Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Transferência de Faculdade Particular para Publica

 

O objetivo de muitos jovens é conseguir ingressar em uma faculdade publica, pois são as que possuem maior nome e credibilidade, além do que o aluno que consegue passar no vestibular de uma universidade ou faculdade publica não tem gastos com mensalidade, pois o ensino é totalmente gratuito. São oferecidos os famosos cursinho pré-vestibular para auxiliar esses alunos que desejam cursar uma universidade publica, geralmente esses cursinho tem a duração de um ano, ou de seis meses, depende do interesse do aluno e do tempo disponível.

Apesar do desejo de ingressar em uma faculdade ou universidade particular sejam grandes, muitos alunos acabam prestando vestibular e não passando, o que gera desanimo e os alunos acabam desistindo de ingressar na faculdade publica. Muitos optam por desistir de tentar por não querer perder tempo fazendo mais um ano de cursinho, correndo risco de adiarem o inicio da faculdade mais uma vez, e acabam optando por entrar numa faculdade particular, com o pagamento regular da mensalidade, matricula entre outros gastos que são obrigatórios quando o aluno opta por cursar uma faculdade particular.

 

O que talvez muitas pessoas não tivessem conhecimento, é que, hoje em dia é possível fazer a transferência de faculdade particular para publica. Ou seja, o aluno que ingressou numa faculdade particular e cursou determinado tempo desta faculdade, pode sim migrar para uma faculdade publica, através de procedimentos adotados para que a entrada do aluno em questão seja feita, geralmente é através de uma prova testando os conhecimentos mais específicos sobre o curso, saindo à aprovação, o aluno muda de uma faculdade para a outra, porém o curso deve saber que a transferência só é possível para o mesmo curso, ou um curso da mesma área, por exemplo, um aluno de engenharia não pode pedir transferência para um curso de jornalismo.

Para saber como funciona transferência de faculdades o ideal é ir até a secretaria da faculdade privada em que está cursando, angariar informações e também ir até a faculdade publica que se deseja fazer a transferência, pois cada faculdade adota procedimentos diferentes, o ideal é se informar direto na faculdade publica em que se tem interesse de ingressar.

A grade curricular é analisada, para saber se o aluno irá abonar as matérias já cursadas em determinado período de tempo.
O ideal é procurar saber o quanto antes os procedimentos necessários para a transferência, pois geralmente as vagas disponibilizadas para este procedimento são escassas, devido a preferência em transferência de alunos dentro da própria universidade publica, ou seja, as vagas disponíveis para alunos de escolas privadas são poucas, e se antecipar é uma das melhores dicas para transferir faculdade.

Entre em contato com a universidade publica em que almeja ingressar e verifique a quantidade de vagas disponíveis, bem como todos os procedimentos necessários, e o principal, não deixe de se preparar para a avaliação aplicada ao aluno, para que seja possível a transferência da faculdade privada para a faculdade publica.

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL