Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Transtorno Alimentar: O Que É?

Transtorno Alimentar: O Que É? - Alguns problemas relacionados à comida podem ser encarados como transtornos alimentares, mas o que significa essa condição vivenciada por muitas pessoas? Esse tipo de doença, chamada de transtorno alimentar, é uma alteração do comportamento do corpo através da alimentação. Ele geralmente aparece em pessoas que adotam dietas da moda e que restringem a alimentação, afetando o consumo de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Outro problema que também acarreta essa doença é o uso de métodos incomuns adotados para perda de peso. Essa doença é a que tem maior taxa de mortalidade comparado a todos os outros transtornos psiquiátricos.

19404 Transtorno Alimentar 600x600 Transtorno Alimentar: O Que É?

Transtorno Alimentar: O Que É?

Dados mostram que o transtorno alimentar pode surgir mais especificamente com mulheres jovens ou adultas, e apenas em cerca de 5 á 10% dos casos ocorrem com rapazes. Os afetados na maioria das vezes se sentem imponentes em relação a suas vidas, ficam com baixa imagem do seu corpo e com baixa auto-estima. Usam a comida como desconto de suas emoções a ponto de ficarem com fome, ou comerem demais e ficarem obesos.

A coisa mais comum nesta situação é a anorexia nervosa que é uma forma do processo de consumo do alimento, feito com o objetivo de prover as necessidades nutricionais, às vezes com valores tão pequenos como 300 calorias por dia. Bulimia nervosa se caracteriza por períodos de tolerância, ingerindo grande quantidade de alimento para depois vomitar ou até chegar a usar laxante para se desfazer da comida.

19404 Transtorno Alimentar 1 600x600 Transtorno Alimentar: O Que É?

Há também compulsão alimentar e obsessão de alimentação que ocorrem quando as pessoas comem em excesso, mas não desprezam a comida assim ganham peso em excesso, já artorexia é a preocupação constante por alimentação saudável, o que em grande quantidade e não regular pode prejudicar a saúde. Veja abaixo a lista de outras doenças causadas devido ao transtorno alimentar:

Existem tratamentos que podem curar de forma eficaz essa doença que atinge milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Trate-se de um tratamento multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional e pscicológico. O tratamento é para que o paciente consiga alcançar seu peso ideal. O tratamento poderá ter medicamentos para auxiliar no decorrer como antidepressivos e topiramato. Em casos mais graves é utilizado a hospitalização, aos pacientes que tenham menos de 25% do peso ideial. Em pacientes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é o melhor a se fazer.

19404 Transtorno Alimentar 2 600x600 Transtorno Alimentar: O Que É?

Tratamentos para Combater Transtorno Alimentar

Qualquer transtorno alimentar pode ser muito prejudicial a saúde e se não tratados podem até levar a morte. Se é o seu caso ou de alguém que você conhece, procure ajuda médica o quanto antes. Essa doença não deve ser deixada de lado e vista como algo normal, muitas pessoas acabam se prejudicando ainda mais quando não prestam atenção em seus próprios hábitos. A atenção de familiares e amigos em situações extremas de alimentação repentinas também devem ser levadas em conta.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL