Tratamento para Intoxicação Alimentar

PUBLICIDADE

Com uma vida rotineira tão corrida é que muitas pessoas não tem mais a opção de poder fazer suas refeições em casa, aquela comida caseira, feita com ingrediente saudáveis e de maneira higiênica. E como tudo na vida, existem algumas conseqüências acerca dessa mudança de hábito, às vezes, uma infecção intestinal, ou mesmo uma diarréia, e o pior acontece é quando nos deparamos com uma intoxicação alimentar, um problema que atinge a inúmeras pessoas no dia a dia, por isso vale à pena aprofundarmos um pouco mais.

A intoxicação alimentar é um tipo de infecção originada ao consumir alimento contaminado com bactéria patogênica, toxinas, vírus, príons ou parasitas. E esta contaminação ocorre muitas vezes pela maneira inapropriada de manusear os alimentos, prepará-los e também a forma como são estocados. Além dessas formas de intoxicar um alimento, pode também acontecer por adição de pesticidas ou medicamentos nos alimentos, ou até mesmo comer algumas substancias venenosas como alguns cogumelos ou peixes.

Mas como detectarmos que é uma intoxicação alimentar, através dos sintomas, que são geralmente muito parecidos em todos os processos, dores gastrointestinais agudas seguidas de vômitos, diarréias e mal estar o qual pode vir acompanhado de febre, devemos ressaltar que existem alguns tipos de intoxicações, porém tem três que são mais freqüentes, que são a Salmonela. Adquira-se por meio de produtos contaminados como ovos, carnes de ave, leite sem ferver, gelados, maionese, etc.

PUBLICIDADE

Esta bactéria tem um período de incubação dentre 6 e 72 horas começando com dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia e febre elevada. A fase aguda pode durar 2 dias e a recuperação completa 7 dias, outra é estafilococos, microrganismos presentes no ambiente, nas vias respiratórias, na pele…

Os alimentos comprometidos são alimentos esquentados (carnes, presunto, frango, bacon), bolos de creme e saladas, o que dá gastrenterites aguda dar início de forma acelerada, às 2 ou 3 horas da ingestão e cuja recuperação se produz entre 1 e 3 dias, e a ultima Clostridium Perfringens, que são toxinas produzidas por bactérias, sobretudo em carnes vermelhas e aves. Entre 8 e 24 horas aparece um quadro de gastrenterites aguda com diarréia severa sem febre, de curta duração e com boa recuperação.

Mas se algumas dessas intoxicações ocorrerem, como deve ser o tratamento contra a intoxicação alimentar? É sempre aconselhável procurar um profissional de saúde habilitado para tratar, mas se optar por usar algumas receitas caseiras vai algumas dicas, o alho é bastante útil neste caso, use uma cabeça de alho para um litro de água. Deixe ferver 5 minutos. Beber uma xícara 3 vezes ao dia.

Se preferir, pode tomar extrato de alho que não gera mau odor corporal, toma-se 6 a 12 cápsulas de 100 mg repartidas pelo dia. Além do alho, além desse, tem Salgueirinha- Infusão: 60 g de sumidades floridas para um litro de água a ferver. Deixa-se repousar 10 minutos e toma-se uma xícara 4 a 6 vezes ao dia. Mas antes de tratar é melhor realizar a prevenção.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.