Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Transferência Título Eleitoral Pela Internet

Saiba como efetuar a transferência de título eleitoral de cidade ou apenas de local de votação.
0 5 Votos 0 - Votar

Será que existe a Transferência Título Eleitoral Pela Internet? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os eleitores que desejam transferir de domicílio ou apenas mudar o local de votação dentro da mesma cidade. Leia a matéria e saiba mais sobre esse assunto que gera muitas dúvidas.

59778 Transferência Título Eleitoral Pela Internet 1 Transferência Título Eleitoral Pela Internet Transferência Título Eleitoral Pela Internet. (Foto: Divulgação)

A transferência de título eleitoral nada mais é do que um ato através do qual o eleitor pede para mudar o local de votação no município ou o próprio domicílio eleitoral. Essa solicitação normalmente é motivada por uma mudança de residência e até mesmo cidade.

Leia mais: Como Regularizar o Título Eleitoral?

Transferência Título Eleitoral Pela Internet

Solicitar a transferência de título eleitoral é algo muito importante, principalmente para as pessoas que não querem abrir mão do direito ao voto e da participação ativa nas eleições. Para conseguir transferir o título é fundamental que não exista restrições no nome do cidadão, como condenação criminal e débitos com a Justiça Eleitoral.

Quais são os pré-requisitos da transferência?

59778 Transferência Título Eleitoral Pela Internet 2 Transferência Título Eleitoral Pela Internet Antes de solicitar transferência, veja os pré-requisitos. (Foto: Divulgação)

Para efetuar a transferência do título, o eleitor precisa se enquadrar nos requisitos básicos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. São eles: residir há no mínimo três meses na cidade, ter transcorrido um ano desde a última transferência e comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ao qual pertence a residência.

Veja também: 2 Via Título de Eleitor Pela Internet

Como transferir o título eleitoral?

A Transferência Título Eleitoral Pela Internet ainda não é um serviço disponível, afinal, o cidadão precisa comparecer ao cartório eleitoral do município para apresentar os documentos necessário.

59778 Transferência Título Eleitoral Pela Internet 3 Transferência Título Eleitoral Pela Internet Para fazer a transferência é preciso comparecer ao cartório eleitoral pessoalmente. (Foto: Divulgação)

O procedimento acontece da seguinte forma:

1. Dirija-se ao cartório eleitoral mais próximo do seu atual endereço.

2. Apresente um documento de identificação ao atendente, que pode ser RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou certidão de nascimento.

3. Mostre, ainda, um comprovante de residência que esteja no seu nome. Pode ser uma conta de luz, água ou telefone.

4. É muito importante que sejam apresentados os documentos originais que em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

5. Pronto! A solicitação de transferência tem tudo para dar certo. Isso também implica a emissão de um novo título, só que o número de inscrição eleitoral permanece o mesmo.

59778 Transferência Título Eleitoral Pela Internet 4 Transferência Título Eleitoral Pela Internet Pela internet você pode fazer o pré-atendimento. (Foto: Divulgação)

Confira: Tirar Título de Eleitor pela Internet

Ainda não é possível efetuar a Transferência Título Eleitoral Pela Internet, ou seja, usufruir de um serviço totalmente online que dispense a apresentação de documentos no cartório. A Justiça Eleitoral, no entanto, tem buscado formas de facilitar a vida dos eleitores, como é o caso do projeto Título Net. O cidadão só precisa preencher um formulário eletrônico e isso tornará o atendimento no cartório eleitoral muito mais rápido.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL