Tratamento para Disfunções Hormonais

PUBLICIDADE

Hoje em dia a disfunção hormonal atinge na maioria das vezes as mulheres, algumas pesquisas cientificas alertam que uma a cada 15 mulheres desenvolvem algum topo de disfunção hormonal. Alguns dos sintomas de disfunção hormonal são as alterações na menstruação, acne, atraso no ciclo menstrual, falta de ovulação, obesidade, aumento de pêlos, e aumento no risco de infertilidade, pois os ciclos ovulatórios deixam de acontecer.

O hipotireodismo esta ligada a disfunção hormonal que é caracterizada pela diminuição na produção de hormônios do tipo T3 e T4. Atingindo tanto as mulheres quanto aos homens geralmente as incidências é maior entre as mulheres, o descontrole pode acontecer em qualquer faixa etária e endocrinologistas garantem que o aparecimento do problema é hereditário, geralmente a doença é mais comum entre os jovens de 25 anos e com o passar dos anos a disfunção vai aumentando com a idade.

Diagnostico:

PUBLICIDADE

Para saber se seus hormônios estão em ordem, consulte imediatamente um endocrinologista. Ele ira alguns tipos de exames, entre eles o de sangue chamado TSH e T4, para avaliar se as taxas hormonais estão de acordo com seu organismo.Para detectar a doença e saber se há modificações estruturais nos ovários, é necessário fazer exames de imagens como a ultrassonografia, que hoje em dia os diagnósticos mais precisos estão sendo feitos em aparelhos mais modernos, como o ultrassom Doppler colorido.

O exame é muito preciso, consegue visualizar a circulação do sangue nos ovários dando clareza ao diagnóstico. Se você foi diagnosticada com algum tipo de disfunção hormonal,o melhor não é se desesperar. O mais indicado é seguir um tratamento específico para o caso e assim voltar a ter uma vida normal. Ninguém precisa se sentir condenada por tomar uma medicação pelo resto da vida, afinal, o que importa é a qualidade de vida restabelecida pelo medicamento.

Tratamento Nutricional:

A melhor maneira de controlar os sintomas de qualquer doença é ter uma alimentação balanceada e feita de acordo com as necessidades do organismo de cada pessoa.

PUBLICIDADE

“O tratamento nutricional funcional auxilia na prevenção de patologias associadas à síndrome dos ovários policísticos e ajuda a restabelecer o equilíbrio bioquímico do organismo da mulher, sempre levando em consideração a individualidade de cada uma”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Uma dieta rica em fibras e em alimentos antioxidantes e com baixo índice glicêmico e com baixa ingestão de gorduras saturadas, é uma ótima escolha para as pacientes. Esse tipo de alimentação, em curto prazo reduz os sintomas e em longo prazo, diminui as chances de a mulher ter as doenças ligadas à sensibilidade a insulina. No caso de quem possui problemas de tireoide, é recomendável fazer uma suplementação com as chamadas “gorduras do bem”, contidas em alimentos como salmão, atum, sardinha e castanhas, que contêm ômega 3 e 6.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • amei esse siite….

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.