Search

Transtorno Bipolar do Humor – Diagnóstico e Tratamento

Google plus

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

A doença, que até pouco tempo, era conhecida como psicose maníaco-depressiva, é caracterizada por períodos de um quadro depressivo, quase sempre de intensidade grave, que se alternam com quadros opostos ao da  depressão, ou seja, a pessoa apresenta-se agitada, com muitas coisas a fazer, ou até mesmo fazendo muitas compras ou efetuando gastos muito altos e desnecessários, quase sempre acompanhado do sentimento de onipotência acompanhado de insônia e falando muito, mais do que de costume. Esse quadro é conhecido como mania. Tanto o quadro de depressão quando o de mania podem durar semanas, meses ou anos. É importante reforçar que mania, no sentido médico, é diferente de mania para o leigo, significando para o paciente hábitos que a pessoa repete sempre.

O que se sabe sobre a causa da doença, é sobre os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genético, sociais e psicológicos, que somam-se para o desenvolver da doença. Em maior parte, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos momentos de estresse psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando a doença.

Os episódios mais chamativos da doença bipolar do humor são os quadros de mania que podem alternar-se com a depressão. Os episódios começam a se manifestar por volta dos 15 a 25 anos de idade, com muitos casos de mulheres o desenvolverem entre os 45 e 50 anos. A frequência para homens e mulheres é a mesma.

Existem três maneiras diferentes onde a doença do humor se manifesta:

Uma primeira forma seria a de hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, agitado, porém de maneira mais leve. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, e nem para exigir a internação da pessoa.

Outra maneira que a doença pode se manifestar é a ocorrência de episódios mistos, onde em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar agitada, julgando-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.

A terceira maneira é conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, onde há uma alternação crônica e flutuante de humor, com inúmeros períodos com sintoma maníacos e numerosos períodos com sintoma depressivos. Os sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientes nem ocorreriam em quantidade significativa para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania. Seria então, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, julgada como instabilidade de humor.

O diagnóstico da doença deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Para essa doença não existem exames de imagem ou laboratoriais que ajudem em seu diagnóstico.

O tratamento após o diagnóstico preciso é acompanhado de remédios, envolvendo medicações que são chamadas de estabilizadores de humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. O acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem ajudar no tratamento.


Google plus


Este artigo possui 10 comentários

  1. simone
    Publicado em 18/04/2009 às 2:12 PM [+]

    eu estou muito pensativa a póis ler este post ,conheço alguém assim , já estarei passando para esta pessoa ,para que procure um médico para melhor diagnóstico ,desde já agradeço esta materia muito boa !!!!!e tenho certeza que irá servir para muitas pessoas !!!!!

  2. antonia cristina de abreu
    Publicado em 05/05/2009 às 8:18 PM [+]

    estou muito preoculpada com meu filho de 5 anos,ele tem essas manias,é muito agressivo,fala muito é nervosso,nao qer ir pra escola,tem medo derepente das coisas,de gato ,mais tambem é muito inteligente,tem mania de cheirar as maos,mais no computador ele é muito bom sabe tudo.ele uma vez teve uma vissao q tava vendo ratos,e parrecia que tava com febre,mais nao tava.o devo faser? só fala gritando,ele é muito lindo,mais tenho medo.o sono dele nao é tranquilo é muito agitado, diz que ninguem gosta dele,chora mais nao sai lagrimas,ele quer chamar atenção,e nao qer ir no medico,me de uma luz.bjs xau.
    essa materia é otima,parabens

  3. Marcos Roberto da C A
    Publicado em 30/07/2009 às 12:21 PM [+]

    apesar de transtorno bi polar do humor ser uma das doenças de denéncias, devem rapidamente procurar algum tratamento! pois é perigoso para a população!

  4. alessandra
    Publicado em 07/08/2009 às 7:31 PM [+]

    estou,desesperada meu marido tem mudanças repentinas de humor,insonia,e agredir pessoa s na rua,ele começou tratamento tem 2dias,tem nove anos que apresenta esse sintomas,mas de dois ano pra cá coisa vem piorado muito,essa semana teve muita crise,já num sei mas nem o que fazer,pois com isso vem mexendo muito comigo psicologicamente,eu num durmo preocupada com ele,e fico só chorando,preciso de ajuda como lidar com ele

  5. heloisa helena weikamp damas
    Publicado em 16/08/2009 às 4:50 PM [+]

    Oi sou bipolar compulssiva tomo remédios, faz 10 anos posso me aposentar por invalidez? tenho 52 anos. obrigado espero obter resposta, um abraço.

  6. adriana
    Publicado em 16/10/2009 às 7:37 PM [+]

    acho que meu namorado, tem esse trenstorno, tem a maioria dos sintomas, mas vi que aparece mais nos jovens, ele tem 52 anos, seria possível???

  7. clenir
    Publicado em 21/11/2009 às 4:47 PM [+]

    eu sou bipolar desde 2004 poderia me aposentar por invalidez?tentei trabalhar duas vezes mas não deu espero resposta obrigado.clenir

  8. Hielton Pussinini dos Santos
    Publicado em 02/03/2010 às 10:50 AM [+]

    Participei recentemente de um estudo mental na internet e decobrir que tenho temperamento (ciclotímico)
    eu moro no interior do Pará e aqui não tem assistencia médica. gostaria de ter uma indicação de um tratamento paralelo e que seja eficaz… obrigado.

  9. Michel
    Publicado em 26/07/2010 às 11:22 AM [+]

    Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida minha. A mãe da minha namorada tem todas as características de ter transtorno bipolar, ela mal dorme, acorda à noite pra fazer as coisas, gasta o dinheiro que não tem, agressividade com os parentes, agitação, impaciente, desinibição, não come bem, ou seja, tudo haver como a doença. Pois bem, a filha dela (minha namorada), tem algumas coisas nela que mim incomodam, tipo, falta de concentração, alterações leve de humor, não sabe bem o que quer da vida, tem horas que não fala coisa com coisa, tenho medo dela também ter a doença, mas por outro lado, isso pode ser influência da má criação que a mãe dela a deu, sem amor, atenção etc. Gostaria de uma palavra de um especialista sobre meu caso, o que devo fazer?

  10. Julia
    Publicado em 13/03/2011 às 8:08 PM [+]

    Meu filho é bipolar, caso genético de depressão hereditária. Teve sérios problemas com álcool e droga pesada. Fez tratamento em fazenda de recuperação terapêutica durante 9 meses. Fez terapia mais de ano e se tratou com ácido volproico e carbolítio mais de ano. Minha preocupação é que ele parou com toda medicação há mais ou menos 6 meses. Se mantêm bem e não deixou de participar do programa contra drogas no qual ele trabalha. Existe risco dele ter algum surto ou crise? Ele é bastante esclarecido e convive num ambiente muito saudável, ajudando quem hoje está na situação que ele esteve, ele se nega a ir ao psiquiatra e diz que não vai tomar medicação o resto da vida que ninguém melhor do que ele para saber se está bem. Me digam alguma coisa. Obrigada, Julia.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top