Os segredos que pouquíssimas mulheres sabem Descubra Agora X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Transferência de Faculdade Particular para Publica

Procedimento pode até ser feito, mas para isso aluno terá que passar pelo processo seletivo.

Você sabia que é possível fazer a transferência de faculdade particular para pública? Pois é, mas isso não é para se animar não. A verdade é que este tema já foi discussão de muitos anos aqui no Brasil, principalmente desde 2005, quando tivemos alguns casos que chegaram inclusive no STF (Supremo Tribunal Federal), e tudo isso por parecer injusto com quem estudou e se dedicou para entrar no ensino superior público.

Transferência de Faculdade Particular para Publica (Foto: Exame/Abril)

Transferência de Faculdade Particular para Publica (Foto: FreeImges)

Transferência de Faculdade Particular para Publica

Se você deseja fazer a transferência de faculdade particular para pública precisa terminar lendo este artigo, pois desde 2014 houve uma regulamentação quanto a esse passo e as instruções precisam ser seguidas a risca por quem deseja muito agora fazer a transferência e continuar o curso em uma universidade pública.

Leia mais informações sobre: Transferir bolsa Prouni: saiba mais

Processo Seletivo para transferência

Transferência necessita seguir alguns trâmites  (Foto: FreeImges)

Transferência necessita seguir alguns trâmites (Foto: FreeImges)

Advocacia-Geral da União (AGU), desde 2014, demonstrou em ação judicial, caso de um estudante da faculdade do interior do Tocantins que solicitava transferência para Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO), que os alunos que estão matriculados em universidades particulares só podem ser transferidos para uma pública se participarem do processo seletivo.

Como fazer a transferência?

Transferência de Faculdade Particular para Publica  (Foto: FreeImges)

Transferência de Faculdade Particular para Publica (Foto: FreeImges)

Para saber como funciona transferência de faculdades o ideal é ir até a secretaria da faculdade privada em que está cursando, angariar informações e também ir até a faculdade publica que se deseja fazer a transferência, pois cada faculdade adota procedimentos diferentes, o ideal é se informar direto na faculdade publica em que se tem interesse de ingressar.

Leia mais informações sobre: As vantagens de estudar numa universidade particular

Análise da grade curricular

Para conseguir transferência é preciso fazer processo seletivo  (Foto: FreeImges)

Para conseguir transferência é preciso fazer processo seletivo (Foto: FreeImges)

A grade curricular é analisada, para saber se o aluno irá abonar as matérias já cursadas em determinado período de tempo.
O ideal é procurar saber o quanto antes os procedimentos necessários para a transferência, pois geralmente as vagas disponibilizadas para este procedimento são escassas, devido a preferência em transferência de alunos dentro da própria universidade publica, ou seja, as vagas disponíveis para alunos de escolas privadas são poucas, e se antecipar é uma das melhores dicas para transferir faculdade.

Entre em contato com a universidade publica em que almeja ingressar e verifique a quantidade de vagas disponíveis, bem como todos os procedimentos necessários, e o principal, não deixe de se preparar para a avaliação aplicada ao aluno, para que seja possível a transferência da faculdade privada para a faculdade publica.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL