Menu

Saúde

Atualizado em 28 de abril de 2013, às 9:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento caseiro para Impinge

A impinge é uma doença de pele contagiosa. Saiba mais sobre o assunto e veja algumas dicas de tratamento caseiro para impinge.

A tinea corporis, conhecida popularmente como impingem, ou impinge, é um problema de pele contagioso, provocado por fungos que geram pequenas bolhas com líquido claro que adquirem consistência purulenta. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para impinge.

615075 A impinge é uma doença de pele contagiosa. Foto divulgação Tratamento caseiro para Impinge A impinge é uma doença de pele contagiosa. (Foto: divulgação)

Impinge

A impige é uma doença de pele contagiosa que forma pequenas bolhas com secreção purulenta. A bolha seca e adquire uma crosta amarelada, que se desprende com facilidade. O tratamento consiste no uso de pomadas e cremes antifúngicos para os casos mais leves e nos casos mais graves é necessário fazer uso de medicamentos via oral por até 30 dias.

A transmissão da impinge se dá através do contato com a ferida de uma pessoa contaminada, ou através do uso de objetos em comum. O fato de não coçar a pele diminui o grau de contaminação da doença. Para evitar que o fungo se propague, é preciso que o paciente não compartilhe suas toalhas, roupas, lençóis ou outros utensílios de uso pessoal.

 Veja também doenças de pele mais comuns 

Sintomas da impingem

  • Coceira na região afetada;
  • Bordas da mancha apresenta aspecto escamoso;
  • Erupção cutânea;
  • Manchas avermelhadas com bordas espalhadas e centro de cor clara.
    615075 O alho é muito eficaz no tratamento da impinge. Foto divulgação Tratamento caseiro para Impinge O alho é muito eficaz no tratamento da impinge. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para impinge

1. Alho

Ingredientes: 3 dentes de alho e 2 litros de água.

Modo de preparo: amasse o alho e deixe-o de molho em 2 litros de água durante 6 horas. Lave as feridas com essa mistura várias vezes ao dia, até que a lesão desapareça. Antes de dar início ao tratamento, verifique se o alho não provoca reação alérgica na pele.

2. Levedura de cerveja

Ingredientes: 1 colher de levedura de cerveja e um copo com água.

Modo de preparo: misture os ingredientes e tome 1 colher de sopa de levedura todos os dias, durante todo o tratamento. A levedura pode ainda ser misturada com alimentos. O uso desse produto ajuda a aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas contra fungos e bactérias.

3. Folhas de alecrim-pimenta

Ingredientes: 4 folhas de alecrim-pimenta e 500 ml de água.

Modo de preparo: faça uma infusão misturando as folhas de alecrim com água. Lave o local da ferida várias vezes ao dia.

615075 A infusão de alecrim pimenta ajuda no tratamento da impinge. Foto divulgação Tratamento caseiro para Impinge A infusão de alecrim-pimenta ajuda no tratamento da impinge. (Foto: divulgação)

Veja também doença purpura o que é 

A impinge é uma doença de pele contagiosa que deve ser tratada para evitar a proliferação do problema. O ideal é apostar no tratamento caseiro aliado ao medicamentoso prescrito pelo médico. Por isso é essencial consultar um dermatologista para avaliar o caso e dar início ao tratamento mais adequado. Aposte nas dicas de tratamento caseiro para impinge e livre-se desse problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.