Tratamento caseiro para Verrugas

PUBLICIDADE

A verruga é um problema de pele muito comum e que causa bastante incômodo. Apesar da tentação, retirar a verruga em casa pode aumentar a chance de que ela se espalhe. Esse risco existe, já que ela é causada por vírus e pode ser transmitida. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para verrugas.

As verrugas possuem diferentes formas, tamanhos e características. (Foto: divulgação)

O que são verrugas

Verrugas são tumores benignos de pele causados pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal das células epidérmicas (da pele), que são jogadas para fora do corpo formando verrugas.

O tamanho, a forma e o aspecto das lesões estão diretamente relacionados a um ou mais sorotipos de HPV responsáveis pela infecção. O contágio pode acontecer pelo contato direto entre pessoas e objetos infectados, através de ferimentos, durante as relações sexuais ou por via materno-fetal. As pessoas imunodeprimidas são mais suscetíveis ao surgimento de verrugas causadas pelo HPV.

PUBLICIDADE

Veja também como acabar com as verrugas 

Tipos de verrugas

1. Verrugas vulgares: são as mais comuns. Geralmente são arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas. No começo são claras, esbranquiçadas e com pontos escuros, mas com o tempo podem mudar de cor.

2. Verrugas planas: aparecem em múltiplas pequenas pápulas amareladas ou acastanhadas. São pouco proeminentes e mais macias que as verrugas vulgares. Elas aparecem principalmente no rosto.

3. Verrugas filiformes: são mais finas e alongadas, se projetam para fora da epiderme do rosto, pescoço, lábios principalmente em pessoas mais velhas.

PUBLICIDADE

4. Verrugas plantares: são dolorosas e se desenvolvem na planta dos pés, muitas vezes são confundidas com calos. A presença de pequenos pontos escuros centrais nas lesões é uma das características.

5. Verrugas anogenitais: esse tipo pode ser precursor de tumores malignos, como câncer de colo de útero e de pênis. Elas se formam nas regiões genitais masculinas e femininas. São pápulas macias, rosadas e vegetantes, com aparência de uma couve-flor.

PUBLICIDADE
O alho é muito eficaz no tratamento das verrugas. (Foto: divulgação)

Tratamentos caseiros para verrugas

  • Um excelente remédio caseiro para acabar com as verrugas é colar um pedaço de fita adesiva (tipo silver) sobre as verrugas por 7 dias. Depois de uma semana, a fita deve ser retirada. Molhe um algodão com água e esfolie o tecido morto com pedra pomes. O procedimento deve ser repetido até que a verruga saia totalmente;
  • A aplicação de seiva de folhas de abóbora na região, duas vezes ao dia, ajuda no tratamento das verrugas;
  • A massagem com alho na região afetada e aplicação tópica de caju em suco, por várias vezes ao dia, ajuda a eliminar o problema;
  • O tomate e o molho de figo em vinagre são excelentes para acabar com verrugas. Os mesmos devem ser esfregados nas lesões todos os dias pela manhã.
  • .
    Colar uma fita sobre a verruga ajuda a eliminá-la. (Foto-divulgação)

Veja também cirurgia de remoção de verrugas

As verrugas são causadas pelo papiloma vírus humano e podem se desenvolver em várias partes do corpo.  Os tratamentos caseiros para verrugas são excelentes opções para acabar de vez com a proliferação celular. Porém, o mais indicado é procurar o médico para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento, associado ao caseiro, para o problema.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.