Bem Estar

Tratamento gratuito para Vitiligo, onde fazer

O vitiligo é uma doença de pele que gera perda da pigmentação em determinadas áreas, resultando em manchas brancas irregulares com a mesma textura da pele normal. Saiba mais sobre o assunto e veja onde fazer tratamento gratuito para vitiligo.

O vitiligo deve ser tratado para evitar sua progressão. (Foto: divulgação)

Principais causas do vitiligo

O vitiligo surge devido a destruição das células que produzem pigmento marrom da pele pelas células imunológicas. Sugere-se que a destruição ocorra devido a problemas autoimunes, porém a causa é desconhecida.

O problema pode surgir em todas as idades. Existe um índice maior em algumas famílias, devido a fatores hereditários. O vitiligo afeta aproximadamente 1 em cada 100 pessoas nos Estados Unidos.

Além disso, a doença está associada a três doenças autoimunes:

  • Anemia perniciosa
  • Hipertireoidismo
  • Doença de Addison

Veja também vitiligo, doença da pele 

Sintomas do vitiligo

As áreas lisas da pele, com textura normal e sem pigmentação, aparecem de forma súbita ou gradual. Essas regiões apresentam borda mais escura, definidas e irregulares. Geralmente a doença afeta com maior frequência o rosto, os joelhos, os cotovelos, as mãos, os pés e os órgãos genitais.

O vitiligo se torna mais visível em pessoas de pele mais escurecida, em função do contraste entre as manchas brancas e a pele escura. Não acontece nenhum outro tipo de alteração na região afetada.

O vitiligo é uma doença de pele que causa manchas brancas. (Foto: divulgação)

Onde fazer o tratamento gratuito para vitiligo

O tratamento do vitiligo é uma das opções de serviços oferecidas pelo SUS. Para ter acesso a esse serviço, o individuo deve procurar o posto de saúde para agendar uma consulta e passar por uma avaliação profissional para diagnosticar o problema.

Existem diferentes tipos de tratamento para o vitiligo, nas clínicas mais modernas são utilizados lasers para evitar a progressão das manchas e diminuir seus efeitos. No SUS, o tratamento é medicamentoso, sendo que o item mais consumido pelos portadores é o corticoide tópico. Através desse remédio, o sistema imune diminui sua ação contra as células produtores de pigmento.

A fototerapia é uma técnica muito utilizada para cura do vitiligo, podendo ter efeitos colaterais ao longo do tratamento. Nos casos mais graves, o indivíduo deverá passar por procedimento cirúrgico para enxerto de pele.

O tratamento da vitiligo é feito gratuitamente pelo SUS. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para vitiligo 

O tratamento gratuito para vitiligo é uma excelente opção para quem deseja acabar com o problema. É preciso procurar a unidade básica de saúde para marcar a consulta antecipadamente. O atendimento pode demorar alguns dias, mais é muito seguro. Para saber mais informações, entre em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Recomendado para você

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Dicas para você ganhar dinheiro na Páscoa 2017

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Bem Estar

Tapetes para Sala

Comentários

Uma resposta para “Tratamento gratuito para Vitiligo, onde fazer”

  1. elisangela caetano garcia disse:

    tenho uma filha que se chama ana clara ,comesou apareser manchas brancas nas plalpebras dela a dermatologista diaguinosticol como vitiligo ela esta uzando um medicamento chamado elidel en creme,no comesço as manchas pezaparesenrao mais depois voltaram e normal isso aconteser ela so ten 4 anos de idade,qual e o lugar mais proscimo p/ un tratamento pois moro na baixada fluminence .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *