Bem Estar

Transtorno Alimentar: O Que É?

Por Redacao

Transtorno Alimentar: O Que É? – Alguns problemas relacionados à comida podem ser encarados como transtornos alimentares, mas o que significa essa condição vivenciada por muitas pessoas? Esse tipo de doença, chamada de transtorno alimentar, é uma alteração do comportamento do corpo através da alimentação. Ele geralmente aparece em pessoas que adotam dietas da moda e que restringem a alimentação, afetando o consumo de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Outro problema que também acarreta essa doença é o uso de métodos incomuns adotados para perda de peso. Essa doença é a que tem maior taxa de mortalidade comparado a todos os outros transtornos psiquiátricos.

Transtorno Alimentar: O Que É?

Dados mostram que o transtorno alimentar pode surgir mais especificamente com mulheres jovens ou adultas, e apenas em cerca de 5 á 10% dos casos ocorrem com rapazes. Os afetados na maioria das vezes se sentem imponentes em relação a suas vidas, ficam com baixa imagem do seu corpo e com baixa auto-estima. Usam a comida como desconto de suas emoções a ponto de ficarem com fome, ou comerem demais e ficarem obesos.

A coisa mais comum nesta situação é a anorexia nervosa que é uma forma do processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais, às vezes com valores tão pequenos como 300 calorias por dia. Bulimia nervosa se caracteriza por períodos de tolerância, ingerindo grande quantidade de alimento para depois vomitar ou até chegar a usar laxante para se desfazer da comida.

Há também compulsão alimentar e obsessão de alimentação que ocorrem quando as pessoas comem em excesso, mas não desprezam a comida assim ganham peso em excesso, já artorexia é a preocupação constante por alimentação saudável, o que em grande quantidade e não regular pode prejudicar a saúde. Veja abaixo a lista de outras doenças causadas devido ao transtorno alimentar:

Existem tratamentos que podem curar de forma eficaz essa doença que atinge milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Trate-se de um tratamento multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional e pscicológico. O tratamento é para que o paciente consiga alcançar seu peso ideal. O tratamento poderá ter medicamentos para auxiliar no decorrer como antidepressivos e topiramato. Em casos mais graves é utilizado a hospitalização, aos pacientes que tenham menos de 25% do peso ideial. Em pacientes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é o melhor a se fazer.

Tratamentos para Combater Transtorno Alimentar

Qualquer transtorno alimentar pode ser muito prejudicial a saúde e se não tratados podem até levar a morte. Se é o seu caso ou de alguém que você conhece, procure ajuda médica o quanto antes. Essa doença não deve ser deixada de lado e vista como algo normal, muitas pessoas acabam se prejudicando ainda mais quando não prestam atenção em seus próprios hábitos. A atenção de familiares e amigos em situações extremas de alimentação repentinas também devem ser levadas em conta.

Recomendado para você
Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Jardim de Inverno: 50 fotos incríveis para fazer em casa!!

Bem Estar

Festa Junina em Pernambuco 2017 – Programação de Shows

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Comentários
  1. silvana schaurich disse:

    Com relação a transtornos de alimentação , eu não sinto fome, mas, tambem não tenho sensação de saciedade, quando faço uma comida que eu realmente gosto, ou quando comprados, seja como for em restaurantes ou coisas parecida, eu como até chegar no gargalo, literalmente como, que apavoro as pessoas, mas no dia a dia não sinto fome e nem lembro que tenho que dar cafe, ou lanche pras crianças, as vezes no final do dia vou pensar “o que comi hoje?” e muitas vezes a resposta é nada, mas não sinto enjoo nem fome, não sinto nada e ao inves de perder peso parece que aumenta,
    Gostaria de mais materias esclarecedores sobre esse assunto
    desde já agradeço.

    Silvana Schaurich

  2. claudia livia disse:

    bem eu tenho compulsão pele comida,principalmente quando gosto como tanto q induzo ao vomito.emagreci e permaneci com o peso por 11 anos.mas depois voltei a engordar e vomitar.já fiz terapia tomei medicações carissimas e mesmo assim cnsegui engorda 8 quilos em 9 dias.o meu problema foi diagnosticado como bulemia.hoje estou pesando 90 quilos.

  3. Alberto disse:

    Tenho 29 anos, nao passo dos 70 kg e tenho 1,83 de altura. nao sinto fome, nao tomo cafe da manha e sempre me sinto como estufado, cheio… as vezes sinto enjoo, crises de ansiedade…. Gostaria de ajuda.

  4. suzane disse:

    Oi silvana, meu problema é semelhante ao seu, é bom encontrar pessoas que assim como eu enfrentam problemas com a alimentação (não somos os únicos), se vc quiser podemos conversar mais sobre este assunto e trocar experiencias. Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *