Menu

Saúde

Atualizado em 17 de março de 2010, às 13:35 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento Gratuito para Osteoporose

Conheça os 5 passos para manter a saúde da voz e garanta o seu bem-estar vocal. Medidas simples prometem preservar as cordas vocais e prevenir uma série de problemas que afetam a qualidade da fala.

720970 5 passos para manter a saúde da voz 5 passos para manter a saúde da voz 5 passos para manter a saúde da voz. (Foto: Divulgação)

A voz é um dos principais canais de comunicação do ser humano. Os sons produzidos por ela são emitidos pelas cordas vocais, que por sua vez, se encontram na laringe. Para que a fala seja possível, o cérebro envia uma mensagem para os músculos que realizam a aproximação das cordas. O ar liberado causa uma vibração que resulta na produção do som.

Quando alguma coisa está errada com as cordas vocais, a pessoa pode apresentar uma série de sintomas, como dor de garganta, dificuldade para falar e perda da voz com frequência. Esses sinais não podem ser ignorados e necessitam de pequenos cuidados no dia-a-dia.

A falta de cuidados com a voz pode desencadear problemas severos, como a formação de nódulos ou calos nas cordas vocais. Algumas pessoas também acabam sendo diagnosticadas com pólipos, uma espécie de bolha que estoura nas cordas vocais.

Veja também: Mitos e verdades sobre a saúde da voz

5 passos para manter a saúde da voz

Selecionamos 5 passos para manter a saúde da voz. Acompanhe:

720970 5 passos para manter a saúde da voz 2 5 passos para manter a saúde da voz Não é recomendado consumir bebida alcoólica. (Foto: Divulgação)

1. Evite álcool e cigarro

Muitas pessoas dizem que o álcool aquece a voz e por isso melhora a qualidade da fala. No entanto, esse pensamento está completamente errado. O consumo de bebidas alcóolicas anestesia as cordas vocais e faz o indivíduo se esforçar ainda mais para falar, prejudicando a saúde da voz. O cigarro também é um inimigo, pois a combinação de nicotina e fumaça resseca as cordas vocais.

2. Aposte na maçã

Quem deseja preservar a saúde da voz comer pelo menos uma maçã por dia. Essa fruta é uma grande aliada, pois consegue limpar as cordas vocais através da sua ação adstringente.

720970 5 passos para manter a saúde da voz 1 5 passos para manter a saúde da voz A maçã ajuda a limpar as cordas vocais. (Foto: Divulgação)

3. Cuidado com excesso de tempero

Os alimentos que apresentam muitos condimentos podem provocar irritação nas cordas vocais, por isso devem ser evitados.

4. Beba bastante água

Beber água é a melhor forma de manter as cordas vocais hidratadas. Por isso, beba pelo menos dois litros de água por dia.

720970 5 passos para manter a saúde da voz 3 5 passos para manter a saúde da voz Procure beber bastante água. (Foto: Divulgação)

5. Fuja do ar-condicionado

Sempre que possível, o ar-condicionado deve ser evitado. Esse equipamento compromete as cordas vocais e prejudica a respiração.

Os 5 passos para manter a saúde da voz devem ser seguidos por todas as pessoas, principalmente aquelas que trabalham em cargos que exigem demais das cordas vocais, como professores, cantores e locutores.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL