Menu

Saúde

Atualizado em 3 de maio de 2013, às 10:33 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento caseiro para Terçol

O terçol é um problema muito incômodo que acomete a pálpebra. Conheça o tratamento caseiro para o terçol.

O terçol é um problema muito comum em nosso meio. O indivíduo acometido sofre com os sinais e sintomas do problema, que são  gerados devido a uma inflamação da pálpebra. Os tratamentos caseiros são ótimas opções para acabar de vez com o problema. Conheça mais sobre o tratamento caseiro para terçol.

Conheça os sintomas e o tratamento para o terçol.

617602 dor de cabeca final de semana Tratamento caseiro para TerçolO terçol traz muito incômodo ao indivíduo. (Foto: divulgação)

 

Saiba mais sobre o terçol

O terçol, ou hordéolo, é um abscesso (acúmulo de pus) que é causado por uma infecção aguda nas glândulas sebáceas. Essas glândulas têm função de produzir gordura para proteger a região. Quando algo gera uma obstrução do canal, elas não conseguem jogar o conteúdo para fora e microrganismos começam se proliferar no local. O agente responsável pelo problema é, normalmente, uma bactéria do tipo estafilococos. O pus e o inchaço são gerados devido ao combate do organismo ao agente infeccioso.

Principal causa do terçol

O terçol é a afecção infecciosa mais frequente das glândulas sebáceas, localizadas nas pálpebras. Em geral, o hordéolo se manifesta como um pequeno nódulo doloroso, associado a vermelhidão local, dor e inchaço da pálpebra. A principal causa do terçol é a oleosidade excessiva da pele, que obstrui o canal de saída da secreção.

617602 eyemakeup Tratamento caseiro para TerçolColocar uma compressa umedecida em água quente ajuda a acabar com o problema. (Foto: divulgação)

A “simpatia da aliança”

Existem várias simpatias para acabar com o terçol, sendo a de esfregar uma aliança na lesão uma das mais conhecidas. O fato é que esse procedimento funciona, pois o efeito para acabar com o problema é esquentar a região. O mais adequado é não utilizar um anel, e sim uma compressa de água quente. Caso os sintomas persistam após dois dias de compressas, um médico deve ser consultado, pois existem casos graves de terçol que precisam de auxílio cirúrgico para a remoção do abscesso.

Justificando o uso da compressa para alívio do terçol

Especialistas afirmam que, na maioria das vezes, o terçol pode curar espontaneamente em um período de três a cinco dias. No entanto, para aliviar o desconforto, a pessoa pode utilizar as compressas quentes como forma de tratamento caseiro para o terçol.

Para obter os benefícios, as compressas devem ser aplicadas no local afetado por 10 minutos, em torno de quatro a cinco vezes por dia. Através disso, o processo inflamatório regride, pois o calor local melhora a circulação no nódulo, colaborando com a drenagem do abscesso.

617602 408916 Cuidados com o Terçol Tratamento caseiro para TerçolÉ importante tomar cuidado com o terçol, para evitar complicações para a saúde dos olhos. (Foto: divulgação)

O terçol é uma inflamação das glândulas sebáceas que traz grande incômodo à vida dos indivíduos que sofrem com o problema. Após conhecer algumas receitas caseiras para o tratamento do terçol, é ideal segui-las e obter os benefícios. Diante da persistência do problema, é importante buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar consequências para a saúde.

Conheça o tratamento caseiro para unha encravada.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.