Tratamento gratuito para Vitiligo, onde fazer

PUBLICIDADE

O vitiligo é uma doença de pele que gera perda da pigmentação em determinadas áreas, resultando em manchas brancas irregulares com a mesma textura da pele normal. Saiba mais sobre o assunto e veja onde fazer tratamento gratuito para vitiligo.

O vitiligo deve ser tratado para evitar sua progressão. (Foto: divulgação)

Principais causas do vitiligo

O vitiligo surge devido a destruição das células que produzem pigmento marrom da pele pelas células imunológicas. Sugere-se que a destruição ocorra devido a problemas autoimunes, porém a causa é desconhecida.

O problema pode surgir em todas as idades. Existe um índice maior em algumas famílias, devido a fatores hereditários. O vitiligo afeta aproximadamente 1 em cada 100 pessoas nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Além disso, a doença está associada a três doenças autoimunes:

  • Anemia perniciosa
  • Hipertireoidismo
  • Doença de Addison

Veja também vitiligo, doença da pele 

Sintomas do vitiligo

As áreas lisas da pele, com textura normal e sem pigmentação, aparecem de forma súbita ou gradual. Essas regiões apresentam borda mais escura, definidas e irregulares. Geralmente a doença afeta com maior frequência o rosto, os joelhos, os cotovelos, as mãos, os pés e os órgãos genitais.

O vitiligo se torna mais visível em pessoas de pele mais escurecida, em função do contraste entre as manchas brancas e a pele escura. Não acontece nenhum outro tipo de alteração na região afetada.

PUBLICIDADE
O vitiligo é uma doença de pele que causa manchas brancas. (Foto: divulgação)

Onde fazer o tratamento gratuito para vitiligo

O tratamento do vitiligo é uma das opções de serviços oferecidas pelo SUS. Para ter acesso a esse serviço, o individuo deve procurar o posto de saúde para agendar uma consulta e passar por uma avaliação profissional para diagnosticar o problema.

Existem diferentes tipos de tratamento para o vitiligo, nas clínicas mais modernas são utilizados lasers para evitar a progressão das manchas e diminuir seus efeitos. No SUS, o tratamento é medicamentoso, sendo que o item mais consumido pelos portadores é o corticoide tópico. Através desse remédio, o sistema imune diminui sua ação contra as células produtores de pigmento.

PUBLICIDADE

A fototerapia é uma técnica muito utilizada para cura do vitiligo, podendo ter efeitos colaterais ao longo do tratamento. Nos casos mais graves, o indivíduo deverá passar por procedimento cirúrgico para enxerto de pele.

O tratamento da vitiligo é feito gratuitamente pelo SUS. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para vitiligo 

O tratamento gratuito para vitiligo é uma excelente opção para quem deseja acabar com o problema. É preciso procurar a unidade básica de saúde para marcar a consulta antecipadamente. O atendimento pode demorar alguns dias, mais é muito seguro. Para saber mais informações, entre em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • tenho uma filha que se chama ana clara ,comesou apareser manchas brancas nas plalpebras dela a dermatologista diaguinosticol como vitiligo ela esta uzando um medicamento chamado elidel en creme,no comesço as manchas pezaparesenrao mais depois voltaram e normal isso aconteser ela so ten 4 anos de idade,qual e o lugar mais proscimo p/ un tratamento pois moro na baixada fluminence .

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.