância do tórax, irá detalhar tal lesão.

O conhecido como, exame cito, patológico do escarro, poderá ser solicitado pelo médico. Este é um exame simples que poderá confirmar a presença do câncer de pulmão, entretanto caso seja detectado a ausência de células malignas no escarro, não poderá ser excluída a doença. O exame é feito pela manhã, o paciente deve expectorar num frasco de boca larga, e posteriormente o material coletado é enviado para exame microscópico no laboratório. Existem diversos outros tipos de exames que podem diagnosticar essas doenças, como a punção pulmonar com agulha, a toracotomia, a fibrobrocoscopia e a toracocentese.

PUBLICIDADE

Nos casos em que a doença possui os tumores de pulmão maligno, o câncer pode ser tratado com quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Esta última, a radioterapia, é muito usada em conjunto com a cirurgia, a qual em vários casos não é necessária e, por esse motivo, combina-se a radioterapia com a quimioterapia.

A quimioterapia consiste em um tratamento com medicações que combatem os tumores e pode ser utilizada em conjunto com a cirurgia, para facilitá-la e tornar os tumores menores ou até mesmo para ajudar a destruir as células cancerosas no local do tumor. Há várias alternativas como a terapia fotodinâmica, as medicações são injetadas no paciente e ativadas com o uso de um laser.  No tratamento é o médico quem vai decidir, dependendo do tipo celular do câncer, o estágio e as condições de saúde do paciente.

Existem também tratamentos de câncer de pulmão de não pequenas células, os quais possuem como variantes o local, grau do tumor e tamanho, bem como comumente são tratados com as cirurgias. Entretanto a radioterapia e a quimioterapia também são muito utilizadas para retardar o tempo de crescimento do tumor e a doença progredir, bem côo são utilizados para aliviar a do sofrida pelo paciente.

Assim como, existem os cânceres de pulmão de pequenas células, as quais se alastram mais rapidamente, e em diversos casos se multiplicam e atingem outras partes do corpo, e isso antes que possam ser diagnosticadas. No geral, seus tratamentos são feitos principalmente pela quimioterapia e as cirurgias não são indicadas nessas espécies de câncer.

Para se prevenir e não sofrer desse mal, os pacientes possuem uma única maneira, parar de fumar imediatamente, e isso é valido também para os fumantes passivos, que mesmo não usufruindo diretamente do cigarro, também poderão desenvolver o câncer maligno de pulmão, devido a grande exposição. Cuide-se, pois sua vida vale ouro e ninguém melhor do que você mesmo para cultivá-la.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.