Menu

Saúde

Atualizado em 26 de abril de 2013, às 6:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento caseiro para Foliculite

A foliculite é conhecida como pelo encravado. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para foliculite.

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Ela pode acontecer em qualquer região da pele. Esse problema pode afetar tanto homens quanto mulheres e geralmente é causado por bactérias. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para foliculite.

614530 A foliculite é conhecida como pêlos encravados. Foto divulgação Tratamento caseiro para Foliculite A foliculite é conhecida como pelos encravados. (Foto: divulgação)

Foliculite

A foliculite é também conhecida como pelo encravado, sendo um problema muito comum, principalmente nas mulheres. Geralmente ela surge nas axilas, virilhas, pernas, bumbum. Já no homens é mais comum aparecer em região de face e barba.

O problema se inicia quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao realizar a raspagem, por exemplo durante a depilação com lâmina de barbear. Na maior parte dos casos, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus, levando a um processo infeccioso e gerando pústulas (pequenas regiões elevadas com presença de pus).

Veja também tratamento para foliculite no couro cabeludo 

Sintomas da foliculite

  • Erupção cutânea;
  • Coceira;
  • Espinhas;
  • Pústulas próximas do folículo capilar no pescoço, virilha ou órgãos genitais.
    614530 O esfoliante de açucar com mel é excelente para o tratamento da foliculite. Foto divulgação Tratamento caseiro para Foliculite O esfoliante de açúcar com mel é excelente para o tratamento da foliculite. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para foliculite

1. Açúcar com mel

Ingredientes: 50 g de açúcar cristal e 3 colheres de mel.

Modo de preparo: misture os ingredientes em uma vasilha plástica até que forme um creme homogêneo. Tome um banho em água morna e em seguida aplique o produto fazendo movimentos circulares na região afetada. Em seguida enxague com água fria abundante. O tratamento deve ser feito em dias alternados antes da depilação ou até reduzir o problema.

2. Aspirinas com mel

Ingredientes: 5 aspirinas não revestidas, 2 colheres de sopa de água morna e 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: amasse as aspirinas com água morna até virar uma papinha. Em seguida acrescente o mel. Aplique a máscara nas nádegas e deixe secar por 20 minutos. Depois enxague com água morna e aplique o hidratante anti-acne.

3. Fubá com açúcar

Ingredientes: 3 colheres de fubá, 3 colheres de açúcar e 2 colheres de hidratante corporal.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes até que obtenha consistência uniforme. Aplique sobre a pele e faça movimentos circulares para que sejam retiradas as células mortas da pele. Se necessário faça compressas com água morna para reduzir a inflamação.

614530 As foliculites acometem várias regiões do corpo. Foto divulgação Tratamento caseiro para Foliculite As foliculites acometem várias regiões do corpo. (Foto: divulgação)

Veja também foliculite, como tratar

A foliculite é também conhecida como pêlos encravados. Ela provoca inflamações dolorosas que dificultam o nascimento dos pelos. O problema pode ser tratado em casa através das esfoliações da pele. Aposte também nas dicas de tratamento caseiro para foliculite citadas e acabe com o problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.