Search

Tráfico de mulheres: saiba mais

O tráfico de pessoas atrai vítimas graças a oferta de dinheiro fácil, por isso é necessário investigar esse tipo de proposta.
Google plus

Na novela “Salve Jorge”, exibida pela TV Globo, o tema central é o trafico de pessoas. Morena, interpretada por Nanda Costa, é a protagonista da história e acabou sendo aliciada por um grupo especializado em comércio de mulheres. Nas cenas que foram ao ar na última segunda-feira, 3 de dezembro, a moça havia acabado de descobrir que caiu em um golpe e que foi aliciada por especialistas em tráfico de mulheres. Devido a essa visibilidade, o assunto passou a ser tratado com maior frequência pela mídia.

Leia mais sobre: Chefe Do Tráfico É Preso Pelo Batalhão De Choque Da Polícia Militar

O tema central da novela de Glória Perez é o tráfico de pessoas (Foto: Divulgação)

Eventos sobre o tráfico de mulheres

No último dia 4 de dezembro, o “Women in the World”, que aconteceu na Casa Fasano, em São Paulo, pela primeira vez no Brasil, debateu o tráfico de mulheres e outros problemas que afetam esse grupo como, por exemplo, a vulnerabilidade social. Participaram do evento a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, a estilista Diane von Furstenberg e Maria da Penha Maia Fernandes, além de Xuxa.

Saiba mais sobre: A Nova Novela De Glória Perez Vai Falar Sobre Tráfico De Pessoas

Tráfico de pessoas e de drogas tem relação

Marisela Morales Ibáñez, procuradora-geral do México, disse durante o “Women in the World” que o tráfico de pessoas tem relação com o mercado que vende drogas e que atinge, principalmente, mulheres, crianças e imigrantes. “Várias mulheres foram levadas com promessas. Quando chegam, passam pela experiência do trabalho forçado ou exploração e são ameaçadas”. A procuradoria do México criou uma repartição especializada em cuidar de vítimas do tráfico de pessoas.

No Brasil, desde 2001, existe o Protocolo de Palermo, que garante assistência às vítimas do tráfico de pessoas. Quando o protocolo foi criado, mulheres, garotas, travestis e transexuais eram o principal alvo da comercialização humana. Mas, a partir de 2002, a venda de pessoas ganhou novas vertentes, tendo objetivos diferentes, além dos de cunho sexual, que geralmente é a motivação para a venda das mulheres.

Cuidado com a oferta de dinheiro fácil (Foto: Divulgação)

Como não se pega pelo tráfico de mulheres?

As vítimas de tráficos de mulheres, geralmente, caem nessa emboscada graças as promessas de dinheiro fácil. A ilusão de se ganhar muito mais do que no Brasil para trabalhos que exige pouca capacitação, acaba sendo a isca das quadrilhas. Para não cair nessas promessas falsas, desconfie de ofertas muito aquém da realidade. Salários exorbitantes, benefícios antecipados e pessoas contratantes sem referências são indícios de tráfico de pessoas.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top