Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona

Carga horária de trabalho, entenda como funciona e saiba quais são os seus direitos.

O que você sabe sobre a carga de horário de trabalho? Então, leia aqui para saber quais são os seus direitos! É direito garantido do trabalhador, conhecer as leis de trabalho, descritas na legislação e dessa forma não ser enganado. Nesse artigo será esclarecido todos os detalhes e pormenores da carga horária a ser cumprida, bem como as normas gerais exigidas pela lei, leia e fique bem informado sobre este assunto tão importante para quem já está trabalhando, para quem vai ingressar, afinal, sempre é necessário conhecer direitos e deveres aos quais estamos submetidos.

Carga Horária de trabalho - Entenda como funciona (Foto: Reprodução)

Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona (Foto: Reprodução)

Entenda como funciona a Carga Horária de trabalho

É importante que todos entendam como funciona as leis de trabalho, assim poderão cobrar de seus patrões caso algo esteja errado e também saberá qual seu verdadeiro papel, cumprindo assim mais com o seus deveres de emprego.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho consiste em o trabalhador ficar em seu ambiente de trabalho e a disposição de seu empregador pelo tempo determinado, não devendo ultrapassar 44 horas semanais, normalmente cumprindo oito horas diárias.

Fique atento as normativas da legislação sobre a carga horária de trabalho. (Foto: Reprodução)

Fique atento as normativas da legislação sobre a carga horária de trabalho. (Foto: Reprodução)

Hora extra no trabalho

A carga horária de trabalho e entender como funciona a realização de hora você vai ver aqui, agora. A hora extra significa um tempo trabalhado além da carga normal, não sendo obrigatória ao empregado, salvo necessidades imperativas, porém, em alguns casos deverá ser feito um acordo escrito entre as partes, ou coletivamente.Ao fazer hora extra, o trabalhador deverá receber no mínimo 50% acima do valor da hora normal. Poderá também ter o beneficio em folgas, desde que elas não ultrapassem dez horas por dia ou a soma de jornadas semanais de trabalho em um ano. Por isso é bom conhecer as leis e direitos do trabalhador.

Período de trabalho

Veja abaixo mais detalhes sobre o período de trabalho:

  • No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais
  • O trabalhador pode até fazer 2 horas extras diariamente.
  • A jornada diurna: das 05 ás 22 horas.
  • Período noturno vai das 22 horas ás 05 horas, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.
  • 52 minutos e 30 segundos trabalhados á noite correspondem a 1 hora de jornada diurna.
  • Quem recebe por meio turno de trabalho pode atuar até 25 horas semanais.
  • Há profissões com jornada diferenciada. A de bancários, por exemplo, é de 6 horas por dia, salvo, opções com comissões, onde a carga horária é de 8 horas

Carga horária de trabalho, entenda como funciona para exigir seus direitos (Foto: Divulgação)

Entenda como exigir os seus direitos

Se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular.Assim, você passa a conhecer a legislação e garante seus direitos sem perdas, então fique atento e caso perceba qualquer situação em desacordo com a legislação, não hesite,  procure seus direitos, pois estão previstos através de leis, é seu dever saber. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que nossa equipe está pronta para lhe ajudar a resolver alguns dos seus problemas relacionados a carga horária de trabalho, regida através da legislação.

Como saber a carga horária para a minha função?

O sindicato da sua área é quem pode responder com precisão a quantidade de horas trabalhadas por dia. Normalmente, a carga varia de acordo com a função, o que fica entre 6h a 8h por dia. De qualquer forma, é sempre importante consultar um especialista e ficar atento ao que está no contrato com a empresa. No site do Ministério do Trabalho também é possível ter detalhes sobre a função que você exerce e a partir dela você e deve pesquisar a quantidade de horário que precisa trabalhar.

Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)

Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)

Como calcular as horas extra?

O cálculo é bem simples e você pode fazer aí na sua casa. Para saber qual o valor da hora extra naquele mês, você precisa pegar o total do seu salário e as horas que você trabalha por mês, isso sem contar os minutos extras e sim no contrato de trabalho. Você vai dividir seu salário pela quantidade de horas e o resultado te revela quanto tempo você trabalha por aquele determinado X. Ou seja, sua hora pode custar R$ 100 reais, por exemplo. Um outro exemplo é que quando um funcionário trabalho 40 horas por semana, ele trabalha 200 horas por mês. Nessa quantidade divivida pelo salário a pessoa descobre o valor da hora extra.

Como saber se receberei hora extra ou banco de horas?

Cada empresa define como retribuir as horas extras. Portanto, o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.

Caso haja abusos e não tenha negociação, faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho.

Confira o vídeo abaixo onde a Vice Presidente da OAB do Mato Grosso explica tudo que você precisa saber sobre a carga horária de trabalho prevista em lei:


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL