Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Tratamento Gratuito Para Vitiligo

Tratamento Gratuito Para Vitiligo

Por Isah

Tratamento Gratuito para Vitiligo é oferecido no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença provoca a perda da pigmentação da pele, com sintomas de manchas brancas de diferentes tamanhos pelo corpo, não é contagiosa e atinge a parcela de 2% da população mundial. Se possui alguma suspeita em relação à doença, não se preocupe. Vitiligo tem tratamento, não traz prejuízos a saúde física e é possível optar pelo serviço gratuito. Confira mais como fazer o tratamento gratuito vitiligo.

Tratamento Gratuito para Vitiligo. (Imagem: Divulgação).

Tratamento Gratuito para Vitiligo no Brasil

Especialistas alertam que o Vitiligo é uma doença causada pela manifestação da falta de células responsáveis pela formação da melanina pigmento que dá a cor à pele, também conhecida como melanócitos. O problema, que resulta na despigmentação da pele, pode atingir as áreas de axilas, joelhos, mãos, cotovelos e rosto.

Cabelos, cílios, sobrancelhas ou barba também podem ser atingidos pela falta de pigmentação. Assim como a cor dos tecidos que revestem o interior da boca e nariz. A retina, a camada interna do globo ocular, é outra área que pode ser afetada pela doença. Umbigos e órgãos genitais também registrar a falta de coloração da pele.

Tratamento Gratuito para Vitiligo é mais frequente entre as faixas etárias entre 10 e 15 anos e 20 e 40 anos.

Vitiligo: As causas e tratamento!

É possível encontrar tratamento gratuito para vitíligo. (Imagem: Divulgação)

O Vitiligo pode ser causado por meio de transferência genética hereditária ou por causas emocionais, tais como estresse ou eventos traumáticos. Ferimentos e queimaduras provocadas pelos raios solares também podem provocar a doença, que ainda pode se manifestar por meio de doenças como diabetes e tiroide.

Os pacientes que possuem vitiligo relatam sentir sensibilidade na área afetada pelas manchas, mas a grande preocupação dos médicos dermatologistas é com os sintomas emocionais que a doença pode acarretar à pessoa.

O tratamento gratuito para vitiligo é oferecido pelo SUS, por meio de opções terapêuticas, fototerapia, laser e remédios disponíveis na rede pública de saúde.

– Fototerapia: Tratamento realizado por meio da radiação ultravioleta B, indicado para todas as formas e níveis da doença. É eficaz, principalmente, em lesões no rosto e no tronco. O tratamento também pode feito pela fototerapia com ultravioleta A (PUVA).

– Laser, técnicas cirúrgicas e até transplante de melanócitos são alguns tratamentos eficazes contra o vitiligo.

O tratamento psicológico também é uma das etapas de prevenção contra o vitiligo, visto que muitos casos da doença resultam e problemas com autoestima.

Tratamento Gratuito Vitiligo – Como fazer?

O SUS oferece tratamento gratuito para vitíligo. (Imagem: Divulgação)

O paciente pode encontrar, no SUS, a opção de tratar o vitiligo de graça. O primeiro procedimento é fazer o diagnóstico da doença em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou em um posto de saúde, mais próximo. Na consulta, especialista fará o diagnóstico e iniciará o tratamento. No SUS, o tratamento gratuito para vitiligo é oferecido por meio de medicamentos, que irão combater a doença.

Um dos tratamentos gratuitos referência no Brasil em vitiligo é oferecido pela Universidade Federal de São Paulo, por meio do ambulatório geral de Dermatologia.

Em São Paulo, por exemplo, é possível fazer a busca de uma unidade de atendimento por meio do Sistema De Localização de Estabelecimento e Saúde da Rede SUS pelo site: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Prevenção do Vitiligo

É possível prevenir o vitiligo. (Imagem: Divulgação).

Uma das medidas importantes para evitar a doença é a prevenção. Entre os fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença estão novas lesões pelo corpo, evitar roupas apertadas e que provoquem atrito com a pele do corpo e diminuição da exposição aos raios ultravioleta. Especialistas ainda orientam aos pacientes que diminuam o estresse do dia a dia. Assim, evita-se a necessidade de qualquer tipo de tratamento.

Recomendado para você
Bem Estar

Remédio caseiro para baixar a glicose

Saúde

Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

Saúde

Câmara Hiperbarica

Bem Estar

Pílula do Dia Seguinte – Nomes, Preços

Comentários
  1. Bernadete Barata de Morais disse:

    Onde fazer tratamento para vitiligo em Goiania ou outro Estado ,gratuito ?

  2. Glaucia Neves disse:

    Gostaria de saber onde encontrar tratamento para vitiligo gratuito no RJ
    Obrigada.

    Gláucia Neves

  3. MTJac disse:

    Olá Glaucia,

    Existem vários métodos para tratar vitiligo, em clínicas mais modernas são usados laser para conter o avanço das manchas e reduzir seus efeitos sobre a perna. No SUS, o tratamento funciona a base de remédios, sendo que o item mais consumido pelos doentes é o corticóide tópico. Com esse medicamento para vitiligo, o sistema de defesa do organismo se fortalece e as infecções podem ser controladas.

    Ao tratar vitiligo pelo SUS, você não estará desfrutando das alternativas mais modernas de cura, mas os médicos vão procurar usar todos os recursos disponíveis para conter o problema e recuperar a saúde da pele. A fototerapia é um dos procedimentos mais avançados para a cura do vitiligo, podendo o paciente ter alguns efeitos colaterais ao longo das sessões, como é o caso das queimaduras. Em casos mais graves, o individuo será submetido a cirurgia para enxerto de pele. Para mais informações sobre o tratamento gratuito, entre em contado com os postos de saúde da sua cidade.

    Att,

  4. lady dayane souza disse:

    como que faco pro meu irmao que tem vitiligo conseguir o tratamento gratis ,e uma cidade mais proxima do guripi è qual

  5. Maria José Brandão Silva disse:

    Em qual cidade esse tratamento é feito gratuito,pois moro no noroeste de Minas Gerais.Eu sou portadora do vitiligo já a mais de 20 anos.

    Abraços e agradeço a atenção.

  6. Francisco Junior disse:

    Maria em alguns dias estaremos publicando uma nova matéria explicando duvidas como essa, portanto acompanhe o MT, leia mais nossos artigos e fique por dentro. Se preferir receber em seu e-mail a matéria, assine o Mundo das Tribos, acesse http://www.mundodastribos.com no campo cadastre seu e-mail. Obrigado.

  7. ANGELICA MUGICA disse:

    ESTOU MUITO PREOCUPADA COM O SURGIMENTO DE VARIAS MANCHAS E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM DIAGNOSTICO QUE POÇA MELHORAR ESSAS MANCHAS E FAZER UM TRATAMENTO COM VITAMINAS QUE REPÕE E SE ESSE TRATAMENTO DE FOTOTERAPIA SURGE MELHORAS..

  8. lilian disse:

    Onde faço tratamento para vitiligo em goiania que posso fazer fototerapia.Obrigada!

  9. Fabiano disse:

    vitiligo nao e doenca eu tenho tambem e so procurar a Deus ele e a cura prara tudo isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *