Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Tratamento Gratuito Para Dislexia

Tratamento Gratuito Para Dislexia

Por Isah

A dislexia não chega a ser uma patologia em si, mas está relacionada a uma dificuldade de aprendizagem que torna árdua a tarefa de acompanhar o conteúdo da escola. O diagnóstico dos primeiros sintomas do problema acontece na infância, quando a criança não apresenta bom rendimento nas aulas e não compreende as lições.

O disléxico não consegue executar com aptidão as tarefas de ler, escrever e soletrar. O seu transtorno de aprendizado não costuma ser resultado de uma má alfabetização ou falta de vontade para adquirir conhecimento, mas sim de fatores genéticos. Apesar de o distúrbio ser irreversível, um tratamento pode melhorar a vida do disléxico na escola e prepará-lo para a vida adulta.

Novas formas de tratar a dislexia estão sendo discutidas por especialistas, mas o acompanhamento psicológico e uma pedagogia apropriada costumam fazer toda a diferença. Os alunos disléxicos acabam sendo reprovados nas escolas mesmo antes do seu déficit de aprendizado ser diagnosticado, o que sugere ainda um despreparo das instituições de ensino para lidar com o problema.

O diagnóstico da dislexia só é possível com a identificação dos primeiros sintomas ainda na infância. A criança que sofre do problema sente dificuldade para ler e escrever, não consegue interpretar textos, tem um léxico limitado, baixo nível de memorização e até mesmo demonstra falta de habilidade para tarefas que exigem coordenação motora, como amarrar sapatos.

A dislexia precisa ser encarada com seriedade pelos pais e educadores, pois somente assim a criança aprenderá a lidar com o seu problema. Quanto mais tardio o diagnóstico, menores são suas chances de superação. É importante lembrar que cada faixa etária acadêmica apresenta uma lista de dificuldades para aprender, por isso o tratamento é contínuo na vida do disléxico.

Quando a dislexia não recebe o tratamento apropriado, aumentam as chances de aparecer outros problemas na vida do indivíduo, como a agressividade e depressão. A adaptação às dificuldades de aprendizagem não é feita apenas com o disléxico, mas também com a família que precisa aceitar e se adaptar as limitações.

Existem ainda dúvidas sobre como tratar a dislexia, mas a psicologia propõe algumas soluções. A terapia com um psicólogo pode ser importante para o disléxico, uma forma de conseguir controlar o problema e conter possíveis nervosismos com a condição. O distúrbio também merece atenção dos educadores, que precisam ter uma didática apropriada para lidar com as dificuldades de aprendizado do disléxico.

O tratamento gratuito para dislexia é encontrado nas escolas públicas junto ao psicólogo de cada instituição. O profissional que atua na área de psicologia da educação está bem munido de conhecimentos para lidar com pessoas disléxicas.

Recomendado para você
Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Leishmaniose: sintomas, causas, tratamento

Saúde

Vinagre de Maçã: 10 benefícios que você precisa saber

Saúde

Bexiga baixa entenda o problema e como prevenir

Comentários
  1. Gislaine disse:

    Boa tarde, tenho uma filha que tem dislexia no inicio desse ano ela começou tratamento com Assitente Social só eu não estou vendo nada de resultado, acredito eu que nesse caso ela (minha filha), deveria está pasando com fonoldiólogo ou psicologo, tenho dúvidas a respeito caso a minha dúvida esteja certa, desejo informações se tem algum programa gratuito para esse tratamento.

  2. martajosemedeirosdarocha disse:

    gostaria de saBER onde vou encontrar uma escola que possa tratar o MEU FILHO.

  3. martajosemedeirosdarocha disse:

    gostaria de saBER onde vou encontrar uma escola que possa tratar o MEU FILHO. dislexia.

  4. MTJac disse:

    Olá Marta, basta seguir as instruções que estão no texto.

    Att,

  5. MTJac disse:

    Olá Marta, basta seguir as sugestões que estão no texto.

    Boa sorte!

  6. valter de jesus tomaz disse:

    Bom dia,
    meu nome é Valter, gostaria de informação de como inscrever uma criança de 09 anos de idade que apresenta dificuldade de aprendizagem. O mesmo está na 4ª serie, porem não sabe ler nem escrever.
    É uma criança revoltada, nervosa, porem muito carinhoso com a avó e a mãe. Elas não tem condiçoes de arcar com o tratamento dele. Por favor conto com a ajuda de voces.
    Att
    Valter Tomaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *