Menu

Serviços

Atualizado em 10 de dezembro de 2012, às 13:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Tráfico de mulheres: saiba mais

O tráfico de pessoas atrai vítimas graças a oferta de dinheiro fácil, por isso é necessário investigar esse tipo de proposta.

Na novela “Salve Jorge”, exibida pela TV Globo, o tema central é o trafico de pessoas. Morena, interpretada por Nanda Costa, é a protagonista da história e acabou sendo aliciada por um grupo especializado em comércio de mulheres. Nas cenas que foram ao ar na última segunda-feira, 3 de dezembro, a moça havia acabado de descobrir que caiu em um golpe e que foi aliciada por especialistas em tráfico de mulheres. Devido a essa visibilidade, o assunto passou a ser tratado com maior frequência pela mídia.

Leia mais sobre: Chefe Do Tráfico É Preso Pelo Batalhão De Choque Da Polícia Militar

550466 Tráfico de mulheres saiba mais 01 Tráfico de mulheres: saiba maisO tema central da novela de Glória Perez é o tráfico de pessoas (Foto: Divulgação)

Eventos sobre o tráfico de mulheres

No último dia 4 de dezembro, o “Women in the World”, que aconteceu na Casa Fasano, em São Paulo, pela primeira vez no Brasil, debateu o tráfico de mulheres e outros problemas que afetam esse grupo como, por exemplo, a vulnerabilidade social. Participaram do evento a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, a estilista Diane von Furstenberg e Maria da Penha Maia Fernandes, além de Xuxa.

Saiba mais sobre: A Nova Novela De Glória Perez Vai Falar Sobre Tráfico De Pessoas

Tráfico de pessoas e de drogas tem relação

Marisela Morales Ibáñez, procuradora-geral do México, disse durante o “Women in the World” que o tráfico de pessoas tem relação com o mercado que vende drogas e que atinge, principalmente, mulheres, crianças e imigrantes. “Várias mulheres foram levadas com promessas. Quando chegam, passam pela experiência do trabalho forçado ou exploração e são ameaçadas”. A procuradoria do México criou uma repartição especializada em cuidar de vítimas do tráfico de pessoas.

No Brasil, desde 2001, existe o Protocolo de Palermo, que garante assistência às vítimas do tráfico de pessoas. Quando o protocolo foi criado, mulheres, garotas, travestis e transexuais eram o principal alvo da comercialização humana. Mas, a partir de 2002, a venda de pessoas ganhou novas vertentes, tendo objetivos diferentes, além dos de cunho sexual, que geralmente é a motivação para a venda das mulheres.

550466 trafico de mulheres Tráfico de mulheres: saiba maisCuidado com a oferta de dinheiro fácil (Foto: Divulgação)

Como não se pega pelo tráfico de mulheres?

As vítimas de tráficos de mulheres, geralmente, caem nessa emboscada graças as promessas de dinheiro fácil. A ilusão de se ganhar muito mais do que no Brasil para trabalhos que exige pouca capacitação, acaba sendo a isca das quadrilhas. Para não cair nessas promessas falsas, desconfie de ofertas muito aquém da realidade. Salários exorbitantes, benefícios antecipados e pessoas contratantes sem referências são indícios de tráfico de pessoas.