Search

Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona

Carga horária de trabalho, entenda como funciona e saiba quais são os seus direitos.
Google plus

O que você sabe sobre a carga de horário de trabalho? Então, leia aqui para saber quais são os seus direitos! É direito garantido do trabalhador, conhecer as leis de trabalho, descritas na legislação e dessa forma não ser enganado.

Nesse artigo será esclarecido todos os detalhes e pormenores da carga horária a ser cumprida, bem como as normas gerais exigidas pela lei, leia e fique bem informado sobre este assunto tão importante para quem já está trabalhando, para quem vai ingressar, afinal, sempre é necessário conhecer direitos e deveres aos quais estamos submetidos.

Carga Horária de trabalho - Entenda como funciona (Foto: Reprodução)

Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona (Foto: Reprodução)

Carga Horária de trabalho – Entenda como funciona

É importante que todos entendam como funciona as leis de trabalho, assim poderão cobrar de seus patrões caso algo esteja errado e também saberá qual seu verdadeiro papel, cumprindo assim mais com o seus deveres de emprego.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho consiste em o trabalhador ficar em seu ambiente de trabalho e a disposição de seu empregador pelo tempo determinado, não devendo ultrapassar 44 horas semanais, normalmente cumprindo oito horas diárias.

Fique atento as normativas da legislação sobre a carga horária de trabalho. (Foto: Reprodução)

Fique atento as normativas da legislação sobre a carga horária de trabalho. (Foto: Reprodução)

Hora extra no trabalho

A carga horária de trabalho e entender como funciona a realização de hora você vai ver aqui, agora. A hora extra significa um tempo trabalhado além da carga normal, não sendo obrigatória ao empregado, salvo necessidades imperativas, porém, em alguns casos deverá ser feito um acordo escrito entre as partes, ou coletivamente.Ao fazer hora extra, o trabalhador deverá receber no mínimo 50% acima do valor da hora normal. Poderá também ter o beneficio em folgas, desde que elas não ultrapassem dez horas por dia ou a soma de jornadas semanais de trabalho em um ano. Por isso é bom conhecer as leis e direitos do trabalhador.

Período de trabalho

Veja abaixo mais detalhes sobre o período de trabalho:

  • No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais
  • O trabalhador pode até fazer 2 horas extras diariamente.
  • A jornada diurna: das 05 ás 22 horas.
  • Período noturno vai das 22 horas ás 05 horas, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.
  • 52 minutos e 30 segundos trabalhados á noite correspondem a 1 hora de jornada diurna.
  • Quem recebe por meio turno de trabalho pode atuar até 25 horas semanais.
  • Há profissões com jornada diferenciada. A de bancários, por exemplo, é de 6 horas por dia, salvo, opções com comissões, onde a carga horária é de 8 horas
Carga horária de trabalho, entenda como funciona para exigir seus direitos (Foto: Divulgação)

Carga horária de trabalho, entenda como funciona para exigir seus direitos (Foto: Divulgação)

Entenda como exigir os seus direitos

Se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular.Assim, você passa a conhecer a legislação e garante seus direitos sem perdas, então fique atento e caso perceba qualquer situação em desacordo com a legislação, não hesite,  procure seus direitos, pois estão previstos através de leis, é seu dever saber. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que nossa equipe está pronta para lhe ajudar a resolver alguns dos seus problemas relacionados a carga horária de trabalho, regida através da legislação.

Como saber a carga horária para a minha função?

O sindicato da sua área é quem pode responder com precisão a quantidade de horas trabalhadas por dia. Normalmente, a carga varia de acordo com a função, o que fica entre 6h a 8h por dia. De qualquer forma, é sempre importante consultar um especialista e ficar atento ao que está no contrato com a empresa. No site do Ministério do Trabalho também é possível ter detalhes sobre a função que você exerce e a partir dela você e deve pesquisar a quantidade de horário que precisa trabalhar.

Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)

Cuidado com e excesso de carga horária (Foto: Divulgação)

Como calcular as horas extra?

O cálculo é bem simples e você pode fazer aí na sua casa. Para saber qual o valor da hora extra naquele mês, você precisa pegar o total do seu salário e as horas que você trabalha por mês, isso sem contar os minutos extras e sim no contrato de trabalho. Você vai dividir seu salário pela quantidade de horas e o resultado te revela quanto tempo você trabalha por aquele determinado X. Ou seja, sua hora pode custar R$ 100 reais, por exemplo. Um outro exemplo é que quando um funcionário trabalho 40 horas por semana, ele trabalha 200 horas por mês. Nessa quantidade divivida pelo salário a pessoa descobre o valor da hora extra.

Como saber se receberei hora extra ou banco de horas?

Cada empresa define como retribuir as horas extras. Portanto, o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.

Caso haja abusos e não tenha negociação, faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho.

Confira o vídeo abaixo onde a Vice Presidente da OAB do Mato Grosso explica tudo que você precisa saber sobre a carga horária de trabalho prevista em lei:


Google plus


Este artigo possui 488 comentários

  1. Lilian
    Publicado em 19/02/2009 às 6:45 PM [+]

    Boa Tarde,

    Trabalho em um cooperativa médica, e nós funcionários temos uma carga horária de 44 horas semanais, porém, as 04 horas que seriam no sábado trabalhamos na semana, sendo 09 horas diárias. Há algum problema se trabalhássemos 40 horas semanais? Teria alguma malefício para a empresa? Ou é obrigatório ser as 44 horas semanais.
    Agradeço a atenção e aguardo retorno.
    Atc,
    Lilian.

  2. romualdo
    Publicado em 24/04/2009 às 9:25 AM [+]

    bom dia !

    Sou Guarda Municipal e gostaria de saber se há uma lei específica para Guarda a respeito de carga horária.

    obrigado

  3. Rodrigo Lourenço
    Publicado em 25/04/2009 às 11:19 AM [+]

    Boa Dia

    trabalho como tecnico de informatica e gostaria de saber qual o píso salarial e qual a garga horaria que deveria exercer. Bom trabalho das 08:00 as 18:00 de segunda a sexta e sabado das 08:00 as 12:00 este hoario esta correto ??

    grato

  4. Márcia
    Publicado em 27/05/2009 às 6:46 PM [+]

    Trabalho como telefonista e minha carga horária é de 12 horas. esta certo?

  5. Devanir
    Publicado em 07/06/2009 às 3:39 PM [+]

    Boa tarde…
    Trabalho em clinica de radiologia ela funciona de segunda-feira à sexta-feira não funciona nem de sabados,domingos e feriados, o pessoal faz uma jornada de (quarenta horas semanas ou seja oito horas diária), pode ser reduzido o horário de almoço e o pessoal fazer (quarenta e quatro semanais), ou correto é só fazer às (quarenta horas semanais), não poder ultrapassado a jornada de (oito horas diária), se fizer até(nove horas) diárias esta dentro da lei, não ultrapassando as (quarenta e quatro horas) semanais.
    No aguardo.
    Sem mais.
    Att.

  6. VANESSA
    Publicado em 10/07/2009 às 3:02 PM [+]

    Boa tarde, trabalho de auxiliar de escritorio em uma ceramica de telhas de segunda a sabado .
    Durante a semana faço a acarga horaria de 8 hs ja aos sabados trabalhamos ate as 16:20 não contando hr extra é correto isso?

  7. Geovanna
    Publicado em 17/07/2009 às 11:42 PM [+]

    trabalho em supermecado, onde temos a carga horário de seis horas, todos os dias e pelo menos dois domingos trabalhados no mês das sete as doze, pergunto se não teriamos direito de uma folga?? na semana., e as vezes nos falam q não chegamos a cumprir as 44 hr semanais, como proceder nesse caso\??

  8. VANESSA
    Publicado em 21/07/2009 às 10:46 AM [+]

    Bom dia ,soou recepcionista e trabalho de segunda a sexta das 08:00 hs ás 17:00 hs e um sabado sim e um não das 08:00 ás 17:00 hs esta correto este horario ,pq eu sempre fico devendo hs e tem setores que tem a mesma carga horario da minha e não trabalham no sabado e tb nao ficam devendo horas..

  9. vera menezes
    Publicado em 03/08/2009 às 12:11 PM [+]

    gostaria de saber qual a carga horário para quem trabalha numa loja de confecções, baseado nas seguintes informações: entrada às 8:30, 1 hora de almoço e saída às 18:00 de segunda a sexta, e sábado das 8:30 às 15:00. obrigada.

  10. debora
    Publicado em 16/08/2009 às 9:22 AM [+]

    eu trabalho em um drogaria e sou contratada como tec em enfermagem.gostaria de saber qual é o piso salarial e a carga horaria, trabalho das 8 horas as 18 horas de segunda a sexta e no sabado de 7 horas as 17 horas, tenho 2 horas de almoço; esse horario esta certo?

  11. kaue
    Publicado em 20/08/2009 às 8:17 AM [+]

    Ola, trabalho em uma construtora como desenhista projetista e gostaria de saber qual a jornada de trabalho pro cargo?

  12. Cristiane
    Publicado em 25/08/2009 às 11:30 AM [+]

    Olá
    Tenho uma empresa do comercio que funciona até as 22:00 horas. Quando contrato um funcionario defino com ele se trabalhara a noite ou dia…. tem algum documento que posso fazer dizendo que se necessario for um funcionario do dia trabalhara a noite e vice versa?
    aguardo retorno.

  13. jwfrei
    Publicado em 26/08/2009 às 12:44 AM [+]

    Trabalho em um supermercado atacadista
    de 13:20 às 21:40hs, com uma hora de almoço,
    queria saber se isto é certo.

  14. ELSC
    Publicado em 04/09/2009 às 10:02 AM [+]

    Oi bom dia, eu trabalho em uma instituição de ensino como Aux. Administrativo, o meu horario é das 09 as 14:00 de segunda a sexta, acarretando uma carga horaria diaria de 5 horas, gostaria de saber qual a faixa salarial para meu cargo e com essa carga horaria?

    Obrigado.

  15. grace
    Publicado em 22/09/2009 às 3:31 PM [+]

    oi sou funcionaria estatutaria de um orgao do estado de sergipe gostaria de saber a carga horaria maxima por semana.
    obrigada

  16. gisele
    Publicado em 24/09/2009 às 4:41 PM [+]

    oi sou auxiliar administrativo e queria saber se dianye de uma escala de 12×36, tenho de deobrar obrigatórianente ou só esperar minha rendição por 2 horas como de lei?
    obrigada!!!

  17. sidney
    Publicado em 19/10/2009 às 10:07 AM [+]

    sou motorista de carreta saiu domingo e volto no sabado nao ganho horas extra ,deixei de trabalhar no resto de sexta e me descontaram um dia,sendo que cheguei 5:35 da manha, nao entendi.

  18. paulo pinto
    Publicado em 05/04/2010 às 9:51 PM [+]

    trabalho entre 48 e 60 horas samanais chegando ah trabalhar 22 dias mensais gostaria de saber se ultrapasso a cargo horaria?

  19. Adelio jose kunz
    Publicado em 06/04/2010 às 3:52 PM [+]

    gostaria de saber quantas horas por dia um telefonista precisa trabalhar

  20. celio roberto
    Publicado em 04/05/2010 às 10:34 PM [+]

    Trabalho em um supermercado faço 44 horas semanais mais as horas extras foram cortadas isto esta certo

  21. Elaine
    Publicado em 06/05/2010 às 2:43 PM [+]

    Boa tarde Tenho que fazer uma planilha no execel aonde indique quantas horas extras o funcionario fez por dia ou mês sendo que eles trabalham de 2° á 6° sábado,domingo e feriados são considerados como extra.

    OBS Aqui trabalhamos com banco de horas

  22. Bruno
    Publicado em 10/05/2010 às 4:29 PM [+]

    Bom trabalho em media 70 horas semanais na mesma empresa mais recebo apenas 8 horas/dia, como faço para ver meus direitos??

  23. paulo Roberto Veras Romão
    Publicado em 02/06/2010 às 10:56 AM [+]

    e ai galera, trabalho por conta própria de bombeiro hidráulico e eletricista, tenho muitas dúvidas quando vou cobrar os serviços, como cobrar meus serviços sem agredir o bolso do meu cliente?

  24. Sergio
    Publicado em 03/06/2010 às 10:05 AM [+]

    Sou guarda municipal, onde no edital diz 40horas semanais… estamos trabalhando 6 horas diarias, de seg a sex, nos finais de semana temos que trabalhar 10 horas para cumprir???
    Obrigado.

  25. lucy souza
    Publicado em 13/06/2010 às 1:34 PM [+]

    Sou tec em enfermagem trabalho 12h semanais. Gosteria de saber qual será a nossa garga oraria

  26. lucy souza
    Publicado em 13/06/2010 às 1:37 PM [+]

    Gostaria de saber qual a carga horaria de um tec em enfermagem?

  27. tania
    Publicado em 04/07/2010 às 10:53 PM [+]

    trabalho em um supermercado faço uma jornada de trabalho da seguinte forma
    bato cartao as 11:00 na entrada as 14;00 bato pra ir almoçar sendo este intervalo de 1 hora e quarenta e cinco minutos retorno entao 15 e 45 e a noite para sair bato cartao as 20e05
    esta correto esta jornada de trabalho
    tenho uma folga a cada seis dias trabalhado
    obrigado

  28. Leandro Gusman
    Publicado em 05/07/2010 às 3:28 PM [+]

    tenho um restaurante no litoral norte de são paulo e gostaria de saber qual a carga horaria que um garçon é obrigado por lei exercer… quanto tempo de descanço e folga e almoço.
    obrigado

  29. tatiane santana bomfim
    Publicado em 14/07/2010 às 6:48 PM [+]

    Boa noite, por favor me tire uma duvida , a empresa me pediu que eu trabalhasse das, 12hs, as 18:00, desde então é isso que faço, so que, agora eles perceberão que estou trabalhando pouco e quer que eu trabalhe aos domingos para repor essa horas perdida . O que eles querem fazer é correto?
    Sou fiscal de trafego, desde de já grato por sua atenção.

  30. Pedro henrique Abrahao Fernandes
    Publicado em 27/07/2010 às 1:36 PM [+]

    Olá tudo bom ? Sou Garçom e Trabalho a noite de 19:00 h ás 07:00 h é gostaria de saber se tenho direito adicional noturno?

    Sem mas Obrigado ! aguardo resposta .

  31. Renata Albano
    Publicado em 30/08/2010 às 1:34 PM [+]

    Trabalho de segunda a sexta feiras das 8:00 ás 18:00 com intervalo de 1:10 retornando as 13:10 está correto , não tinha que voltar ás 13:15 pois a carga horaria semanal não é de 44 horas .
    Aguardo seu retorno desde já agradeço.

  32. Daiane
    Publicado em 24/09/2010 às 8:56 AM [+]

    bom dia gostaria de saber uma coisa eu trabalho em um consultório médico não trabalhamos no sabádo e nosso horário é das 08:00 as 11:00 e da 13:00 as 18:00 só que o meu patrão disse que como não trabalhamos no sábado nosso horário de sair é as 19;00 e tem dia que até passa das sete.Gostaria de saber se isso está certo.

  33. Ricardo
    Publicado em 07/11/2010 às 10:57 AM [+]

    Bom dia,

    Trabalho em uma empresa que trabalhamos de 07:00h as 17:00h segunda a sexta e sábados de 08:00h as 17:00h. Sendo obrigatoria por eles essa carga horária, está correto?

  34. valeria
    Publicado em 07/11/2010 às 3:30 PM [+]

    gostaria de saber se essa carga horaria esta incluindo o horario de almoço

  35. william
    Publicado em 07/12/2010 às 1:36 PM [+]

    boa tarde, estou com uma duvida, no caso trabalho numa assistencia tecnica localizada em santo andré, dentro de um mini shop comercial, trabalho de segunda a sexta feira das 9 da manha as 18 horas da tarde e aos sabados das 8 da manha até o meio dia, mais de uns tempos para cá o horario de sabado se estendeu até as 17 horas, não ganho hora extra por lei qual seria a carga horaria certa de trabalho, no meu contrato está estipulado 44 horas semanais. o que devo fazer? agradeço desde já a atenção

  36. kelly careli
    Publicado em 13/12/2010 às 11:52 AM [+]

    trabalho em uma empresa das 8:00 as 19:00
    e no sabado de 8:00 as 1:00

    esta correto isso ?

  37. Eunice Salomé da Costa Ricardo
    Publicado em 26/12/2010 às 12:57 PM [+]

    Fui contratada para trabalhar em uma Escola de Educação Infantil como professora de Educação Infantil meio período,entro às 7.00 horas da manhã e saio às 13 horas. Mas a proprietária me chamou e disse-me que em janeiro (2011) é para eu trabalhar das 7 horas às 17 horas.Ela está certa,será essa mesma a carga horária para professores da rede particular? Sou formada em Pedagogia.

  38. Pamela
    Publicado em 28/12/2010 às 2:15 PM [+]

    Bom, eu trabalho das 08:00 as 17:00 de segunda a sexta, e trabalho sabado das 08:00 ao 12:00. A carga horaria esta certa?

  39. MARY LUCIA
    Publicado em 05/01/2011 às 12:18 PM [+]

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber como devo calcular a minha carga horária.
    Trabalho de 2ª a 6ª no horario de 7:30 as 16:00 horas c/ um entervalo de 1:00 para o almoço e nos sabado trabalho de 7:30 as 13:00 horas.
    E trabalho um domingo sim outro não.
    O domingo que trabalho recebo 100% de extra no período de 7:30 as 12:00.
    Este horário esta correto.

  40. Celso Porto
    Publicado em 06/01/2011 às 4:01 PM [+]

    Olá, tenho uma pergunta.

    Trabalho meio turno em meu emprego, por lei consta que tenho que trabalhar 180 horas no mes incluindo descanso remunerado. Gostaria de saber quantas são estas horas de descanso remunerado?

    Muito obrigado pela ajuda.
    Abraços

  41. Daniele Nunes
    Publicado em 07/01/2011 às 7:21 AM [+]

    Bom dia trabalho como auxiliar de berçario em escola particular gostaria de saber qual seria a carga horaria e o valor do piso salarial ja que a dona da escola esta querendo exigir 46 horas semanais

  42. Paula kelly
    Publicado em 13/01/2011 às 12:51 PM [+]

    Ola! Trabalho como auxiliar de dentista de seg a sext de 08:00 as 13:00 hs gostaria de saber se esse horario esta certo e se tenho direito de ganhar vale refeiçao.
    abrigado!!!

  43. nelio
    Publicado em 18/01/2011 às 1:33 PM [+]

    qual a quantidade de horas que se deve trabalhar por lei?
    em supermercado e mercearias
    temos direito a horas extras?

  44. marcus adriano
    Publicado em 19/01/2011 às 3:11 PM [+]

    trabalho no hórario noturno, das 22:00 as 07:00 da manhã com 1 hora de intervalo para janta, posso fazer meia hora extra, sem que comprometa a carga horária?

  45. Robson
    Publicado em 21/01/2011 às 2:19 PM [+]

    sou guarda municipal comcursado, de acordo co edital tenho que cunprir 40 horas semanais, mas trabalho numa escala de 12 X 36 isto ultrapassa a carga horaria que tenho a cumprir oque devo fazer.

  46. Ademir
    Publicado em 25/01/2011 às 8:23 AM [+]

    A empresa que eu trabalho começou horario noturo a tres meses, e no começo falaram que nossa carga horaria de trabalho seria das 22:00 as 06:20, mas agora mudaram para das 22:00 as 05:20… E eu sou registrado com um salario fixo por mes, eu gostaria de saber qual seria a carga horaria correta do horario noturno, e se a empresa pode mudar meu salario que recebo que é de salario fixo para pagarem por hora? pois talvez iria rebaixar meu salario….

  47. Regiane Ribeiro Martins
    Publicado em 25/01/2011 às 1:19 PM [+]

    Ola, trabalho numa distribuidora, sou registrada como auxiliar de loja, trabalho das 8:00 as 18:00 com 1 hr de almoço e aos sabados das 8:00 a 12:00.
    Gostaria de saber se isto esta correto? pois fui informada que com essa carga horaria deveria ter 2 horas de almoço ou nao trabalhar aos sabados.

  48. jefferson
    Publicado em 02/02/2011 às 1:20 PM [+]

    trabalho 12 hs por dia numa farmacia com 1hr de almoço de seg a sexta, gostaria de saber se posso ter uma carga horaria puxada assim ou isso é exploraçao demais, obs sou moto boy registrado mais não tenho contrato sob horario

  49. sandra silveira de paula
    Publicado em 03/02/2011 às 5:58 PM [+]

    trabalho em uma empresa de 8:00 as 17:00 hs so que so recebo 2 vale transporte queria saber se e correto?
    e tambem ele diseram que a obrigação e so 2 vale transporte por dia sendo que preciso sair para almoçar e tambem eu nao recebo hora na carteira

  50. Michelle
    Publicado em 10/02/2011 às 10:28 AM [+]

    Oi Trabalho em um consultório Odontológico das 8:30 da manhã as 18horas com 2 horas de almoço, sendo que nessas 2 horas além de almoçar tenho que ir ao banco, correio, prefeitura e etc, trabalho tbm aos sabados das 8:30 ao meio dia e as terças feiras fico até as 20 horas e nunca me pagaram hora extra.

  51. Thiago
    Publicado em 14/02/2011 às 11:37 AM [+]

    Trabalho 51hrs semanais, sendo 9 hrs diarias de segunda a sexta e 5,30hrs no sabado. isso é certo? Tem alguma lei que põe limite a carga horaria? aguardo retorno, desde já muito obrigado!

  52. carlos
    Publicado em 14/02/2011 às 9:43 PM [+]

    Oi, sou servidor publico concursado e trabalho sob o regime estatutário na secretária de saúde de um municipio, trabalho em regime de escala de 24×48 gostaria de saber se posso trabalhar só minhas oito horas diarias!?

  53. Tamar
    Publicado em 17/02/2011 às 11:52 AM [+]

    Olá, sou projetista e trabalho 8 hrs por dia em frente ao computador. gostaria de saber se tenho direito a descanso? de quanto tempo? e quantas vezes ao dia.
    Também gostaria de saber se quem trabalha 8 hrs tem direito a lanche a tarde?

    E no caso de trocar horas extra por banco de horas como deve ser contadas as horas a serem trocadas?

  54. antonio
    Publicado em 18/02/2011 às 10:57 PM [+]

    boa noite,trabalho em um super mercado,minha funçao e encaregado a minha carga horaria diaria e a mesma dos meus funcionarios?

  55. wandersom
    Publicado em 19/02/2011 às 3:20 PM [+]

    oi boa tarde estou com 2 duvidas a respeito do meu trabalho, sou segurança de um hotel em maceió e trabalho de domingo a domingo das 08:00 as 18:00 com 2 horas de intervalo e uma folga semanal na terça feira , pelo que sei estou trabalhando em horario começial ou seja trabalho 8 horas diarias que multiplicando pelos dias trabalhados dá 48 horas semanais , e ao mesmo tempo outros funcionarios da empresa chegam e largam no mesmo horario que o meu , saem as 12:00 no sabado e folgam aos domingos isto esta correto?a empresa se nega que estou trabalhando em horario começial, e tbm a se nega a pagar adicional de periculosidade,quais são meus direito a respeito de horario e adicional

  56. Arnaldo
    Publicado em 26/02/2011 às 6:44 PM [+]

    vou trabalhar em turno…das 6:00 as 14:00,,,,,isso uma semana na outra semana das 14:00 as 22:00…..sempre alternando por semana…..e mais tenho 40minuto pra almoço só que o horario de almoço não entra na soma das 8hs de expidinte coiso minha jornada fica 7:20,,,no sabado vou compessar os 40minutos pra fechar as 44horas…..jornada de sabado fica das 6:00 as 13:20 e o outro torno das 13:20 as 20:20…..isso que a empressa da fazendo estar CERTO…………….

  57. JORGE LUIS
    Publicado em 08/03/2011 às 4:46 PM [+]

    Meu Contrato de trabalho é de 6 horas diarias. Tenho direito de 0,15 min de intervalo.

    Mas, a Empresa tem me escalado por 7.35 horas com uma hora de intervalo,.

    Pagam 6 horas normais +0,35 HEextra.

    Gostaria de saber se está correto.

  58. VANESSA
    Publicado em 09/03/2011 às 2:26 AM [+]

    BOA NOITE.
    GOSTARIA DE SABER A VERDADE….TRABALHO EM UM COMERÇIO QUE EU MESMA ABRO AS 9:40 DA MANHÃ E FECHO AS 18:30 DE SEG A SEXTA….MAIS NO SABADO ELA QUER UE EU FECHO A LOJA AS 16 OU AS 17 HRS, ELA ESTÁ CERTA?
    GOSTARIA DE SABER MAIS TB QUANDO QUE ELA DEVE ASSINAR A MINHA CARTEIRA…COMEÇEI NO DIA 14 DE FEVEREIRO!
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

  59. FRANCIENE
    Publicado em 24/03/2011 às 5:44 PM [+]

    Boa tarde!

    Um colaborador pode trabalhar 6 horas no domingo e ser compensado na semana com 1 folga?

  60. GRASIELA
    Publicado em 08/04/2011 às 1:22 PM [+]

    OLÁ BOA TARDE!
    GOSTARIA DE SABER SE O HORÁRIO DE ALMOÇO ESTÁ
    ENCLUIDO NAS 8 HRS TRABALHADAS DIARIAMENTE?

  61. Lai
    Publicado em 10/04/2011 às 6:11 PM [+]

    Olá trabalho com hotelaria de domingo a domingo tendo uma folga por semana e um domingo no mes sendo que quase nunca tiro esse domingo trabalho 08 horas seguidas tendo como Base salarial 700 reais mas na minha carteira só costa 600 reais como faço meu cacula o valor exato que a empresa tem que mim pagar considerando que eu ñ tiro o uma hora de descanço que mim é de direito?

  62. silva carneiro
    Publicado em 15/06/2011 às 9:18 AM [+]

    trabalho em um supermercado faço uma jornada de trabalho da seguinte forma:bato cartão as 13:30 na entrada e tiro uma hora de almoço e saiu as 22:00 horas . Da segunda-feira a sexta-feira e no sabado das 13:00 as 22:00 quero saber se tenho direito algum dia folga da semana por mês

  63. rodrigo
    Publicado em 15/06/2011 às 9:54 PM [+]

    Boa noite. Bem, eu trabalho em shopping. Entro às 9:30 e saio às 17:00, isso de segunda a sexta e no sábado o horário de saída é as 17:30. Esse horário por ser em shopping que fica aberto 12hs por dia e tem duas escalas, está certo? e quanto ao horário de almoço, quantas horas eu tenho direito?
    att, Rodrigo

  64. RAQUEL
    Publicado em 16/06/2011 às 4:10 PM [+]

    Boa tarde
    Meu nome e Raquel
    eu trabalho de operadora de caixa
    gostaria de saber se a empresa tem direito de dar janta
    pos eu pego no meu trabalho de 13:00hs as 22:00hs

  65. elton
    Publicado em 21/06/2011 às 2:39 AM [+]

    Tudo bem trabalho 6 horas direto por dia, um més das 18 as 24 e o outro das 24 as 6, sou quarda da prefeitura de joia rs, tenho uma folga por semana nunca nos fim de semana, sempre durante a semana meu salario é de 448,00 mais 30 % em sima deste valor o adicional é das 22:00 as 5:00 é de 0,52 a hora, meu salario bruto fecha em uns 615,00, eu gostaria de saber qual a lei e o que ela diz sobre as folgas pois durante ao ano nunca folgo nos fins de semana, e a respeito do salario que é menor que o minimo e os 30% vão em cima dos 448,00

  66. Danielle
    Publicado em 30/06/2011 às 4:59 PM [+]

    Boa tarde!

    Trabalho de 12:00 as 20:00 se segunda a sexta, e sabádo e domingo de 10:00 as 20:00. Tenho uma folga na semana e 1 no final de semana.
    Não recebo pelos feriados e também não recebo quando trabalho no domingo e por uma carga horária de 10:00 seguidas.

    Gostaria de uma orientação sobre meu horário, se está dentro do permitido e se tenho direito sobre receber como horas extras os fériados e domingos em que eu trabalhar?

    Outra situação que passo seria que minha empresa me obriga a trabalhar em um final de semana por mês no sábado e domingo com a carga horária de 20:00 e só me dá uma folga extra na semana. Posso me negar? Isso está correto?

    Att,
    Danielle

  67. eugenio
    Publicado em 07/07/2011 às 11:54 PM [+]

    boa noite gostaria de saber com quantos anos de serviso um guarda municipal se aposenta e qual valor do piso salarial

  68. douglas
    Publicado em 29/07/2011 às 4:14 PM [+]

    a minha dúvida é a seguinte, trabalho oito horas por dia de segunda a sábado (12:00 ás 15 e das 18:00 ás 23:00), e nos domingos seis horas, tenho uma folga por mês no domingo e uma folga na semana, quando folgo domingo não tenho minha folga da semana. Gostaria de saber como calcular minha renda bruta, e se o domingo como é remunerado.

  69. kelly santos silva
    Publicado em 01/08/2011 às 11:33 AM [+]

    Bom sou vendedora de uma loja de roupas trabalho das 09:30 as 19:00 de segunda ha sabado ,com uma hora de almoço esta correto a minha carga horaria.

  70. LUIZ CARLOS MUNIZ SANTOS
    Publicado em 02/08/2011 às 4:40 PM [+]

    Boa tarde,
    trabalho como faturista pego as 7 da manhã e largo as 18 horas para na sexta feira larga as 12 horas , e todo dia tenho 1 hora de almoço , minha pergunta é qual é a carga horaria semanal é de 44 horas ou de 45 horas se for 44 estou trabalhando 1 hora a mas era para eu larga as 11 horas na sexta feira por favor peço que me tire essa dúvida ,. resumidamente trabalho todos os dias 10 horas para na sexta larga as 12horas.

    Grato: Luiz Carlos

  71. Marcelo de Jesus
    Publicado em 05/08/2011 às 5:58 PM [+]

    Trabalho como operador de monitoramento (câmeras CFTV) qual a carga horaria e o salário desta função.

  72. Juscelino
    Publicado em 25/08/2011 às 10:13 AM [+]

    Bom dia, trabalho em supermercado com uma carga horaria bastante excessiva, das 7 da manha as 22:00 hs com 2 duas horas de almoço com direto a folga somente na segunda quinzena do mes, pergunto estou acima do horario permitido por lei, com devo fazer para resguardar meus direitos sem ser demitido.

  73. Karen - Equipe Mundo das Tribos
    Publicado em 25/08/2011 às 2:21 PM [+]

    Olá!

    com relação a maioria dos casos que vejo nesta página, acredito que o mais indicado seria primeiramente verificar no contrato de trabalho assinado no ínicio da contratação para verificar se há detalhamento da carga horária que deverá ser exercida. Então conversar com o supervisor ou o chefe sobre o problema da carga horária de forma amigável para ver o que poderá ser feito para solucionar o problema. E caso isto não resolva, procurar um advogado especialista na área de trabalho para verificar uma outra solução.

    Espero ter ajudado!

    Obrigada.

  74. Erika
    Publicado em 14/09/2011 às 4:46 PM [+]

    Boa tarde,
    Estou com uma dúvida, se alguém puder me ajudar ficarei grata.

    Trabalho como recepcionista numa imobiliária, de segunda a sexta trabalho das 9 às 17 e de sábado ou domingo (a folga é seis por um) trabalho das 9 às 18, cada dia com uma hora de almoço.
    Gostaria de saber se a empresa está correta.

    Obrigada

  75. Karen - Equipe Mundo das Tribos
    Publicado em 14/09/2011 às 10:35 PM [+]

    Olá, Erika.

    É necessário verificar no contrato de trabalho assinado no inicio da contratação para ter certeza de que estão agindo corretamente. Mas a carga horária está correta, levando-se em consideração que são 8hs trabalhadas por dia, com escala para folga. E também é necessário saber se você trabalha com Head Set (aqueles telefones que ficam presos como tiara), pois nesse caso, o permitido por lei, são 6 hrs diárias.

    Obrigada!

  76. carolina
    Publicado em 08/01/2012 às 9:00 PM [+]

    Sou funcionaria pública municipal, efetiva há 18 anos, no cargo de telefonista. Cumpro carga horária de 8h diaria, (segunda a sexta ) tendo carga horária na lei municipal de 8h diarias e 48 semanais. Só soube a pouco tempo que a carga horária de telefonista e de apenas 6h diarias. Tenho direito de recorrer a mudança de horário e cobrar o tempo trabalhado a mais?
    Obrigada.

  77. Andrea
    Publicado em 13/01/2012 às 12:14 PM [+]

    Ola,
    Trabalho em uma empresa, nos seguintes horários:
    Segunda a sexta: 07h30 as 18h – com 1h de almoço
    Sábado: 07h30 as 12h
    No setor administrativo
    Gostaria de saber se esta correto, ou como posso conversar com os meus contratantes.
    Grata,
    Andrea

  78. Nome
    Publicado em 13/01/2012 às 9:31 PM [+]

    Boa noite! Gostaria de saber o piso salarial de uma cozinheira de escola particular e a carga horária permitida. Desde já obrigada!

  79. silvio
    Publicado em 14/01/2012 às 7:50 PM [+]

    gostaria de saber qual e a carga horaria de quem trabalha em monitoramento por cameras e se por ser monitorarado no ambiente de trabalho

  80. André Luiz
    Publicado em 16/01/2012 às 9:05 PM [+]

    Boa noite minha duvida é a seguinte trabalhava tempo integral com adicional noturno, agora trabalho das 00:15 horas até as 8:00 horas a empresa é obrigado pagar o tempo integral o adicional noturno.

  81. Patricia
    Publicado em 17/01/2012 às 8:52 AM [+]

    Bom dia sou registrada com recepcionista trabalho de segunda a sabado . Gostaria de saber se tenho direito a vale refeição e vale alimentação.
    Obrigada

  82. thuany custodio
    Publicado em 27/01/2012 às 9:11 AM [+]

    olá bom dia
    eu trabalha no seguinte horario
    8hs 12hs 13 30 as 18 hrs isso nn esta errado! é de seg a sexta e eu sou dispensada do sabado, anto só trabalho 40 hrs nn estou entendendo preciso de ajuda

    att

  83. suellen
    Publicado em 27/01/2012 às 10:30 AM [+]

    ola bom dia eu trabalho como atedente sou diarista ganho 720 na carteira e 600 na mao no caso tenho tenho 120 de descontos eu acho um absurdo trabalhar 60 horas por semana e folgar 48 horas, por me ajudem gostaria de uma solução…. obrigada suellen

  84. pedro
    Publicado em 27/01/2012 às 11:07 PM [+]

    trabalho de segunda a sado de6 as 14e20
    e na outa semana de 14e20 as 22e36 esta carga horia deveria ser 36 horas ou seja 6 haras dia

  85. ronaldo
    Publicado em 31/01/2012 às 11:38 AM [+]

    Bom dia
    eu trabalho numa gráfica das 14;00 as 22;00 e um sabado alternado
    só que só tem direito que trabalha 12 horas no sabado para fica no outro sabado de folga ,isso esta correto a empresa pode fazer isso

    obrigado

  86. Luiz
    Publicado em 31/01/2012 às 1:59 PM [+]

    Olá, sou professor e trabalho 40 horas que cumpro no periodo de segunda a sexta feira. Neste caso qualquer horas trabalhadas aos s´´abados não seriam extras, uma vez que já cumpri com minha carga horária?

  87. Francisco Junior
    Publicado em 31/01/2012 às 9:37 PM [+]

    Isso você tem que ver diretamente no seu contrato de trabalho, acredito que terá as resposta, ou mesmo procurar seu advogado (isso é importante demais) para você ter as informações corretas!

  88. Cíntia Camargo
    Publicado em 01/02/2012 às 3:44 PM [+]

    Boa tarde!

    Trabalho de segunda a sexta das 8 as 17:48 está correto?

    No aguardo.

    Obrigada

  89. marco
    Publicado em 02/02/2012 às 5:00 AM [+]

    oi trabalho no restaurante 8 horas por dia quanto tempo eu tenho de intervalo.se a empresa nao forneçe alimentaçao.e se ela forneçer qual a diferença de horas. obrigado

  90. Francisco Junior
    Publicado em 02/02/2012 às 5:56 PM [+]

    Carolina, você deve procurar um perito no assunto para poder tirar suas duvidas, o mesmo irá analisar seus documentos e ver o que pode ou não ser feito!

  91. Givanildo
    Publicado em 02/02/2012 às 8:44 PM [+]

    Trabalho em uma Suqueria, como barman, de segunda à sábado, das 7:00 às 16:00. Além de trabalhar nos feriados. Isso é certo? O correto ñ é se trabalhar só 220 hs mensais? Pelos meus cálculos estou trabalhando 270. Me enviem resposta.Obrigado.

  92. abel sabino
    Publicado em 04/02/2012 às 11:15 PM [+]

    trabalho 08 h semanis, tenho direito a 15 min. de café ?

  93. Fabrcio
    Publicado em 08/02/2012 às 6:26 PM [+]

    Trabalho em uma Cozinha Industrial a empresa funciona todos o seu tirei minha folga e se guida teve um feriado e eu não fui trabalhar a empresa me deu falta é correto ? eles alegaram a lei 605 /49
    me enviem resposta quem souber obrigado

  94. ana
    Publicado em 25/02/2012 às 11:20 PM [+]

    Trabalho há 9 meses em uma loja das 10hs as 16:30hs de 2ª a sabado e agora a dona da loja quer mudar meu horário para 2ª a 6ª das 10hs as 17hs e aos sabados das 10hs as 19hs.Ela pode?????

  95. josias
    Publicado em 27/02/2012 às 4:56 PM [+]

    como ser assinante

  96. mateus
    Publicado em 29/02/2012 às 12:04 PM [+]

    Bom dia , trabalho 8 horas por dia 4 no final de semana , não tenho nenhuma folga nos sábados , gostaria de saber se eu tenho direito de ter uma folga no més no dia de sábado …

  97. Rodrigo
    Publicado em 02/03/2012 às 11:17 AM [+]

    bondi trabalho 6 noite 19 as 07 todo os 6 dias e tenho uma folga gostaria de saber se e aceito pelo mini stereo do trabalho

  98. LUH
    Publicado em 05/03/2012 às 1:24 PM [+]

    Trabalho em uma clçinica das 8:00 as 19:00 com intervalo de 1 hora (almoço) preciso saber se esta certo ou o meu horario correto para minha saida seria as 18:00.

    Luciane

  99. ana maria
    Publicado em 06/03/2012 às 7:38 PM [+]

    a emprese que trabalho sou telefonista mas trabalho 6 horas de seg e sexta e aos sabados 4;30hs e descanso 1 por mes , como fica devo estas horas mesmo nao tendo expediente para trabalhar

  100. lene
    Publicado em 13/03/2012 às 6:04 PM [+]

    oi!! quero saber qual a carga horaria de uma recepcionista?

  101. Ulisses
    Publicado em 15/03/2012 às 2:24 PM [+]

    Bom dia, trabalho como projetista de moveis, interiores, em uma empresa, minha jornada de trabalho é das 09:00 as 18:30, com uma hora e meia de almoço. Como trabalho o dia todo no computador, esta certa esta jornada d trabalho?
    Obrigado.

  102. jackeline
    Publicado em 17/03/2012 às 10:07 AM [+]

    trabalho em frente a computador coletando, trabalho das 08 ás 12 e 14 ás 18 horas de segunda a sabado esta correto esse horario?

  103. jose maria vieira
    Publicado em 18/03/2012 às 8:16 PM [+]

    trabalho no hospital de pauini – amazonas no periodo noturno que e das 18:30 as 06:30 e folgo 24hs nao guanho hora extra, estas folgas esta correta?este horario esta correto? sou concursado a 6 anos e de janeiro ate a data atual a gerente de enfermagem radicalizol a escala dos funcionario o que devo fazer ? obrigado

  104. pereira
    Publicado em 21/03/2012 às 12:57 PM [+]

    trabalho no supermercado de domingo a domingo ,,das 13:30 as 21:30 ,,feriado sem hora de janta ,uma folga por semana ….
    Isso está certo ?

  105. lussandro bessa
    Publicado em 31/03/2012 às 12:00 PM [+]

    trabalho na portaria de uma empresa 12 x 36 sem horario de almoço ,e sendo que trabalho os feriados ,e nao ganhamos por isso quais sao os meus direitos como trabalhador?

  106. aluisio
    Publicado em 05/04/2012 às 10:29 AM [+]

    bom dia sou vigilante gostaria de saber se e certo ter que aguarda pela rendição 2hs depois do meu plantão? e se essas horas tem que ser pagas como hora extra? desde ja obrigado!

  107. eduardo
    Publicado em 05/06/2012 às 2:41 PM [+]

    sou guarda municipal comcursado, de acordo co edital tenho que cunprir 40 horas semanais, mas trabalho numa escala de 12 X 36 isto ultrapassa a carga horaria que tenho a cumprir oque devo fazer.

  108. alessandra de araujo
    Publicado em 15/06/2012 às 10:30 PM [+]

    oi gostaria de saber o piso salarial de uma ajudante de berçario

  109. luisa
    Publicado em 10/07/2012 às 12:04 PM [+]

    trabalho 57 horas semanais se eu for mandada embora tenho direito de levar os patroes na justica ? assino folha de ponto nesses horarios como faco pra entrar na justica?

  110. MTJac
    Publicado em 10/07/2012 às 3:39 PM [+]

    Luisa, basta seguir as dicas que colocamos no texto.

  111. GAUCILENE
    Publicado em 11/07/2012 às 7:24 AM [+]

    De segunda a sexta trabalho de de 07:as 15:00,folgo 1 dia,ou sabado ou domingo,mas no dia que trabalho sendo sabado ou domingo,minha escala é de 12 hs ,de 07:00 as 19:00,trabalho de recepcionista na rede hoteleira,está correto?ou teria que ter uma folga durante a semana?

  112. sara
    Publicado em 23/07/2012 às 5:41 PM [+]

    boa tarde ,sobre a jornada de trabalho 12 por 36 eu pego serviço 9 horas da manha e largo 22 horas e faço uma hora de almoço ,trabalhando 13 horas se for contar com essa hora de almoço.ta certo isso?

  113. charles
    Publicado em 23/07/2012 às 11:34 PM [+]

    Boa noite.
    Gostaria de saber quais direitos eu tenho, estou trabalhando em uma transportadora de carga e descarga,e estou na parte da tarde, pego de 1 da tarde e largo as 10 da noite,meu salario e de 700 reais por mês,e ate agora ele não falo se vo receber adicional noturno,poriço gostaria de saber meus direitos,boa noite.

  114. thiago
    Publicado em 24/07/2012 às 10:01 PM [+]

    trabalho em uma empresa de cozinheiro e trabalho de 8 as 17:00 com uma hora de descanso e folgo uma terça por semana e um domingo no mes…quero saber se esta correto esse cargo horario…

  115. LEONARDO
    Publicado em 25/07/2012 às 11:24 AM [+]

    eu trabalho 9 horas por dia sou obrigado a fazer plantão12 horas noturno?

  116. eliana
    Publicado em 25/07/2012 às 11:39 AM [+]

    trabalho 9 horas por dia sou obrigado a fazer 12 horas noturnas 3 vezes no mes isso está certo?

  117. aldimar
    Publicado em 25/07/2012 às 4:55 PM [+]

    trabalho em uma empresa (administradora) de segunda a sabado, no horario de 08;00 as 18;00, com intervalo de 1 hora para almoço.
    não trabalho sabado nem domingo.
    não tenho intervalo para lanche.
    qual seria a minha carga horaria, estou trabalhando com a carga horaria correta?

  118. Cristina Santos
    Publicado em 26/07/2012 às 8:18 PM [+]

    Ola, trabalho como consultora de credito (telemarketing) das 8:45 as 18:00 de segunda a sexta, com uma hora de almoço salario de r$ 680,00 . Na empresa não tem cartão de ponto, a supervisora nos obriga a pagar 3 horas e meia fora desse horário alegando que temos que cumprir 44 horas semanais. Gostaria de saber se isso é correto pois em nenhuma das empresas anteriores que trabalhei existia isso.

  119. Carla
    Publicado em 29/07/2012 às 9:41 PM [+]

    Oi, há 04 anos meu horário de trabalho é de 13:50 às 20:10 durante a semana e de 07:30 às 13:50 aos sábados. A empresa pode mudar o horário da equipe para 14:10 às 20:30, incluindo o sábado, onde a alteração traria maior descontentamento?
    Grata.

  120. MTJac
    Publicado em 31/07/2012 às 4:32 PM [+]

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

  121. wagner fernando pereira
    Publicado em 31/07/2012 às 7:46 PM [+]

    eu trabalho na escala 6×2 a noite das 23:00 as 7:00 a empresa paga o adicional das 22:00 as 7:00 gostaria de saber c esta certo ela paga 220horas por mes eu acho q da mais horas por mes

  122. sabrina
    Publicado em 01/08/2012 às 7:45 PM [+]

    boa noite,

    gostaria de saber se é certo manobrista trabalhar 9 horas por dia durante cinco dias. a cada cinco dias eles dão folga. pode me ajudar?

    obrigada

  123. shirley
    Publicado em 01/08/2012 às 10:26 PM [+]

    Boa Noite
    Meu contrato de trabalho é de 40 hs semanais, trabalho de segunda a sexta, alguns sabados preciso trabalhar das 8:00 as 13;00hs minha empresa não paga hora extra só banco de horas. Se eu faço 5 horas no sabado e vou compensar na semana, tenho direito a quantas horas na semana?

  124. JAMILE
    Publicado em 02/08/2012 às 3:09 PM [+]

    Eu trabalho em uma loja de segunda a sabado das 9:00 ás 19:00 nao tenho carteira assinada, nen recebo um salarioe uma hora e meia de almoço, queria saber se é correto, pois quero corre atrás dos meus direitos.

  125. virginia
    Publicado em 03/08/2012 às 2:09 PM [+]

    trabalho das 8:as 18:00, de segunda a sexta-feira.
    estou trabalhando 1 hora a mais todos os dias?
    trabalho aos sabados das 8 ate 13:00 (recebo extras).
    minha duvida e sobre a carga horaria semanal.
    se devo cumprir 40 ou 44 horas.

  126. joelly
    Publicado em 04/08/2012 às 1:30 PM [+]

    boa tarde trabaho das16:00 até 02:15 da noite sem hora extra sem carteira assinada o que devo fazer os patroes só enrola e uqer nos lesar

  127. andreza
    Publicado em 04/08/2012 às 9:04 PM [+]

    trabalho em uma loja de segunda a sabado..o horario é das 8:30 a 19:00hrs de segunda a sexta no sabado é das 8:30 as 18:00hrs e 1 hora de almoço e uma vez na semana folgo 4horas entro 12:30..sei que esta tudo errado mais tenho medo de exigir meus direitos,e la não para ninguém por isso..o que fazer

  128. simao santana
    Publicado em 05/08/2012 às 2:47 AM [+]

    trabalhos em grafica meu horario e das 21:00 as 05:00 de segunda a sexta e a empressa diz que tenho que trabalhar mais 4 horas por sabado para completar a carga horaria. queria saber se realmente tenho que trabalhar essas 4 horas por sabado ou nao ? e porque ?

  129. roberta
    Publicado em 05/08/2012 às 12:17 PM [+]

    oi, eu tenho duvida em relação a carga horaria, por exemplo desejo entrar em um curso que tem Carga Horaria:35 horas, quanto é isso e em quanto tempo terminarei o curso? obrigada

  130. Alda Sousa Setubal
    Publicado em 06/08/2012 às 8:45 AM [+]

    trabalho de 7:30hrs as 12:00hrs e tenho 2:00hrs de almoço volto as 2:00hes e encerro as 5:30 meu expediente mais nunca sai no meu horário e nunca recebi hora extre ta certo isso?

  131. Ismael Filipe
    Publicado em 07/08/2012 às 11:50 AM [+]

    trabalho 11H por dia de 6 da manhã até as 5 da tarde n recebemos hora extra e só temos 30Min de almoço só folgo no sabado apartir de 12H e o domingo o dia todo, n temos feriados vermelhos a não ser: semana santa e natal. tenho direito de exigir algo ou isso está certo? agradeço desde já.

  132. walquimedes de alcantara moreira
    Publicado em 07/08/2012 às 6:28 PM [+]

    Olá boa noite.
    venho atraves deste pedir informações sobre jornada de trabalho.
    sou funcionario publico federal e meu estatuto é estatutario.trabalho em um museu em minas das 10:30 as 12:30 e de 13:30 as 17:30 de terça a sexta feira,esta correto 1 hora de almço? e quando estiver um feriado que cair dia de semana eu estiver trabalhando as mesmas 1 hora terei direito? outra pergunta,o domingo e feriado que trabalharei eu terei direito em alguma coisa ou seja ganhar em dobro?

  133. maricelia
    Publicado em 07/08/2012 às 6:34 PM [+]

    boa noite amigos! voces sabem qual era a carga horaria para motirista antes da nova lei?
    Obrigada

  134. Lais
    Publicado em 07/08/2012 às 9:04 PM [+]

    Eu trabalho das 06h da manhã as 18h,uma hora de almoço,esta certo …fiquei com duvida…obrigado…

  135. ricardo
    Publicado em 08/08/2012 às 7:57 AM [+]

    Olá, trabalho em uma pequena empresa de 8:00 as 18:00 com uma hora de almoço. está correto ? Sou obrigado a trabalhar aos sabados ?

  136. keyty
    Publicado em 10/08/2012 às 7:08 AM [+]

    uma empresa mim chamou pra trabalhar no domingo a noite das 19:00 as 07:00 quanto eu devo cobra?

  137. joselaine de almeida
    Publicado em 12/08/2012 às 5:47 PM [+]

    ´´ eu trabalho numa confeitaria a 2 anos onde meu horario é das 07:00 as15:20 e sempre foi desta forma, a pergunta que eu faço é por lei eu nao tenho que trabalha 7 hrs por dia onde vai os 20 minutos ,? por favor tire esta dúvida por mim.ficarei agradecida pelas respostas .

  138. wallyson alves felix
    Publicado em 13/08/2012 às 4:36 PM [+]

    trabalho numa empresa de linpeza
    minha caga horaria e segunda,quarta,e quinta, das 7 as 10 e 2 as 6.
    e dia de terca e sexta 7as10 e 3as 9 ta certo minha carga horaria

  139. Elaine
    Publicado em 14/08/2012 às 12:51 PM [+]

    Bom eu trabalho como Assistente Comercial e consegui um emprego que a carga horária é de 44h semanais. A minha dúvida é se sábado é pago normal ou tem que ter acréscimo?

    E se na minha profissão é normal essa carga horária?

    Grata!

  140. MTJac
    Publicado em 20/08/2012 às 7:53 PM [+]

    Olá Roberta, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  141. Bruno
    Publicado em 20/08/2012 às 9:19 PM [+]

    Olá ótima noite gostaria de saber mais sobre carga horária semanal de alguns profissionais como advogados e engenheiro em telecom fiquei sabendo que as cargas horárias desses profissionais são de 40 horas semanais é isso? ou estou equivogado ? e se vcs poderiam me me dar uma dica como ou indicar o site que me explica melhor sobre as cargas horárias de vários profissioinais de segmentos diversos.Muito obrigado pelos os exclarecimentos .

  142. MTJac
    Publicado em 20/08/2012 às 10:11 PM [+]

    Olá Bruno, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  143. Aline priscila altafin Oliveira
    Publicado em 21/08/2012 às 5:54 AM [+]

    se trabalho oito horas por dia ainda vou de sabado das seis as dez tá certo esse horário de trabalho por favor responda isso muito obrigado

  144. Fabi
    Publicado em 21/08/2012 às 1:02 PM [+]

    Gostaria de saber se é legal, funcionários fazerem uma quantidade de horas inferior ao que é estipulado pela empresa, ficando assim sempre negativo com suas horas, para que assim não venham a ter horas extras? E pra diminuir essas horas negativas ter que ab rir mão de uma parte da hora reservada ao almoço?

  145. MTJac
    Publicado em 21/08/2012 às 4:16 PM [+]

    Olá Fabi, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

  146. Derly Gonçalves
    Publicado em 21/08/2012 às 6:30 PM [+]

    Boa noite,

    Tenho uma dúvida em relação a carga de horário de trabalho:-
    Seguinte estamos contratando um funcionário para trabalhar as 44 horas semanais como motorista, só que os dias que ele irá trabalhar é de terça a domingo, daí iremos dar a segunda para ele descansar, pois trata-se de motorista de um veículos para eventos, como de tratar esse caso.

    No aguardo,
    Derly.

  147. MTJac
    Publicado em 21/08/2012 às 7:10 PM [+]

    Olá Aline, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  148. pedro
    Publicado em 21/08/2012 às 9:33 PM [+]

    Eu trabalho 9 horas por dia,sabado ate as 2 horas…isto estar certo.?

  149. MTJac
    Publicado em 21/08/2012 às 10:12 PM [+]

    Olá Pedro, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  150. MTJac
    Publicado em 22/08/2012 às 1:58 AM [+]

    Olá Dery, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  151. MTJac
    Publicado em 23/08/2012 às 1:14 AM [+]

    Olá Jamile, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  152. erica nunes
    Publicado em 23/08/2012 às 9:13 AM [+]

    Olá! Queria saber se no caso de restaurantes fast food, existe uma clausula para a carga horária? Porque trabalho de 08:00 as 17:30, de segunda a sexta-feira e um sabado no mês, com 30 min. de almoço. O meu patrão disse que esse horario é pra recompensar o final de semana que não trabalho e totalizar as horas mensais. A empresa tem direito de estabelecer isso no contrato? E estando no contrato sou obrigada a cumprir?

  153. MTJac
    Publicado em 24/08/2012 às 12:51 AM [+]

    Olá Erica, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  154. francisco
    Publicado em 24/08/2012 às 12:07 PM [+]

    Eu sou carteiro e gostaria de saber se e legal trabalhar 3 horas manipulando cartas pela manha e 5 horas a tarde na entrega de cartas.
    aguardo resposta.

  155. MTJac
    Publicado em 27/08/2012 às 9:28 PM [+]

    Olá Francisco, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  156. MTJac
    Publicado em 27/08/2012 às 9:29 PM [+]

    Olá Cristina, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  157. Ludmila
    Publicado em 28/08/2012 às 11:41 AM [+]

    Bom dia Gostaria de saber como devo fazer as 44 horas semaniais em 5 dias, qual o meu horário de entrada e meu horário de saída. obrigada.

  158. MTJac
    Publicado em 29/08/2012 às 5:23 AM [+]

    Olá Ludimila, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  159. wagner da silva rosa
    Publicado em 29/08/2012 às 9:10 AM [+]

    ola td bm,trabalho na empresa de laticinios meu horario è das 14;20 as 22:35 e sò folgamos no domingo,esse horario està correto?e como seria o horario de seg. a sexta. obrigado

  160. kellia
    Publicado em 29/08/2012 às 3:41 PM [+]

    oi queria saber quantas horas eu tenho nao consigo somar, trabalhava de segunda a sexta de 8;30 da manha ate as 18;30 da noite e no sabado de 8;30 as 17;30 sendo que tinha de trabalhar 44 horas semanais quantas horas eu tenho ,nao quero saber o valor sim a horas por favor me ajudem.

  161. amanda
    Publicado em 29/08/2012 às 9:50 PM [+]

    Irei trabalhar das 14 as 20hs de segunda a sexta e um sabado sim outro nao das 8 ate ao 12 hs quanto devo ganhar , to perdida me ajude
    amanda.

  162. Maria
    Publicado em 29/08/2012 às 11:13 PM [+]

    Sou vendedora numa loja de shopping.
    Eu trabalho das 10 horas as 18 horas.. As vezes tenho que dobrar meu horário de trabalho, ou seja das 10 as 22 horas.
    Ai perguntei para meu chefe se eu tinha direito a 15 minutos de descanso e um lanche, ele disse que não tinha obrigação nenhuma de me dar, pois disse que não estava na lei.
    Gostaria de saber se isto e verdade.

  163. MTJac
    Publicado em 30/08/2012 às 8:57 AM [+]

    Olá Maria, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  164. MTJac
    Publicado em 30/08/2012 às 8:57 AM [+]

    Olá Amanda, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  165. MTJac
    Publicado em 30/08/2012 às 9:01 AM [+]

    Olá Kelia, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  166. MARCIO SERGIO PINTO
    Publicado em 31/08/2012 às 9:10 AM [+]

    TRABALHO DAS 8,00 AS 18,00 HORAS DE SEGUNDA A SEXTA TENHO DIRETO A HORA EXTRA,NO MEU INTERVALO DE ALMOÇO.

  167. MTJac
    Publicado em 01/09/2012 às 1:37 AM [+]

    Olá Marcio, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  168. fatima
    Publicado em 08/09/2012 às 9:24 PM [+]

    esta correto trabalhar de 14:20 as 22:40 de segunda a sabado com 1 hora de janta

  169. elaine
    Publicado em 09/09/2012 às 11:05 PM [+]

    Sou funcionária publica, e trabalho em uma creche como CUIDADOR DE CRIANÇA no qual cumpro 8hs diarias tendo o ensino médio, porém existe um cargo que possui pedagogia ou magistério que é chamado de ATENDENTE DE CRECHE que presta apenas 6 horas diarias e ambas desenvolve o mesmo trabalho com as crianças exceto o planejamento, e nas outras cidades da região, monitores, recreacionistas, educadores infantil todos de ensino médio fazem somente as 6hs diarias, a minha duvida é será que na nossa cidade não esta errado fazer essa jornada de 8hs? ouvi falar que existe uma lei que diz que são 6hs de serviço com crianças.Desde já fico grata pela a ajuda!

  170. JULIANA
    Publicado em 10/09/2012 às 5:25 AM [+]

    Bom dia, preciso com urgencia de ajuda.. hj as 1400h tenho uma reuniao… trabalho ha 12 anos na prefeitura e ha 7 anos faço horas extras diarias prestando serviço para o Programa da saude da família… cheguei para trabalhar e o serviço foi cortado sem justificativa e sem explicação. Gostaria de saber quais são os meus direitos, já que conto com esse salario extra ha 7 anos… grta Juliana

  171. adilson
    Publicado em 11/09/2012 às 3:05 PM [+]

    trabalho como ax.administrativo qual é a carga horaria para essa função?

  172. wanderley
    Publicado em 12/09/2012 às 11:20 AM [+]

    trabalho em um mercado de grande porte de segunda a sexta no período de 8hs,porem no sábado também ,esta correto ou o sábado deferia diminuir a carga de horas.deste já obrigado.

  173. kethelin
    Publicado em 14/09/2012 às 8:32 PM [+]

    Olá , por favor podem me ajudar eu trabalho de seg á sab , de segunda a sexta trabalho 10 horas por dia e sabado 4 horas apenas eu acho que tem alguma coisa errada eles falam que pagam a hora extra mas não sei .gostaria de saber se essa horas que trabalho estam corretas , e ganho o valor do pizo salarial mínimo . aguardo a resposta de vocês obrigada !

  174. MTJac
    Publicado em 15/09/2012 às 9:53 AM [+]

    Olá kethelin, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  175. Erika
    Publicado em 17/09/2012 às 2:10 PM [+]

    Oi queria saber se a impressa pode obrigar os funcionarios a fazem hora extra?

  176. MTJac
    Publicado em 17/09/2012 às 5:34 PM [+]

    Olá Erika, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  177. antonio falcao
    Publicado em 25/09/2012 às 8:05 AM [+]

    trabalhei numa empresa onde tinha uma carga horaria diária de 12 horas de segunda a sexta somando um total de 60 horas semanais, pedi demissão pois a empresa estava atrasando demais os salários, por conta dos atrasos passei a pegar dinheiro do cheque especial e minha recisão não deu nem pra pagar o cheque especial, constei no meu contrato de trabalho que assinei com a empresa uma carga horaria de 8 horas diárias

  178. adenilson
    Publicado em 27/09/2012 às 8:55 AM [+]

    eu trabalho das 14 horas as22 horas,quantas horas estou fazendo,,tenho direito a descanso ounao.eu tenho que trabalhar ao sabado,por me explique,tenham um bom dia

  179. MTJac
    Publicado em 27/09/2012 às 11:21 AM [+]

    Olá Adenilson, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  180. cida aleixo
    Publicado em 28/09/2012 às 6:28 PM [+]

    oi boa noite , trabalho em um mercado das 8:00as17:h sao 8h trabalhadas e paro uma hora p/ almoçar esta certo? uma amiga me falou que e 8horas ja incluso o almoço esta certo?

  181. isael ferreira
    Publicado em 02/10/2012 às 8:03 AM [+]

    SOU INSULFILMADOR DE VEICULOS E TRABALHO 10 HORAS POR DIA DE SEGUNDA A SABADO E QUANTO FALTO MEU PADRAO ME DESCONTA O DIA QUE FALTEI E UM DOMINGO… QUERIA SABER SE ELE ESTA CERTO E QUAL A CARGA HORARIA PARA A MINHA PROFISSAO….EU TRABALHO EM LOJA ,JA O MEU PRIMO TRABALHA NA CONCESSIONARIA E FAZ APENAS 3 CARROS POR DIA E TEM FEZAES QUE EU FAZO 8 POR DIA ,PRECISO DE UMA ORIENTAÇAO.OBRIGADO

  182. MTJac
    Publicado em 05/10/2012 às 7:05 PM [+]

    Olá Isael, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  183. beatriz
    Publicado em 19/10/2012 às 8:52 AM [+]

    oi ,bom dia agora sao exatos 08:44 a minha jornada de trabalho é de segunda á sexta e os sabado são opcionais ou seja (não o brigatoria) todos os dias das 8:00 ás 18:00 e 1 de almoço somando um total de 9:00 por dia isso quer dizer que devo prestar 1 hora como desc. dos sabados ???como funciona isso atento a resposta obg^ ^

  184. MTJac
    Publicado em 22/10/2012 às 5:19 PM [+]

    Olá Sara, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  185. MTJac
    Publicado em 22/10/2012 às 5:39 PM [+]

    Olá Charles, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  186. MTJac
    Publicado em 25/10/2012 às 8:27 PM [+]

    Olá Leonardo, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  187. MTJac
    Publicado em 25/10/2012 às 8:28 PM [+]

    Olá Aldimar, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  188. MTJac
    Publicado em 26/10/2012 às 5:07 PM [+]

    Olá Eliana, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  189. MTJac
    Publicado em 26/10/2012 às 6:13 PM [+]

    Olá Thiago, caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  190. MTJac
    Publicado em 30/10/2012 às 4:03 PM [+]

    Olá Wagner, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  191. Thelma das Dores
    Publicado em 02/11/2012 às 5:13 PM [+]

    Trabalho 06 horas semanais, e finais de semana alternados,sendo: trabalho no sábado 08 horas, folgo no domingo., no próximo final de semana, inverto a folga. e trabalho todos os feriados como dias normais. Qual o meu direito? e recebo apenas o salário do comércio. Queria saber se está certo minha carga horária com o valor recebido.Obrigada!

  192. MTJac
    Publicado em 07/11/2012 às 8:45 AM [+]

    Olá Fatima, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  193. MTJac
    Publicado em 07/11/2012 às 9:03 AM [+]

    Olá Juliana, Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  194. Shirley
    Publicado em 09/11/2012 às 2:56 PM [+]

    Prezada Elaine,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso.

    Abraço.

  195. Shirley
    Publicado em 09/11/2012 às 2:58 PM [+]

    Adilson,

    Vamos desenvolver conteúdo para responder sua questão.

    Abraço.

  196. Shirley
    Publicado em 09/11/2012 às 4:43 PM [+]

    Thelma,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso.

    Abraço.

  197. Shirley
    Publicado em 09/11/2012 às 4:44 PM [+]

    Antônio,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso.

    Abraço.

  198. magda
    Publicado em 12/11/2012 às 11:22 PM [+]

    ola gostaria de saber como faço para mudar minha carga horaria trabalho num consultorio medico e faço em media 11 a 12 horas diarias começo as 13:30 e saio as 12:30 ate mais ou menos.. onde posso recorrer para mudar isso uma vez que meu chefe nao se importa com essa questao trabalhista meu salario é de 1360,00 nao sei se ta dentro dos padroes ou fora se deveria ganhar mais ou simplismente diminuir a carga horaria ou se diminiur ele ira quere diminuir meu salalrio.. por favor peço que me responda no meu e-mail para poder tomar minhas providencias dentro da lei e uma vez q tambem praticamente nao pego ferias alem de 10 15 dias ele compra o restante.. agradeço e aguardo reposta.

  199. Shirley
    Publicado em 20/11/2012 às 2:27 PM [+]

    Magda,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Abraço.

  200. Shirley
    Publicado em 28/11/2012 às 4:07 PM [+]

    Beatriz, após ler as informações acima, se você se sente em dúvida ou lesada, procure um advogado.

    Abraço.

  201. rogerio b. s
    Publicado em 30/11/2012 às 10:41 AM [+]

    quero saber como fuciona essa escala 6por1,dizem q e uma lei q saiu,q o trabalhador nao pode trabalhar 7 dias corrido,trabalha 6 e folga 1e quando trabalhamos sab.,dom. e fer. e pago hora extra.

  202. MTJac
    Publicado em 30/11/2012 às 11:09 AM [+]

    Olá Rogerio,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Boa sorte!

  203. ivonete reis
    Publicado em 07/12/2012 às 11:44 AM [+]

    bom dia!trabalho de seg á quinta 7h e de sexta á sabádo 8h gostaria de saber quantas hs de descanso tenho de seg á quinta,e de sexta á sabado ante já agradeço.

  204. Noely
    Publicado em 10/12/2012 às 3:10 PM [+]

    Olá boa tarde,
    Meu esposo trabalha e das 22:00 á 6:00 , sem intervalo. Dando entrada com 30 minutos de antecedência e saída após 30 minutos, tendo porem uma folga semanal. Gostaria de saber se esta correto.

    Grata

  205. sueli
    Publicado em 11/12/2012 às 10:27 AM [+]

    minha sobrinha trabalha de segunda a sábado de 08 horas as 18 horas, com 1 hora de almoço,agora o patrão dela disse que ela terá de trabalhar aos sábados de 08 horas as 14 horas. Gostaria de saber se ele pode exigir isso, sendo que ele não paga hora extra.

  206. MTJac
    Publicado em 11/12/2012 às 8:40 PM [+]

    Olá Sueli,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  207. MTJac
    Publicado em 11/12/2012 às 8:41 PM [+]

    Olá Noely,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  208. MTJac
    Publicado em 11/12/2012 às 8:42 PM [+]

    Olá Ivonete,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  209. thelma
    Publicado em 16/12/2012 às 3:04 PM [+]

    trabalho de segunda a sexta de 8:00 as 18:00hs e aos sábados de 8:00 as 12:00,sendo que querem que alguns funcionários entrem no local de trabalho de 12:00 ás 16:00,eu pergunto é obrigatório o trabalhador trabalhar depois do meio dia

  210. SARAH LIMA BETCEL
    Publicado em 17/12/2012 às 3:55 PM [+]

    BOA TARDE!

    GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA A CARGA HORARIA, DO
    FUNCIONARIO NO COMERCIO VAREJISTA, COMO SE CONTA, POIS SABEMOS QUE ELES TEM DIREITO A 2 HORAS DE ALMOÇO, ENTRADA DE 7:30 AS 17:30.

  211. Roberto
    Publicado em 28/12/2012 às 5:17 PM [+]

    Olá boa, trabalho de operador de estacionamento em um turno de 12hs dia sendo 4 trabalhando por 2 de folga gostaria de saber se essa escala é válida e se não for qual o meus direitos sobre salários tb pois atualmente tenho uma remuneração de RS. 956,00+60,00 de ajuda de curso gostaria de alguma informação sobre desde já agradeço a atenção ha sou de são jogar dos Campos SP

  212. MTL
    Publicado em 06/01/2013 às 1:14 AM [+]

    Gostaria de saber se por ser trabalhadora rural, a pessoas é obrigada a trabalhar aos domingos e feriados, sem remuneração e sem descanso, qual deve ser a carga horária então de um trabalhador rural? Desde já agradeço, obrigada!

  213. Kécila Matos
    Publicado em 11/01/2013 às 8:18 AM [+]

    Bom dia!
    Eu gostaria de saber se a carga horaria que estou tendo é correta ou nao. Trabalho numa clinica como faturista pego o serviço as 7:00 saio as 17:00 tenho duas horas de almoço e trabalho todo sabado das 7:00 as 11:00.

    Aguardo resposta.

  214. MTJac
    Publicado em 11/01/2013 às 9:11 AM [+]

    Olá Kécila,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  215. MTJac
    Publicado em 11/01/2013 às 9:18 AM [+]

    Olá Sarah,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  216. MTJac
    Publicado em 11/01/2013 às 9:18 AM [+]

    Olá Thelma,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  217. MTJac
    Publicado em 11/01/2013 às 9:20 AM [+]

    Olá MTL,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  218. MTJac
    Publicado em 11/01/2013 às 9:20 AM [+]

    Olá Roberto,

    Caso tenha alguma dúvida ou esteja sendo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas, mas esse tipo de informação deve ser retirada diretamente com um advogado.

    Att,

  219. Janio
    Publicado em 13/01/2013 às 5:04 PM [+]

    Trabalho de 8:00 Ás 20:00 em um mercado, acho que meu chefe está excedendo a minha carga horária. tenho uma folga na semana, e uma hora de almoço de terça a sabado.e ainda trabalho aos domingos todos os meses, e pra completar ele não tem convenio para menores, tenho 17 anos. o que devo fazer?

  220. Braynner
    Publicado em 16/01/2013 às 11:00 AM [+]

    Na mina empresa a carga horaria e de 7:20 ao dia sendo obrigado fechar a carga horaria de 7:20no sabado.
    isso esta correto?

  221. Alexsandro
    Publicado em 24/01/2013 às 8:06 PM [+]

    Gostaria de saber qual é a carga horária para quem trabalha com monitoramento (CFTV). Quem trabalha 12hs tem que folga quantas horas?

  222. wallace
    Publicado em 28/01/2013 às 9:46 PM [+]

    ola, sou digitador com carga horaria de 30 h de segunda a sexta. queria saber se posso trabalhar em mais um emprego , sendo de carteira assinada, e esse emprego teraque ser de quantas horas?

  223. joseneire c. almeida
    Publicado em 31/01/2013 às 1:47 PM [+]

    se eu trabalhar de 6;00ás12:00 sem intervalo e tenho uma portaria de 8:00h estou coberta.

  224. Priscila
    Publicado em 01/02/2013 às 2:24 PM [+]

    trabalho em uma empresa 44 horas semanais, porém a empresa que mudar o meu horario 48 horas , a empresa pode fazer isso sem o meu consentimento ou sim?

  225. emanoel francalino Martins
    Publicado em 01/02/2013 às 9:24 PM [+]

    gostaria de saber si é certo eu trabalhar das

    6 da manha é sai 16 horas

    tenho duas horas de almoço mais eu tenho uma hora a mais
    são nove hora trabalhada
    isso e certo

  226. Alex Fabiano
    Publicado em 02/02/2013 às 4:22 PM [+]

    Olá,
    Trabalhava em uma Comunidade Terapêutica por 10 dias e folgava 4.
    Qtas horas estava trabalhando a mais por mês?
    Certo do seu retorno,

    Alex

  227. carolina
    Publicado em 06/02/2013 às 8:00 AM [+]

    gostaria de saber qual a carga horaria do auxiliar de limpeza da academia

  228. cristiane
    Publicado em 16/02/2013 às 8:47 PM [+]

    Oi, trabalho como op. de caixa em uma farmacia, de segunda a sabado. Gostaria de saber qual é a carga horaria.Querem que eu faça o horario das 09:00 as 18:00 com uma hora de intervalo , isto esta certo?
    Atualmente faço das 13: 00 as 20:00,direto, sem intervalo de segunda a sabado. Será que você pode me ajudar? Obrigada.

  229. giovani
    Publicado em 19/02/2013 às 10:18 PM [+]

    Gostaria de alguma informação sobre o novo sistema de lei que o governo quer implantar para as transportadoras de diversas mercadorias e transporte em geral relacionadas a nova jornada de horário para os motoristas??? será que vai dar certo ???

  230. Alexciana Farias
    Publicado em 21/02/2013 às 10:27 AM [+]

    Trabalhei em uma empresa durante 10 meses com uma carga horaria de 7:30 ao 12:00 e das 13:00 as 17:00 , e aos sábados de 7:30 ao 12:00 , no momento estou comprido o aviso prévio e tenho duvidas sobre o horário que exerci esta função se esta correta e quanto deverei receber do tempo que trabalhei.

  231. Patrícia Caldano de almeida
    Publicado em 24/02/2013 às 4:58 PM [+]

    Olá, boa tarde eu tenho uma duvida em relação á minha função e a minha carga horária. Sou auxiliar adm. em uma empresa, e trabalho seis horas por dia e tenho uma folga fixa semanal e um final de semana por mês, segundo a contadora da empresa o nosso piso salarial não condiz com a nossa função e muito menos com a nossa carga horária, e que devemos trabalhar oito horas por dia, mas a minha dúvida é quando serão as minhas folgas como vai funcionar neste caso já que não vou maios trabalhar seis horas por dia e sim oito???Aguardo resposta.
    Grata!!!

  232. Maria Gomes
    Publicado em 26/02/2013 às 9:03 PM [+]

    A empresa que trabalho reduziu nossa carga horaria para seis horas desde 01 de dezembro de 2012 é verdade que apos 90 dias o empregador tem que conversar com os funcionários para avolta da antiga carga horaria(oito horas) e outra coisa o que acontecer com a empresa quando não deposita o INSS E FGTS que é descontado do funcionário.

  233. regina celia de oliveira dos santos
    Publicado em 27/02/2013 às 10:54 AM [+]

    trabalho de 5:30 as 14:10 de segunda a sabado, sendo que somos liberados as 13:50 por nao tirar uma hora do almoço. O que eu gostria de saber e se a minha carga horaria estar correta e se sou obrigada a trabalhar os feriados. qual e a lei que me a segura caso nao seja obrigatorio trabalhar os feriados, como eu poderia proceder neste caso.(sou tec de hemodialise) obrigado.

  234. viviane
    Publicado em 27/02/2013 às 8:54 PM [+]

    boa noite

    gostaria de saber, uma coisa se o trabalhador trabalha 44 horas semanais ele é obrigado a trabalhar no sabado?

  235. Alexandre de Carvalho Silva
    Publicado em 28/02/2013 às 11:04 PM [+]

    Olá pessoal, gostaria de informações sobre meu trabalho. sou concursado pela prefeitura há quase dez anos, trabalhando em escala de 12 por 36, ou seja trabalho uma noite e folgo outra. Só que agora mudaram minha escala para 5 plantões e uma folga, sendo das 22:00 as 05:00 da manhã. gostaria de saber se está correto? desde já meus agradecimentos!

  236. Michele
    Publicado em 05/03/2013 às 10:13 AM [+]

    O horário noturno tem a mesma carga horaria que o diurno?

  237. edilson
    Publicado em 05/03/2013 às 12:17 PM [+]

    oi eu gostaria de saber se omeu horario esta certo eu trabalho das 22:15as7:oo com enterval das 3;00AS4:00 DURANTE 5 DIAS POR SEMANA .SE EU TENHO QUE FECHAR AS 44:00HORAS SEMANAIS
    SEGUNDO A MEU CHEFE EU FICO DEVENDO 5:00 HORAS .POR SEMANA

  238. Alexssandro
    Publicado em 06/03/2013 às 6:32 AM [+]

    qual a carga horaria para eletricista , e construtoras em sumare sp

  239. Thiesli de Souza Moreira
    Publicado em 06/03/2013 às 5:20 PM [+]

    Boa tarde, estou com uma duvida sobre a minha Carga Horária de trabalho, onde eu trabalho todos temos que trabalhar Oito horas e quarenta e cinco minutos… minha duvida está ai, se o máximo de horas de trabalho por dia é 8:00, porque eu tenho que trabalhar 8:45? estou sendo injustiçado?

  240. Thiago
    Publicado em 08/03/2013 às 4:10 PM [+]

    Trabalho 12 horas por dia do trabalho pra minha casa são 11km e não ganho vale transporte tenho dois anos sem férias queria saber meus direitos eu pedindo pra sair.

  241. marcio
    Publicado em 10/03/2013 às 6:27 AM [+]

    fui contratado pra trabalhar das 21:25 as 4:25 da manha do nada o gerente mudou minha escala entra mais cedo sem saber se funcinário mora longe ou num..ele pode fazer isso?
    A firma nunca deixa fretado na hora de ir embora obrigando a funcionário a fazer extra ou caminhar 6 klm a noite ao ponto mais proximo,eles pode fazer isso sendo que freado descontado do meu salário posso exigilo no horario certo?
    sou obrigado a trabalhar feriado se eu num quiser hora extra ou folga?

  242. daniele.
    Publicado em 12/03/2013 às 5:38 PM [+]

    Estou com problemas trabalho 12 por 36 das 19:00 as 07:00 e não tenho direito a descanso tem alguma regra para quem trabalha com monitoramento de cftv me chefe diz que não só posso sair para jantar me tiveram que tenho que sair para descanso dos olhos pois são 6 monitores com 16 câmeras cada um.

  243. Bruno
    Publicado em 14/03/2013 às 5:10 PM [+]

    minha profissão e de garçom em uma churrascaria
    eu entro de manha as 8:30 e saio 00:00 isso e na semana
    nos finais de semana isso triplica
    entro: 10:00 e saio 01:30 pras 02:00 da manhã …
    isso dar no minimo 18 a 19 Hs trabalhada em um dia que praticamente se torna quase 2 dias …
    outra coisa minha carteira e assinada como se eu ganhaçe 1 salario minimo. mas eu ganho 10% em cima do que eu vender
    e todo dia 7 e descontado o inss 55,00 reais dos meus 10%. cem eu ganhar salario na carteira
    traduzindo eu so ganho o que eu vender se eu não vender nada eu so ganho e NADA somente.. por favor tire minhas duvidas sobre essa senzala kk ops !( churrascaria )
    eslaressa minhas duvidas.. obg pela atenção
    que deus abençoe

  244. andreia
    Publicado em 14/03/2013 às 5:22 PM [+]

    trabalho numa empresa onde sou obrigada a trabalhar 11 horas por dia isso quando nao passa disso, trabalho domingo e feriado so recebo a passagem , eu queria saber se pra cumprir o aviso eu tenho que cumprir também esses horarios, ha trabalho no comercio

  245. barbaro barbosa
    Publicado em 15/03/2013 às 9:28 PM [+]

    boa noite, trabalho em uma empresa de transporte e logística, o horário de trabalho é de: 07:00 as 15:20 e 13:40 as 22:00 , ou seja, dois turnos de segunda a sábado.
    suspeito de estar trabalhando horas a mais devido trabalhar em sistema de turnos. o meu horário é o matutino fixo.
    se puderem me ajudar a tirar esta dúvida agradeço desde já.

  246. jose
    Publicado em 19/03/2013 às 12:45 PM [+]

    trabalho num super mercado como auxilhar de açoqueiro nao ganho horas extras trabalho todo domingo etao querendo tirar a folga q ganho uma ves por semana o dia todo nao ganho periogosidade nao ten proteçao cimtra frio e nen contra perogo nen um,e empreza pos o açoqueiro para rua .e eu e q tenho q fazer desde a limpeza na açoque ate o atendimento grato

  247. Edmur
    Publicado em 23/03/2013 às 3:18 PM [+]

    Trabalho em uma industria Grafica e Editora
    horario noturno das hrs 22:00 as hrs 06:00
    quantos dias na semana devo trabalhar
    E quais o meus direitos e beneficios

    Fico no aguardo de respostas Obrigado

    Att . Edmur

  248. Sueli
    Publicado em 23/03/2013 às 4:09 PM [+]

    Prezados,

    Caso estejam se sentindo lesado por seu empregador, procure um advogado de causas trabalhistas para tentar achar uma solução para o caso, na maioria das vezes, se existe prova, o empregado sempre tem o direito a receber pelas horas que foram trabalhadas e não foram pagas.

    Abraço!

  249. Jossemara
    Publicado em 25/03/2013 às 10:24 AM [+]

    Trabalho 10 horas por dia e tenho 1 hora de almoço, trabalho tambem aos sabados das 8 da manha as 12:00, mas não recebo hora extra nem tenho banco de horas, oque devo fazer

  250. CINTHIA
    Publicado em 26/03/2013 às 7:01 PM [+]

    Ola boa noite. Sou secretaria em uma clinica, e pego no serviço 08:00 e saio 19:30 quase 20:00 , sem ter hora exata de almoço e cafe é tudo na correria mesmo. As vezes estou almoçando e pacientes chegam, sou a unica funcionaria. Acredito que não ah normas, devido que e uma clinica odontológico, e é meu primeiro emprego. O que faço? Esta correto essa carga horaria? Como recorrer mu direitos? Queria saber exatamente meu horário de sair.

  251. Sueli
    Publicado em 26/03/2013 às 11:13 PM [+]

    Cinthia,

    Se você se sente lesada é bom consultar um advogado.

    Abraço!!

  252. alyson
    Publicado em 31/03/2013 às 1:05 PM [+]

    ola boa tardi trabalho como bauconista a um ano de registro tenho 17 anos fiquei 7 meses sem registro. trabalho das 8:00 as 6:00 com 1:30 minutos de almoço de segunda a sexta. no sabado trabalho das 8:00 as 15:00 sem almoço isso ta serto ou nao ? qual os meus direitos ?

  253. Sueli
    Publicado em 31/03/2013 às 3:36 PM [+]

    Alyson,

    Se você se sente lesado procure um advogado.

    Boa sorte!!

  254. Patricia
    Publicado em 01/04/2013 às 6:34 PM [+]

    trabalho de 3 terça – feira a sabado das 9h as 18h com 01 hora para almoço, no domingo trabalho das 9 h as 14 h, folgo toda segunda feira e 01 domingo por mês , gostaria de saber a hora extra do domingo é de 50% ou 100% como calculo.

  255. Any
    Publicado em 02/04/2013 às 8:14 AM [+]

    Bom Dia, tenho duvida dos direitos do trabalhador, vou colocar alguns exemplo e peço que por favor que me esclareça sobre:
    01 – quem trabalha de segunda a sabado de 06:00 da manha ate as 15:00 em restaurante como auxiliar de cozinha,esse horario estar certo? e mesmo constando no papel que tem direito a uma hora de almoço e na pratica essa pessoa não tira,o que pode ser feito pra os dois lados? e feriados essa pessoa tem direito ou não?
    02- Recepcionista de hotel, qual seria a carga horaria pra essas pessoas? sendo que trabalho como recepcionista e minha carga horaria é assim,trabalho dois dias das 07:00 as 19:00 e folgo dois dias, estar correto? ganho um salario minimo mais uma quebra de caixa de 70,00 reais totalizando R$ 700,00 mas não tivemos reajuste salarial, está certo?

  256. Francisco Junior
    Publicado em 02/04/2013 às 11:18 AM [+]

    Não Priscila empresa nem uma pode fazer isso, inclusive isso está no estatuto do trabalhador.

  257. Mônica Nogueira
    Publicado em 02/04/2013 às 1:22 PM [+]

    gostaria de saber qual a carga horaria semanal de trabalho pois sou vigia de uma escola e trabalho de 7 da manhã até as 18 da noite e gostaria de saber se esta correto esse horario, eu tenho apenas uma hora de almoço que é das 12 até as 13 horas e trabalho de 2ª a 6 ª feira? por favor me dê uma luz?

  258. Fernanda Silva
    Publicado em 02/04/2013 às 2:30 PM [+]

    Trabalho 9 horas diarias como recepcionista e tenho uma folga por mes gostari de saber oq posso fazer pra recorrer sobre meus direitos

  259. Francisco Junior
    Publicado em 02/04/2013 às 8:35 PM [+]

    Emanuel uma empresa não pode mudar o contrato de trabalhado do empregado sem o consentimento do mesmo, caso isso ocorra, ou seja, caso seja alterado sua carga de horário sem sua autorização é interessante que você vá ao RH da empresa e procure resolver a questão de forma amigável. Obrigado.

  260. Francisco Junior
    Publicado em 02/04/2013 às 10:20 PM [+]

    Carolina por lei todos os trabalhadores devem ter no máximo 44 hs por semana, você pode procurar um contador e ser informar melhor, sobre a proposta feita pelo empregador.

  261. Francisco Junior
    Publicado em 04/04/2013 às 5:25 PM [+]

    Any em casos como de pessoas que trabalham em cozinhas, tudo deve ser conversado de forma amigável entre o empregador e empregado, assim pode-se ajustar ou adequar-se aos horários dentro do que beneficiam um e ao outro também

  262. Francisco Junior
    Publicado em 04/04/2013 às 6:43 PM [+]

    Monica quantas de trabalho você tem na semana? Some esses horários sendo que o horário de trabalho normal é de 44 semanais, mas é sempre bom conversar com o empregador e ver os detalhes, lembre-se também que você não trabalha aos sábados.

  263. leilane
    Publicado em 05/04/2013 às 11:48 AM [+]

    Achei muito interessante a explicação, mas tenho uma dúvida.
    Quando a pessoa está em fase de reabilitação do INSS, qual a carga horária a ser exercida na empresa? a lei estabelece redução?

  264. Luciano
    Publicado em 05/04/2013 às 1:31 PM [+]

    Boa tarde
    Sou moto boy em uma pizzaria ,no horario das 17 às 24 hs com descanso aos domingos.
    A mesma não ofereçe horário para jantar e nem o jantar(lanche etc),
    Gostaria de saber mesu direitos

  265. monica
    Publicado em 05/04/2013 às 5:25 PM [+]

    ola ,queria saber se mesmo um vendedor que ganha fixo mais comissão é trabalha 9h por dia e7h no sabado , sem horas extra é certo? pois sei que a sua carga horaria é normal de 8 horas por dia e 44 horas semanais ,mais no caso essa carga horaria é do comercio certo ,minha duvida é um vendedor que ganha comissao tambem é valido? obrigada.

  266. Marilene Quaresma
    Publicado em 05/04/2013 às 6:45 PM [+]

    Eu Sou Domestica e quero saber qual e a minha carga horaria,quais são os meus direitos de meio turno trabalho dois sabado e folgo dois sabado ta correto e o meu horario que eu fasso e das 8:30 ate as 13:40

  267. Karla
    Publicado em 05/04/2013 às 6:52 PM [+]

    Marilene dentro de 5 dias no máximo vamos publicar uma matéria que o ajudar em sua duvida, no entanto acompanho o MT diariamente, para que você possa ler e tirar suas duvidas, enquanto isso aproveite e leia nossos outros artigos. Obrigado.

  268. Inha
    Publicado em 10/04/2013 às 10:45 AM [+]

    Trabalho num call center há 2 anos e 7 meses onde sempre fui ativa,trabalhando com vendas e comissões,de segunda a sexta(30hs semana).Agora a empresa quer me transferir para um produto onde trabalharei de domingo a domingo,receptivo sem comissão.Sou obrigada a ir,pois fui pressionada onde me disseram que sou obrigada e se eu não quiser que eu pedisse demissão.Me ajude!!!!!!

  269. Renato
    Publicado em 10/04/2013 às 2:51 PM [+]

    Tenho um restaurante e não posso dar folga para minhas funcionárias no horário de almoço, somente depois que se encerra o atendimento, isso por volta das 14:00, é possível que se faça a a carga horária de 8 horas ininterruptamente? ou tem que haver intervalos? se houver intervalos eu devo esticar o horário para fechar a carga horária?

  270. MARCOS ALONSO
    Publicado em 10/04/2013 às 11:38 PM [+]

    posso contratar doméstica por 2 horas diarias de 2ª a 6ª feira e pagar proporcional à carga horária? Ela não é minha empregada no momento.
    Se possivel, como ficaria os encargos, tipo inss e fgts se for aprovado?

  271. sueli
    Publicado em 11/04/2013 às 12:00 AM [+]

    olá sou vendedora em uma loja de madureira trabalho sábado de 9:00 as 18:00 e não ganho horas extra, isso é correto? e só tenho meia hr de almoço.

  272. RENATO DIAS
    Publicado em 11/04/2013 às 3:50 AM [+]

    Bom dia,a minha duvida e a seguinte, trabalho de 22:00 as 05:20 ,inicio da semana e domingo ,entro domingo as 22:00 saio 05:20 de segunda feira .Gostaria de saber se essas duas horas de domingos para segunda a empresa tem que pagar a 100% ,sabado é minha folga.

  273. Karla
    Publicado em 11/04/2013 às 11:05 AM [+]

    Maiza, você precisa antes de mais nada, ter um contrato de trabalho assinado com eles, seja com carteira assinada ou contrato de prestação de serviços. Em ambos os casos todo trabalhador deve cumprir a jornada de trabalho de 8 horas, seja dia, seja noite. É importante colocar que horário de almoço é 1:30 não duas horas, no caso 2 horas é se você quiser colocar no contrato. Procure uma ajuda melhor especializada, como seu contador, ele poderá lhe das as devidas informações como até mesmo estipular o contrato.

  274. Karla
    Publicado em 11/04/2013 às 11:40 AM [+]

    Renato acima de tudo lembre-se que trabalhar em restaurante é muito exaustivo, sem contar que você precisa negociar com com seus funcionários, e claro que os mesmos sejam e estejam de acordo.

  275. CARLOS
    Publicado em 11/04/2013 às 7:48 PM [+]

    TRA BALHO 60 HORA SEMANA MAS NO FINAL DO MES SO 30 HORA EXTRA PARA RECEBER ESTA CERTO

  276. Patricia
    Publicado em 11/04/2013 às 11:05 PM [+]

    Trabalho 06×01 ganho 2hs por dia mas nos domingos nao ganho nenhuma hora e sempre trabalho aos domingos sou balconista e gostaria de saber meus direitos! Obtigada

  277. Diogo
    Publicado em 12/04/2013 às 2:20 AM [+]

    Senhores bom dia,

  278. michelle
    Publicado em 12/04/2013 às 8:16 AM [+]

    oi,trabalho das 9:00 até 6:45, mas nunca fechamos esse horario sempre 7:00 ou 7:30 sendo q na semana tenho direito a 1h e 30 de almoço e 1h aos sabados, sendo q entro 8:15 até 5:45 qu tbm ñ fecha esse horario sempre passa, e ele ñ paga hora extra e ñ batemos pontos nem nada,como saber quanto de horas a mais q trabalho??? e tenho direito por lei a essa horas???tenho quase 4 anos nessa loja… sem contar q voltei de licença maternidade e ele me rebaixou a carteira ao me registrar e ñ quer me pagar beneficio algum ,me ajudem ñ sei o q fazer ,pois ele quer q eu peça as contas e tenta fazer com q eu faça somente serviços de faxina na loja pra me precionar a me demitir. . .

  279. Karla
    Publicado em 12/04/2013 às 10:28 AM [+]

    Marcos dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  280. Karla
    Publicado em 12/04/2013 às 6:15 PM [+]

    Ola Sueli , isso depende do seu contrato de trabalho , sobre os horários aos sábados e sobre horas extras .
    Mas reveja com eles o horário de almoço, tem que ser no minimo 1 hora . Obrigada.

  281. valdo
    Publicado em 13/04/2013 às 9:38 AM [+]

    Bom dia,gostaria de sabe o seguinte ; eu trabalho de segunda a sábado de 08 as 12 e das 14 as 18 e as vezes na mesma empresa fica ate as 10 horas ou ate mas ,não recebo hora extra e não tenho folga,gastaria de sabe se eu tenho direita a um folga por mês ou por semana.

  282. marcia
    Publicado em 15/04/2013 às 7:06 AM [+]

    trabalho no shoping na praça de alimentaçao e trabalho das 14:00 as 23:00 e certo! e tiro uma hora de intervalo e justo ou não!

  283. Karla
    Publicado em 16/04/2013 às 10:54 AM [+]

    Carlos dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  284. Karla
    Publicado em 17/04/2013 às 7:53 AM [+]

    Patricia dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado

  285. Karla
    Publicado em 17/04/2013 às 8:25 AM [+]

    Michelle dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  286. mara
    Publicado em 19/04/2013 às 7:56 AM [+]

    bom dia! sou recepcionista em uma empresa ,meu horário de trabalho é das 07:00hs as 17:00hs de segunda a quinta e nas sextas das 07:00 as 16:00 hs ou seja trabalho de segunda a sexta-feira .gostaria de saber se esse horário esta correto?

  287. Karla
    Publicado em 19/04/2013 às 8:02 AM [+]

    Valdo dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  288. TAR
    Publicado em 19/04/2013 às 11:40 AM [+]

    bom dia, trabalho numa loja meu horario de trabalaho de segunda a sexta é de 09:00 as 19:00 e tiro uma hora de almoço e sabado é de 10:00 as 19:00 . esta correto esse jornada de trabalho ?

    grato!!!

  289. Graziele
    Publicado em 19/04/2013 às 2:29 PM [+]

    ola , trabalho em uma loja de roupas , e entro as 8:30 ate 18:00 de segunda a sabado , e tenho apenas 1 hora de almoço .. e eles nao pagam hora extra , esta correto isso ?

  290. Karla
    Publicado em 21/04/2013 às 1:05 PM [+]

    Marcia dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  291. Digão
    Publicado em 22/04/2013 às 1:34 PM [+]

    trabalho de segunda a sexta de 8 às 18h. e tenho que revezar com colegas aos sábados. Eu sou obrigado a trabalhar nestes sabados? se eu bater o pé para não trabalhar a empresa pode me demitir?

  292. Ana
    Publicado em 22/04/2013 às 2:32 PM [+]

    Sou gerente e farmacêutica de uma empresa e trabalho 49 horas semanas na teoria, mas fico a disposição caso a empresa precise, sendo assim, gostaria de saber se isso está correto, já que não recebo hora extra e em outro estado a mesma empresa tem o quadro de horario diferente, issoé correto?

  293. Lais
    Publicado em 22/04/2013 às 7:25 PM [+]

    Olá, passei num concurso da minha cidade e a carga horaria semana é de 40 horas. Me disseram que quando eu faço o horário corrido (sem horário de descanso) que a carga horária diaria diminui. Isto é verdade?? Se puderem esclarecer minha duvida, agradeço! Sem mais, aguardo.

  294. Évelyn
    Publicado em 24/04/2013 às 1:37 PM [+]

    Sou projetista na area de modulados e tenho dúvidas a respeito do que seria o correto para minha area de trabalho.
    Sou comissionada mas não recebo nenhuma porcentagem das comissões em carteira, então entendo que minha carga teria que ser considerada de 6 horas diárias, ou até 36 semanais, mas não sei se é isso.
    Fico muito grata se puderem me ajudar.

    No aguardo.
    Évelyn.

  295. Edna Bolgar
    Publicado em 25/04/2013 às 11:15 AM [+]

    qual a carga horario de trabalho pra quem trabalha no comercio? Neste caso sou Tosadora, trabalho em um petshop que funciona das 09h00 as 18h00 de segunda a sexta e das 09h00 as 15h00 de sabado!

  296. Amanda
    Publicado em 25/04/2013 às 4:54 PM [+]

    Boa Tarde, trabalho 10 horas por dia, sendo que entro as 8 e saio as 18, de segunda a quinta e de sexta feira, entro as 8 e saiu as 17 esta correto????

  297. danilo
    Publicado em 25/04/2013 às 10:44 PM [+]

    gostaria de saber se isto é correto.. trabalho de segunda a quinta das 06 as 16 e sexta-feira das 06 as 17.. isso é normal ?

  298. Karla
    Publicado em 26/04/2013 às 10:21 AM [+]

    Mara dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  299. Daniele da Cunha
    Publicado em 26/04/2013 às 10:53 AM [+]

    Bom dia! Gostaria de saber se é correto trabalhar de segunda à sexta – feira de 8h ás 18h?

  300. marrana
    Publicado em 29/04/2013 às 6:10 PM [+]

    trabalho no periodo integral tem como mudar meu contrato para q eu possa trabalhar meio turno

  301. alexandre
    Publicado em 02/05/2013 às 7:39 PM [+]

    Ola. a minha duvida eh que trabalho numa tercerizada na toyota em sorocaba e aumentaram nissa carga horaria para acompahar a emoresa mas a toyota. faz o hirario das cinco da tarde ate as uma e trinta e sete e ique pasaar eh hora extra ja conosco foi aumentado a carga por obrigaçao sendo agora a entrada as. cinco da tarde e saida aa duas e quarenta e cinco somando 47,25 hrs semanais ae o correto eh as quarenta e quatro entao estamos trabalhando tres horas di graça ? aem mais obrigado

  302. albano jose benigno
    Publicado em 03/05/2013 às 5:32 PM [+]

    eu queria saber se a hs de almoco e incluida
    nas
    8
    hs trabalhada ou se a hs de almoco e aparte

  303. Angelica
    Publicado em 05/05/2013 às 12:22 PM [+]

    Ola!
    Trabalho 3vezes por semana,posso fazer hora extra?

  304. marcelo araujo
    Publicado em 06/05/2013 às 3:59 PM [+]

    trabalho na usiminas, de revezamento de 3 turno de 8hs, mas já 2 semans que estamos fazendo 12hs por dia e folgando só 36 horas isso é correto?

  305. edhy
    Publicado em 07/05/2013 às 2:35 PM [+]

    oi ! …eu trabalho 8 horas por dia .e gostaria de saber quantas horas eu tenho que trabalhar no sabado ?
    eu trabalho das 14:00as 22 :00 na semana e aos sabados meu chefe quer que eu trabalhe das 7:30 as 14:00 sendo que eu trbalho sabados alternados !
    gostaria muito de saber como tem quer ser a minha carga horaria aos sabados !
    obrigada, é urgente !

  306. maria claudia
    Publicado em 08/05/2013 às 10:31 AM [+]

    trabalho em restaurante , das cinco da tarde ,mas nao tem hora pra fechar ,normalmente trabalhamos ,ate as 23hs.a folga era aos domingos ,mas agora ela quer abrir aos domingos , e vamos trabalhar sem remuneraçao ,ela alega que nao cumprimos carga horaria estabelecida pela lei ,diz que nos devemos ate horas a ela .ela estar certa ou errada ? aguardo respostas porfavor.

  307. Carlos José
    Publicado em 08/05/2013 às 8:24 PM [+]

    Sou motorista em um pet shop e meu horário de trabalho é das 09:00 às 18:00 hs. De segunda à sábado. Recebo horas extras somente do que passar das 18:00, gostaria de saber se a carga horária de 44 horas semanas é valida para todos os trabalhadores , e se for. Devo reclamar essas horas excedentes? Agradeço a atenção desde já.

  308. kelly
    Publicado em 10/05/2013 às 11:33 AM [+]

    eu gostaria de saqber cais sao menor carga horaria para curso tecno. o brigada.

  309. robison
    Publicado em 04/06/2013 às 10:31 PM [+]

    Eu sou de belo horizonte (MG) trabalho em uma marcenaria aqui em BH eu queria saber qual e a carga horaria semanal certa de trabalho de um marceneiro.(obs.. trabalho das 8 da manha ate as 18 horas).

  310. carlos
    Publicado em 05/06/2013 às 2:18 PM [+]

    oi, eu trabalho em uma loja de material de construçao, e queria saber qual a carga horaria q eu tenho que cumprir? Eu trabalho das 7 as 11 e 30 da manha e das 13 e 30 as 5 e 30 de segunda a sexta e no sabado das 7 ao meio dia. e so recebo apenas o salario minimo com desconto. de quanto mais eu tenho direito de receber? obrigado pela infomaçao

  311. Lucimara
    Publicado em 06/06/2013 às 11:01 AM [+]

    eu gostaria de saber qual seria o meu horario de saída do trabalho,sendo que á entrada é as nove da manhÂ,e trabalho normalmente aos domingos,folga na segunda.(de terça à domingo).obrigado desde já.

  312. JESSICA
    Publicado em 06/06/2013 às 7:12 PM [+]

    Gostaria de saber se uma empresa pode ter cargar horarias diferentes?

  313. maria leila azevedo
    Publicado em 06/06/2013 às 8:22 PM [+]

    quero saber meu horário de almoço,e o horário aos sábados sem extas,se trabalho no sábado das 8 da manha as 14 da tarde, sem tenho direito de um almoço pago pele meu patrão ou um lanche,e se ultrapassar, meu horário das 18 se tenho direito a extra e se no sábado posso ir ate as 14 sem extra.

  314. Alexanadre
    Publicado em 06/06/2013 às 10:36 PM [+]

    trabalho em um restaurante 8 horas por dia no cargo de atendente
    com uma folga na semana e 1 domingo por mês
    se eu faço hora extra meus patroes me falaram que so paga se eu passar das 220 horas por mês
    isso é correto ? , e eles alegaram que eu devo horas para a empresa
    que eu devo pagar as horas em eventos fora da jornada de trabalho é correto isso ?

  315. Francisco Junior
    Publicado em 07/06/2013 às 12:29 PM [+]

    Pode sim Jessica, desde que esteja dentro das condições legais do trabalho conforme as Leis Trabalhistas.

  316. dagoberto nogueira
    Publicado em 07/06/2013 às 10:00 PM [+]

    eu trabalho 12hs direto ,trabalho três dias na semana das 18;00 hs as 06;00 hs dentro do posto de serviço
    tenho q cumprir 40 hs semanais nos meus cálculos esta dando 42 hs estou certo ou errado

  317. DIEGO
    Publicado em 10/06/2013 às 11:19 PM [+]

    boa noite gostaria de saber desde quando essa lei que 52 min e 30 segundos equivalem a 1 hora? pois eu trabalhava das 18:00 as 04:00 e a 2 meses a empresa falou que entrou uma lei nova e passou meu horário para 18:00 as 03:00 desde já agradeço.

  318. Marcelo
    Publicado em 11/06/2013 às 9:22 PM [+]

    Olá tudo bem?Gostaria de saber qual a carga horaria a CLT estabelece semanalmente para coletores de lixo.Desde já agradeço a atenção e muito obrigado.

  319. francisca
    Publicado em 25/06/2013 às 11:10 AM [+]

    trabalhor em uma loja de roupas de 9 as 19 , e minha chefe n quer que eu saia mais cedo, n tenho carteira assinada oque devo fazer?

  320. Eliane
    Publicado em 27/06/2013 às 9:59 PM [+]

    Oi!Tenho uma duvida quanto a minha carga horaria…Trabalho em comercio,de segunda a sexta trabalho das 8:20hs as 18:00hs com 1hora e 40 de almoço(total 8hs por dia), de sabado das 8:20hs á 13:00hs (4hs e 40min). Somando da um total de 44hs e 40min semanais. Acredito que estou trabalhando 40 min à mais toda semana o que dá 2hs e 20min por mês…O correto por lei é no maximo 44hs semanais, o que devo fazer quanto a isso?? Aguardo uma ajuda…obrigado

  321. jakeline
    Publicado em 11/07/2013 às 7:09 AM [+]

    preciso saber se essa carga horaria de 44 hs trabalhado e obrigatório no mundo todo ou se existe a porsibilidade de a que em jaguárari-BA a carga horaria diferente pra vendedor de varejo em loja???
    e qual o salario de vendedor em jaguarari-BA????

  322. Angela
    Publicado em 12/07/2013 às 4:22 PM [+]

    Boa tarde, tenho duvidas sobre meus horários, bom como sou vendedora de uma escola de idiomas, meus horários não são fixados porém tenho que fazer 9 nove horas por dia com uma hora de almoço, e tb trabalho aos sabados mais 3 hs, e além disso sempre me colocam para fazer serviços pra fora como panfletagens dias de semana como tb aos domingos e não ganho nem horas extras por isso está correto? na minha carteira sou registrada como Assessora Comercial.

  323. sheila
    Publicado em 27/07/2013 às 10:24 PM [+]

    meu esposo trabalha de manobrista em uma empresa de onibus das18;30 as2;30 de segunda a sexta e 19;40as4;00 e tem todos os dias 1;10 de janta todos os dias . esta correta essa carga horaria?

  324. sheila
    Publicado em 27/07/2013 às 10:36 PM [+]

    meu marido trabalha de segunda a sexa das 18;40 as 2;30 e sabado das 19;40 as 4;00 isso com 1;10 de janta todos os dias . esta correta essa carga horaria?

  325. jo silva
    Publicado em 05/08/2013 às 5:48 PM [+]

    sou cozinheira escolar trabalho 06,30 as 16,18 de segunda a sexta com 1 hora de almoço preciso saber se esse ta certo .

  326. jussara
    Publicado em 06/08/2013 às 8:19 AM [+]

    trabalho em uma padaria de 12:00 as 20:00, de segunda a sabado, como saber se meu horario ta correto.

  327. Karolinne
    Publicado em 06/08/2013 às 12:32 PM [+]

    Olá, boa tarde ! Minha dúvida é : Trabalho de Segunda à Sábado, sendo Sábado sim e outro não. Na semana é no horário de 08:00hs às 18:00hs com uma 01 hora de almoço e aos Sábados de 08hs às 12hs e não ganho hora extra. Pelo que já li e ouvi está errado a minha carga horária, o que devo fazer ? Agradeço desde já.

  328. Antonio
    Publicado em 14/08/2013 às 2:23 PM [+]

    sou funcionario do municipio qual a carga horara,que eu posso trabalha por meis.

  329. Natalia
    Publicado em 22/08/2013 às 1:10 PM [+]

    Desde de quando entrei na empresa trabalho 8 horas diarias, das 8 as 12 e 13 as 17. Depois de 1 ano sem registro, ele me registrou e quer que eu trabalhe mais 4 horas, é pra mim sera ruim pq tenho q pegar o onibus da faculdade! me ajuda

  330. Daniel
    Publicado em 25/08/2013 às 8:56 PM [+]

    Sou Motorista minha carga hor. é de 8hs.Se hj o meu trabalho terminou em 6 hs,pq acabou o trabalho.Amanha eu trabalho 14 hs. O meu
    empregador pode compensar um dia pelo outro ou deve me pagar hora extra do restante?

  331. Igor
    Publicado em 11/09/2013 às 3:57 PM [+]

    Trabalho em uma construtora e cumpro minha jornada de 44 horas semanais mais as vezes querem que eu trabalhe aos sábados gostaria de saber se é obrigatório eu trabalhar aos sábados?

  332. valentina
    Publicado em 19/09/2013 às 10:21 AM [+]

    gostaria de saber qual é a carga horaria de uma massagista em uma clinica de estética e a carga horaria de uma estetiscista.

  333. Andre Araujo
    Publicado em 25/09/2013 às 2:55 PM [+]

    Olá boa tarde!!

    Eu trabalho no turno de 4×2, trabalho de 20 à 21 dias p/ mês, dois dias e duas noites de 12 horas cada. gostaria de saber como é feito o cauculo, pos minhas horas extras nao passam de 50 hs.
    Ao completar quatro dias de trabalho eu saio as 07 hs da manhã ja folgando isso esta correto?

  334. Andre Araujo
    Publicado em 25/09/2013 às 3:02 PM [+]

    eu trabalho20 dias de 12 hs, com 1h de intervalo, sendo 10 noites e 10 dias; quantas horas extras eu tenho direito de receber. já que não faço mas de 40hs, quantas horas eu tenho por direito?

  335. Keila
    Publicado em 27/09/2013 às 7:44 AM [+]

    Bom diia! Minha principal dúvida é se eu estou cumprindo um horário correto de trabalho. Pego as 7 da manhã, saio para almoço de 12 as 13 hrs, e largo serviço as 16 hrs.

  336. Cássia
    Publicado em 01/10/2013 às 7:26 PM [+]

    Boa noite!

    Fui em uma entrevista pra vaga de auxiliar de vendas e a carga horária é de segunda a sexta de 8h as 18h, isso está correto?

  337. patricia
    Publicado em 07/10/2013 às 8:58 AM [+]

    trabalho em um varejao de segnda a sexta 12as 20hsem horario de descanso.sabado7 as 13heoutro 11 as16h um domingo7 as12h tenho 2domingos de folga .quando trabalho no domingo folgo na treca .os domingo que trabalho ganho 30reais.meu padrao nao quer me dar1h intervalo e ainda dizque devo horas pq tenho que ter 220h trabalhadas ao mes.e justo o que ele diz ou eu do certa?

  338. Enoque junior
    Publicado em 18/10/2013 às 11:26 AM [+]

    bom dia eu gostaria de saber se a carga horário da empresa onde eu trabalho esta correta, eu trabalho no horário da noite que é das 22:00 as 06:00 de segunda a sexta, só que aos sábados é das 00:00 as 10:00 do domingo esta correto desde já agradeço a atenção

  339. jorge antonio gonçalves
    Publicado em 25/10/2013 às 1:53 PM [+]

    trabelhei numa empresa das 11:00 as 23:00,so tinha uma hora de almoço ,eu naõ teria horario de janta nesse caso .
    numa escala 12×36.

  340. leonardo rocha
    Publicado em 31/10/2013 às 1:16 PM [+]

    bom dia pego as 6 da manhã e ñ tenho hora pra sair mas hontem larguei bem tarde as 11 horas da noite pegando as 6 da “manhã” minha duvida e se tenho direito a folga no outro dia?

  341. aiache
    Publicado em 03/11/2013 às 3:04 PM [+]

    trabalho no samu 14 plantoes a noite de 12 horas sem intervalo para de 19 as 7 desses 5 no fim de semana sabados e domingos e feriados.minha garaga horaria e de 40 horas semanais. esta certo minha carga de trabalho

  342. antonio pinto
    Publicado em 07/11/2013 às 4:55 PM [+]

    0 q O Casiona uma advetencia por escrita? e au assinar tenho dereit em uma segonda via ?

  343. ADRIANA
    Publicado em 08/11/2013 às 4:48 PM [+]

    SOU SECRETARIA NUMA CLÍNICA CARDIOLOGICA, TRABALHO DE SGUNDA A SEXTA FOLGANDO NO SÁBADO CERTO? RETORNANDO AOS DOMINGOS, TEM QUATRO ANOS QUE TRABALHO TODOS OS DOMINGOS SEM RECEBER NADA POR ISSO NUNCA FOLGUEI UM. DOMINGO. GOSTARIA DE SABER SE SAINDO DA CLINICA EU TENHO DIREITO DE RECEBER ALGUN DIREITO.

  344. maria sueuda da silva
    Publicado em 21/11/2013 às 7:30 AM [+]

    trabalho na enfermagem de segunda a sexta de 23:00 as 06:00 noturno
    no meu contrato a carga horária é de 44 hs semanais, só que onde trabalho só funciona de segunda a sexta, mais quando tem extra aos
    sábados eles não me pagam hora extra dizendo que já me pagam por
    isso, mais quando eu venho dar extra no sábado cade a DSR, adicional
    noturno e quando passa da meia noite domingo já é 100% ,eles não me pagam nada disso, estou certa? por favor me orietem por favor

  345. anny
    Publicado em 07/12/2013 às 12:43 AM [+]

    qual é a carga horaria de um repositor em um super mercado sendo que trabalhamos de seg a sab da 14 as 21 e um e dois domigos no mês das 7 as 14 sem foga e sem extra isso certo ?

  346. tatiane
    Publicado em 08/12/2013 às 11:10 PM [+]

    trabalho em shopping. 8 horas diárias de segunda a sábado e um domingo sim outro não….gostaria de saber se a carga horária está correta pois antes eu trabalhava apenas 6 horas de segunda a sábado e um domingo sim um não?

  347. adriana
    Publicado em 11/12/2013 às 2:29 PM [+]

    eu trabalho em uma metalurgica a noite. das 22:00 as 07:00 esta correto?

  348. Mauricio Monteiro
    Publicado em 11/12/2013 às 9:52 PM [+]

    Boa noite, gostaria de saber qual atitude tomar, pois trabalho a noite(regime 12/48) num hospital publico e não estou recebendo o adicional noturno, como proceder e o que fazer em caso de retaliação por buscar este direito?

    Agradeço pela atenção.

  349. franklyn a. brito
    Publicado em 12/12/2013 às 11:27 AM [+]

    trabalho em uma empresa terceirizado trabalho 13 horas com 1 hora de descanso e fogo 35 horas pego no trabalho de 18 horas e saiu de 7 horas esse horario ta certo

  350. GESIELE
    Publicado em 18/12/2013 às 6:19 PM [+]

    Boa tarde!
    trabalho numa empresa na área educacional minha jornada é das 11 hora. as 20 horas com 1 hora de almoço, gostaria de saber se tenho o direito de sair do meu setor com intervalos de 10 min.,pois trabalho exercendo a função direto com computador e cobrança?

  351. george bento coelho
    Publicado em 24/12/2013 às 10:13 PM [+]

    eu trabalho 24horas e forgo 48 horas qual e meu direido de horas extras

  352. BRUNO CAMPELO
    Publicado em 28/12/2013 às 12:07 PM [+]

    BOM DIA,

    SOU BRUNO CAMPELO,

    TÔ EM DÚVIDA A MINHA CARGA HORÁRIA, SOU VENDEDOR DE UMA LOJA DE COSMÉTICOS.

    ENTRO AS 8:00H E SAIU AS 18:00H, TENHO UMA HORA DE ALMOÇO E TRABALHO DE SEGUNDA A SÁBADO.

    ESTÁ CORRETO?

  353. Rosana
    Publicado em 10/01/2014 às 10:34 AM [+]

    Bom dia!
    Gostaria de saber qual é a carga horaria para trabalhar em um consultorio medico como recepcionista.

  354. wagner
    Publicado em 10/01/2014 às 7:48 PM [+]

    gostaria de saber se eu completar as 44 horas semanas até sexta feira sou obrigado a trabalhar sábado por que entro as 06:00 e não tenho hora de sair as vezes saio 18:00 .

  355. angela pontes de caralho
    Publicado em 12/01/2014 às 11:46 PM [+]

    boa noite, eu trabalho 44 horas semanais as vezes trabalho umas 3 horas aos sábados gostaria de saber se esta correto ou teria que receber essas horas a mais.

  356. leticia
    Publicado em 13/01/2014 às 12:03 PM [+]

    oi tudo bem pessoal, alguem pode me ajudar??

    eu trabalho de recepcionista… quando fui contratada o meu horario era das 11 as 19:00hs de segunda a sexta.. so que deis da semana passada mudou o meu horario das 08:12 as 18:00hs.. queria saber se isso esta certo, pois eu naum tive nenhum aumento de salario e pelo o que paresce eu toh trabalhando a mais.. isso esta certo?

  357. leticiaa
    Publicado em 13/01/2014 às 12:06 PM [+]

    eu trabalho de recepcionista… quando fui contratada o meu horario era das 11 as 19:00hs de segunda a sexta.. so que deis da semana passada mudou o meu horario das 08:12 as 18:00hs.. queria saber se isso esta certo, pois eu naum tive nenhum aumento de salario e pelo o que paresce eu toh trabalhando a mais.. isso esta certo?

  358. maria helania do nascimento bezerra
    Publicado em 15/01/2014 às 3:19 PM [+]

    a carga horaria de 8 horas já inclui o horário de almoço ou eu tenho q trabalhar 9 horas e diminuir uma hora de almoço..

    desde já agradeço

  359. Geraldo magela dos santos
    Publicado em 16/01/2014 às 5:08 PM [+]

    Boa td,gostaria de saber se estar certo a carga horária que faço,trabalho de segunda a sábado das 07:00 as 15:00 com 40 minutos de almoço,desde já agradeço .

  360. clayton
    Publicado em 20/01/2014 às 7:45 PM [+]

    Eu trabalho em um super mercado e passo a digital 7:45hs faço 2h de almoço e 15min de lanche e meu horário de saída é as18:00hs mas eles querem que eu faça horas extras sem perguntar se eu quero ou se posso praticamente querem nos obrigar a fazer estás horas extra isso está coreto ?

  361. Juliana
    Publicado em 28/01/2014 às 8:45 AM [+]

    Bom dia,trabalho em uma clinica de fisioterapia de 7:00 as 17:00 de segunda a quinta feira e na sexta feira 7:00 as 16:00.Estou trabalhando mais do que deveria,gostaria de saber a carga horaria correta e o piso salarial certo,pois acho que estou recebendo o valor errado.
    Aguardo o retorno.
    Desde já agradeço.

  362. CELIO
    Publicado em 03/02/2014 às 7:38 PM [+]

    trabalho numa empresa ja a varios anos,tem que trabalha sabado ,domingo, feriados e proibido folgar,não existe folga,se falar em folga eles riem da cara da gente.

  363. jackeline
    Publicado em 04/02/2014 às 5:36 PM [+]

    consegui um emprego recentemente em um supermercado,mas não pude aceitar por causa do horário,que seria intermediário de 7:00 as 21:00,este horário esta correto? Desde já obrigada.

  364. Katiena
    Publicado em 06/02/2014 às 2:05 PM [+]

    Boa tarde :Trabalho em uma empresa a 13 anos e quando entrei minha carca horária era de 30 hora semanais,e depois de 4 anos passou para para 44 hora e após 6 anos comecei a trabalhar sábado também sendo assim eu trabalhava de 8 hora da manhã as 16 hora e complementava o restante do horário no sábado,só que ao decorrer do tempo mais ou menos a 3 anos a empresa não funciona mais aos sábados mas eu continuo saindo as 16 horas e a empresa não desconta em minha folha de pagamento.A minha pergunta é;eles podem aumentar a minha carga horária? Porque fui informada de que se o funcionário fica mais de 2 anos mantendo um horário menor que a carga horária dele a empresa não pode aumentar mais

  365. luiz
    Publicado em 11/02/2014 às 9:20 AM [+]

    trabalho 6 horas 100 intervalo e continuo trabalhndo por mais 6 horas quntas horas estras tenho q reseber gostaria d sabe obrigada

  366. cristofer de paula
    Publicado em 13/02/2014 às 5:13 AM [+]

    minha carga semanal é de 72hrs, sendo minha jornada de domingo a sexta das 18hrs as 6 hrs da manhã. isso é permitido? o contrato que assinei discrimina essa jornada e o salário referente ao mês de trabalho e não a carga horária de 220 hrs. Nesse caso eu tenho direito a horas extras referente ao excedente as 44hrs semanais?

  367. elizandra
    Publicado em 15/02/2014 às 12:01 AM [+]

    trabalho como balconista em uma padaria, durante 8 horas com intervalo de 40 minutos ja incluso nessas 8 horas. esta correto?

  368. Sabrina
    Publicado em 18/02/2014 às 9:45 AM [+]

    Bom dia!! Gostaria de saber qual é a carga horaria de quem trabalha como assistente pessoal em um escritorio.

  369. LILIANE FERREIRA SILVA
    Publicado em 21/02/2014 às 9:32 PM [+]

    GOSTARIA DE SABER A REAL CARGA HORARIA DE UM VENDEDOR INTERNO. DESDE JÁ OBRIGADA. LILIANE

  370. Roseanne
    Publicado em 24/02/2014 às 6:41 PM [+]

    olá, trabalho de seg a sex de 7:00 ás 16:00 com intervalo de 1hrs e aos sábado de 7:00 ás 11:00hrs sem intervalo sendo que aos domingos e feriados não trabalhamos.minha dúvida é se estou trabalhando 1hrs a mais,pois pelo que sei deveria ter uma carga horária de 8hrs por dia ou 44hrs semanais.Isto está certo?

  371. marcio diego
    Publicado em 27/02/2014 às 10:09 PM [+]

    trabalho no transporte escolar das 05:00 as 07:00, das 11:00 as 13:00 e das 17:00 as 19:00, são 06 horas de trabalho com 02 intervalos de 04 horas cada. Eu desejo saber como devo assinar a folha ponto? Meu empregador persiste que devo assinar somente as horas que estou dirigindo mas regularmente pedem que faço viagens nesses intervalos para cobrir rotas, e por esse motivo insisto em assinar a folha ponto corrida das 05:00 as 09:00, pausa de duas horas para o almoço, e continuo das 11:00 até as 19:00. como que seria o correto pela lei para meu caso?

  372. Antonio
    Publicado em 01/03/2014 às 6:20 PM [+]

    gostaria de saber, eu trabalho sete horas direta ao dia, nesse caso é contada como oito horas. ou simplesmente sete horas.
    e o turnão existe ou não?

  373. paulo
    Publicado em 03/03/2014 às 2:49 AM [+]

    eu trabalho noturno 44:00 semanal esta certo é d domingo a sexta 21:40 as 06:00.

  374. Adriana Nogueira do Nascimento
    Publicado em 05/03/2014 às 1:20 PM [+]

    quanto tempo devo trabalhar antes de fazer o horario de almoço? sou vendedora de comercio varejista

  375. Lica
    Publicado em 06/03/2014 às 11:12 AM [+]

    Trabalho de recepcionista de um consultório odontológico, qual a jornada que devo cumprir? Pois estou fazendo 12 horas semanais e aos sábados 7 horas.

  376. LILIAN
    Publicado em 19/03/2014 às 11:47 PM [+]

    TRABALHO NO CORMECIO É OBRIGADO FICAR 15 MINUTOS DEPOIS DAS MINHAS 8 HORAS TRABALHADAS?

  377. dani
    Publicado em 05/04/2014 às 12:47 PM [+]

    oi gostaria de saber se sou obrigada a trabalhar aos sabádos o dia inteiro sem que pagem as 4 horas restantes como hora extra… obs meu chefe ta me ameaçando de descontar se eu nao for!

  378. EDSON
    Publicado em 07/04/2014 às 3:29 PM [+]

    Boa tarde
    Trabalho tercerizado em uma empresa, como controlador patrimonial 12 horas por dia, de segunda a sexta, e de sabado das 6:00 ao meio dia
    e de semana das 6:00 as 18:00 hs, isso é certo?
    obrigado

  379. josé ailton dos santos
    Publicado em 10/04/2014 às 3:32 PM [+]

    ola trabalho de garçom em uma pizzaria e lanchonete faço 8 horas por dia de terça a domingo o que da 48 horas semanais isso é normal ta certo essa carga oraria ou o normal mesmo e 44 horas queria saber os meus direitos por que la tambem trabalho feriado isso e normal ou tem alguma coisa errada?

  380. MARIA DA PENHA VIEIRA
    Publicado em 11/04/2014 às 11:04 AM [+]

    Bom dia!
    Sou Atendente de um Consultorio Médico.Trabalho de segunda a sexta.
    Entrada: 09:00
    Saida: 19:00
    Horario de almoço: 13:00
    Retorno: 14:00

    Obs.: Dificil sair no horário.Está certo e tenho direito a refeição? ganho apenas 100,00 p/ refeição…………quais os meus direitos p/ questionar com meu chefe?

    Abçs

  381. Aline
    Publicado em 22/04/2014 às 10:23 AM [+]

    Bom dia.

    Na empresa que trabalho a carga horária é das 8h12 às 18h e temos 1h de almoço da 12h30 às 13h30.

    Neste caso trabalhamos 1h a mais por dia?

    Agradeço o espaço.

  382. MARCIO
    Publicado em 01/05/2014 às 9:48 PM [+]

    OLA EU TRABALHO EM UMA EMPRESA RAMO DE FUNERAL
    EU TRABALHAVA DAS 14:00HS ATE AS 22:00 HS
    SENDO QUE A GENTE NÃO TEMOS HORA DE JANTA E A ESCALA DE FOLGA É DDE 5X1 E SÓ TEMOS 1 DOMINGO POR MÊS
    E RECENTEMENTE ELES TROCARAM O MEU HORARIO EU FUI PARA AS 08:00 ATE AS 17:00 SENDO QUE NÃO TEMOS HOMA DE ALMOÇO
    E A ESCALA DE FOLGA É A MESMA DE 5X1
    SE EU TRABALHO NO HORAIOR COMERCIAL
    TENHO DIREITO DE FOLGAR SABADO E DOMINGO?
    ALGUEM PODE ME AJUDAR ?
    OBRIGADO

  383. jonas
    Publicado em 05/05/2014 às 12:05 AM [+]

    gostaria de saber quantas horas de serão faço por dia.
    trabalho 12 horas por dia sem intervalo de segunda a sexta feira.

  384. Melina
    Publicado em 06/05/2014 às 9:58 PM [+]

    Trabalho em uma imobiliária e nossa carga horária é de 48hs semanais, o escritório contábil diz que a convenção do sindicato imobiliário permite isso. Gostaria de saber se é verdade, pois que eu saiba a de acordo com a CLT são 44hs semanais.

  385. leandro
    Publicado em 14/05/2014 às 2:01 PM [+]

    trabalho em uma empresa cujo a carga horaria e maior que a das outras bases na mesma cidade em macaé rj tendo mesmo sindicato sindtob porque

  386. jose willekennes da silva
    Publicado em 16/05/2014 às 11:17 PM [+]

    boa noite, minha namorada entrou em um supermercado e a função dela é operadora de caixa, trabalha de segunda a sesta das 7:00 horas ate 5:30 da noite,por que ela faz faculdade por que o horário mesmo é 7:00 as 7:30 da noite, no sábado e das 7:00 ate 7:30 da noite e no domingo das 7:30 ate as 12:00 horas, ela recebe só um salário e
    lembrando que não pagam hora extra
    queria saber se esses horários tão errados e se tiver como faço pra resolver? Que órgão procurar?

  387. jose willekennes da silva
    Publicado em 16/05/2014 às 11:27 PM [+]

    Boa noite, minha namorada entrou em um supermercado e a função dela é operadora de caixa, ela tem duas horas de almoço, trabalha de segunda a sábado das 7:00 horas ate 5:30 da noite,por que ela faz faculdade por que o horário mesmo é 7:00 as 7:30 da noite e no domingo das 7:30 ate as 12:00 horas hora direta, ela recebe só um salário e lembrando que não pagam hora extra. Queria saber se esses horários tão errados e se tiver como faço pra resolver? Que órgão procurar?

  388. delson emmanuel da silva
    Publicado em 20/05/2014 às 8:49 PM [+]

    eu estou em duvida eu pego das 7:00 as 15:48 e no sábado das 7:00 as 13:30 eu queria saber ser esta certo desde já eu agradeço

  389. Gbariele
    Publicado em 25/05/2014 às 8:47 PM [+]

    Estou registrada como vendedora mas minha gerente me obriga a fazer serviços de banco para a empresa e para ela, tenho direito de receber por isso e´certo fazer isso?

  390. regiane aparecida pereira
    Publicado em 28/05/2014 às 6:35 PM [+]

    Eu trabalho na area de cozinha industrial por escala de 12 por 36hs gostaria de saber se tenho direito a folga mensal pois só fico em casa no dia que não estou de escala.

  391. Valmir
    Publicado em 30/05/2014 às 12:24 PM [+]

    Gostaria de saber quantas horas devo trabalhar por mês.

  392. Eliene
    Publicado em 30/05/2014 às 7:22 PM [+]

    Olá.
    Alguém poderia me tirar uma duvida?

    Eu trabalho na recepção de um hotel, 8 horas por dia e a maioria das vezes meia hora a mas por dia. e aqui não temos jantar e nem horas extras, será que isso é certo? e o patrão desconfia de todos funcionários, e não respeita uns uns ele chama de burro, outros de vagabunda, e outras de demente isso é certo? Alguém ai pra me tirar essa duvida?

  393. elegiane
    Publicado em 01/06/2014 às 3:50 PM [+]

    oi gostaria de saber qual é uma carga horaria de uma garçonete que trabalha a noite eu entro as 18 horas mas não tenho hora para sair e trabalho de terça a domingo e a folga é só na segunda

  394. Débora
    Publicado em 04/06/2014 às 10:10 AM [+]

    trabalho 13 por 36 é certo pela lei brasileira e 1 hora de intervalo

  395. simone
    Publicado em 05/06/2014 às 2:56 PM [+]

    Boa tarde!
    Gostaria de uma luz, trabalho em uma padaria começo ás 06:00 e largo ás 14:00 hrs..
    Sendo quê não tenho intervalo, trabalho sábado e domingo sem adicionais também de 06:00 ás 14:00 hrs.
    Só tenho uma folga na semana.
    Gostaria de uma orientação, pois não estou sabendo lidar com isso.
    Desde já grata!!!!!!!!

  396. vivian
    Publicado em 06/06/2014 às 4:03 PM [+]

    Trabalho em uma empresa pública como clt. Minha carga horária e de 24 horas semanais. Posso fazer 2 plantões de 12 horas cada por semana ?

  397. JULIANO
    Publicado em 11/06/2014 às 6:58 PM [+]

    EU TRABALHANDO NO DOMINGO TENHO DIREITO A FOLGAR SEGUNDA ME AJUDEM.

  398. Glauber
    Publicado em 18/06/2014 às 3:18 PM [+]

    Boa tarde!

    A hora de almoço conta como hora trabalhada?

    Obrigado

  399. celio reis
    Publicado em 21/06/2014 às 2:03 AM [+]

    Gostaria de tirar uma dúvida em relação a carga horária que fazemos aqui na empresa que se trata de uma prefeitura, sou guarda municipal e nossa carga horária é de 8 horas diárias no sistema 5×1, trabalhamos 5 dias e folgamos 1 dia,temos 1,36 de almoço ou janta, quando da para tirar,folgamos somente um domingo e um sábado por mês, mas não junto uma semana folgamos no domingo e na outra no sábado,a carga horária da prefeitura é de 40 hs semanais, com este sistema eu penso que fazemos 48 hs, vou dar o exemplo; supomos que o mês começe na segunda, então eu trabalho até sexta-feira que da 5 dias, folgo no sábado,mas ai eu tenho que voltar no domingo, então neste sistema trabalhamos 48 hs semanais.certo? caso esteja correto o que preciso fazer para regularizar a carga horária?

  400. artur
    Publicado em 29/06/2014 às 1:14 PM [+]

    Trabalho 7 x 1, 7 horas e 20 minutos por dia, a cada 1 mês e meio pego domingo e segunda pela escala. A pergunta é a seguinte: é permitido este 7 x 1?

  401. tarika
    Publicado em 01/07/2014 às 4:00 PM [+]

    oi mtrabalho em uma farnacia de seg a sabado das 12;40 as 20;00 e aos domingos das 08;00 as 12;00
    e não folgo durante a semana apenas no domingo pois trabalho 1 e folgo outro isso ta certo ?
    obrigado

  402. Patricia santos
    Publicado em 03/07/2014 às 8:22 AM [+]

    Oi,eu trabalho em uma firma de gesso sou secretaria,trabalho das 7:00 da manhã as 5:00 da tarde de seg a sex com 1 hr de almoço e no sab das 7:00 ás 12:00 sem parada …minha duvida e se eu me enquadro no quadro da lei de 44 horas semanais? aos dom não abre a firma se puderem me ajuda e estou trabalhando nessa firma ha um mês e não sou registrada e nem fiz contrato de experiência …oque devo fazer ?obrigado desde já

  403. sergio luiz
    Publicado em 05/07/2014 às 6:40 AM [+]

    eu trabalho de segunda a sexta de 09;00 as 18;00 e so tenho 01;00 hora de almoço,,,e aos sabados de 09;00 as 17;00 horas,,,,eu quero saber si essas horas do sabado eu tenho direito e quanto eu devo receber de horas extras ou banco de horas?

  404. ronaldo
    Publicado em 09/07/2014 às 7:10 PM [+]

    ola trabalho numa empresa de segunda a sábado das 7 as 13:30 e dois domingos do mês ate as 14:00 gostaria de saber qual seria minha carga horaria durante a semana ja que meu patrão disse que não ia mais pagar mais os domingos trabalhados obrigado

  405. ronaldo
    Publicado em 09/07/2014 às 7:12 PM [+]

    ola trabalho numa empresa de segunda a sabado das 7 as 13:30 e dois domingos do mes ate as 14:00 gostaria de saber qual seria minha carga horaria durante a semana ja que meu patrao disse que nao ia mais pagar o domingo

  406. mara
    Publicado em 05/08/2014 às 12:57 PM [+]

    quero saber se entrar em acordo com a empresa posso fazer as 8 horas direto sem intervalo.aguardo resposta por e-mail. obrigada….
    obs: sou funcionária pública municipal.

  407. Paulo Henrique Lopes
    Publicado em 05/08/2014 às 11:51 PM [+]

    Olá me tire umas dúvidas,trabalho numa empresa minha função é balconista,trabalho de segunda há sexta de 08:00 as 18:00 não tenho horario de almoço certo,ganho 808,50 qual é a minha carga horária certa,e qual os direitos que eu tenho aguardo a resposta abraços!!!

  408. Karla
    Publicado em 08/08/2014 às 9:29 PM [+]

    Ola Celio boa noite tudo bom, A legislação trabalhista estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.
    A legislação dispõe ainda que não sejam computados na jornada normal diária os 5 (cinco) minutos antes e 5 (cinco) minutos depois da jornada de trabalho, observado o limite máximo de 10 (dez) minutos diários. A apuração da jornada de trabalho para fins de pagamento de horas extras ou desconto de faltas, deve-se levar em consideração, principalmente, os acordos e convenções coletivas de trabalho que normalmente ditam normas específicas para as respectivas categorias profissionais e regiões de abrangência.
    É comum também nas empresas, a adoção do sistema de acordo de banco de horas para os empregados, visando maior facilidade na gestão e flexibilidade no controle de horas dos empregados.
    É direito garantido do trabalhador, conhecer as leis de trabalho, descritas na legislação e dessa forma não ser enganado, você estar certo em querer conhecer mas de seus direitos,
    Se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular.
    Obrigada Celio espero ter ajudado
    Esteja sempre atento no nosso portal , em breve novos artigos sobre esse assunto e outros refentes ao mesmo .

  409. franciele Do Carmo
    Publicado em 13/08/2014 às 4:01 PM [+]

    boa tarde sou auxiliar administrativo da prefeitura municipal e trabalho em uma escola tenho q cumprir 8 horas por dia e tenho direito a duas horas de almoço,mas a escola so funciona até as 16:40 entao queria que vcs traçasem para mim uma carga horaria com horario de entrada e horario de saida.pq acho q estou perdendo horas

  410. cristina
    Publicado em 14/08/2014 às 11:32 AM [+]

    Sou chefe de Recursos Humanos em um supermercado e meu chefe quer implantar uma carga horária do dia 01 ao dia 10,pois durante esses dias o movimento é tranquilo, é possível ?

  411. leticia
    Publicado em 20/08/2014 às 5:35 PM [+]

    ola trabalho de caixa em shopping de seg a sab faço das 10:00 as 18:00 e um domingo sim e outro nao 14:00 as 20:00 acho que minha carga horaria passa um pouco

  412. Priscila
    Publicado em 22/08/2014 às 9:41 AM [+]

    Trabalho numa imobiliária e gostaria de saber se meu horario esta certo.

    2 A 6 F DAS 8:00 ÁS 12:00 , DAS 13:30 ás 18:00 SENDO sábado das 09:00 ás 12:00 hrs.

    Aguardo resposta

  413. luciana
    Publicado em 22/08/2014 às 9:22 PM [+]

    trabalho em shopping como repositora de 9 e 30 as 17 e 30 com uma hora de almoço aos sabados trabalho de 9e30 as 18 e 30 tenho direito a alimentaçao?

  414. Karla
    Publicado em 22/08/2014 às 9:41 PM [+]

    Boa Noite Luciana tudo bom, sim você tem direito a alimentação sim . Você pode conversar com seu empregador e juntos ver uma solução , para que tenha uma hora também aos sábados para que você possa se alimentar . Se ainda desta forma não entrarem em um acordo , ai se de alguma forma você se sentir lesado pelo seu empregador, busque um advogado de causas trabalhistas, este fará as indicações e verificações necessárias ao seu caso em particular. Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  415. sheila
    Publicado em 23/08/2014 às 7:41 PM [+]

    sou domestica gostaria de saber se as 8 hrs de jornada de trabalho estao incluidas a 1 hr de almoço . obrigado.

  416. Ricardo luis
    Publicado em 25/08/2014 às 9:04 PM [+]

    gostaria de saber se o horario almoço faz parte da jornada de trabalho d oito horas ou nao, no meu caso eu fico das 7:00 horas ate as 16:00 com um intervalo de uma hora par almoço 11:00 até as 12:00 por tanto no total são 9 :00 na empresa e sabado das 7: 00 as14:00 com intervalo tambem de uma hora para almoço,esta correto

  417. karine
    Publicado em 26/08/2014 às 9:35 PM [+]

    trabalho em um supermercado e entro as 15:11 e saio as 00:01 faço uma hora de janta mais no caso da mais de 9 horas trabalhadas isso esta certo????????????

  418. mariza
    Publicado em 02/09/2014 às 1:52 PM [+]

    Olá sou vendedora e trabalho 6 hrs corrida por dia durante a semana e aos sábados trabalho 8 hrs corrida. Gostaria de saber se está correto.Obrigado

  419. Suerlen
    Publicado em 07/09/2014 às 6:41 PM [+]

    Boa tarde!!!
    Sou estudante do curso de Direito… e surgiu o interesse em saber mais sobre os direitos trabalhistas….

    Li todo o artigo, e tive interesse em saber mais sobre a jornada de trabalho… pra falar a verdade me sinto lesada… trabalho de segunda a sexta, sendo de segunda a quinta de 07:00 as 17:00 hs e na sexta de 07:00 as 16:00 hs com 01 hora de intervalo para almoço…

    O que questiono é o seguinte… pelo o quis diz acima a jornada de trabalho é de 44 horas semanais certo?! e pelo que vejo, estou trabalhando 48 horas… ou seja 04 horas a mais…. e não estou sendo remunerada por isso… então me pergunto que medidas tenho que tomar…

    E outra… batemos o ponto no ponto.. ex: entrada 07:01 saída 17:01 sempre respeitando os minutos… isso serve ate para o horário do almoço.. se batermos depois é considerado atraso..

    Por favor me explique..
    Desde ja o meu obrigada.

  420. Ana Alves
    Publicado em 10/09/2014 às 8:33 PM [+]

    gostaria de saber se a hora de almoço é ou não incluida nessa jornada de 8 horas dia, pois pego serviço as 8 horas e paro as 18 horas tendo um intervalo de 2 horas de almoço sendo de 12 e 30 a 14 e 30 sou obrigada a aceitar 2 horas de almoço ou posso opnar somente por 1 hora. Isso tudo esta certo. certa da sua resposta desde ja agradeço.

  421. michelly
    Publicado em 12/09/2014 às 11:58 PM [+]

    bom fica claro mesmo , deveres e direitos

  422. michelly
    Publicado em 13/09/2014 às 12:00 AM [+]

    sou baba

  423. paulo henrique
    Publicado em 24/09/2014 às 12:11 PM [+]

    entro so servico as 7:30 saio as 18:00 durante semana e tenho 1:30 de alomoco…e no sabado entro 7;30 e saio as 12:00 ta dentro das horas trabalhadas?????

  424. Raisa
    Publicado em 29/09/2014 às 2:27 PM [+]

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DIRETOS DAS PESSOAS QUE A CARTEIRA E ASSINADA COM MEIO SALÁRIO? QUAIS SÃO SEU DIREITOS E DEVERES ?

  425. Aline
    Publicado em 06/10/2014 às 8:27 AM [+]

    Bom Dia,

    Eu trabalho realizando suporte técnico pelo telefone e por email, trabalha das 6:30hs as 14:50hs na escala 6×1 sendo que em uma semana se trabalha o sabado e a outra se trabalha o domingo, isso esta correto? Gostaria de saber quais são os meus direitos.

    Att

  426. rogerio
    Publicado em 11/10/2014 às 1:19 AM [+]

    em relaçao a shopping quantas horas semanais deve ser trabalhada por semana.e também tem direito a um dia de folga ne dentro das horas trabalhadas.

  427. franciel sousa
    Publicado em 24/10/2014 às 1:11 PM [+]

    olá bom dia !! eu trabalho de motorista onibus escolar a um ano , passei em concurso publico municipal , mais agora o prefeito quer me colcar pra trabalhar no interior o dia inteiro, pq não votei nos candidatos dele nas eleiçoes,queria saber se tenho direito a receber mais por isso ?? e tem mais, fico a disposição no serviço das cinco e quarenta da manha as cinco e quarenta da tarde , embora não trabalho o tempo todo .. gostaria de saber o q fazer !!

  428. franciel sousa
    Publicado em 24/10/2014 às 1:22 PM [+]

    olá bom dia !! eu trabalho de motorista onibus escolar a um ano , passei em concurso publico municipal , mais agora o prefeito quer me colcar pra trabalhar no interior o dia inteiro pq não votei nos candidatos dele nas eleiçoes,queria saber se tenho direito a receber mais por isso ?? e tem mais, fico a disposição no serviço das cinco e quarenta da manha as cinco e quarenta da tarde , embora não trabalho o tempo todo .. gostaria de saber o q fazer !!

  429. danieli
    Publicado em 04/11/2014 às 10:12 AM [+]

    oi, tenho uma duvida..trabalho de segunda a sexta das 07:30 as 19:00, sendo 1/30 de almoço…..nao trabalho aos sabados. ou seja trabalho 50 horas semanais..esta correto? meu patrao afirma que sim, mas preciso de ajuda

  430. danieli
    Publicado em 04/11/2014 às 10:12 AM [+]

    oi, tenho uma duvida..trabalho de segunda a sexta das 07:30 as 19:00, sendo 1/30 de almoço…..nao trabalho aos sabados. ou seja trabalho 50 horas semanais..esta correto? meu patrao afirma que sim, mas preciso de ajuda

  431. Angela
    Publicado em 09/11/2014 às 7:29 PM [+]

    bom dia, trabalho 14 horas por dia, sem intervalo de almoço e folgo no outro. gostaria de saber se esta correto este horario. obrigado!

  432. leda
    Publicado em 13/11/2014 às 11:12 AM [+]

    quando o funcionário falta 11 dias e traz licencamedica ,nessa licença não e preciso vir o motivo da licenca

  433. Renata Teixeira
    Publicado em 18/11/2014 às 9:15 AM [+]

    Meu marido trabalha numa loja de manutenção de bombas hidráulicas. Seu horário de 2ª a 6ª feira é de 8h as 18h com uma hora de almoço e aos sábados, de 8h as 16h (sem hora de almoço). Seu chefe não gosta de dar feriados municipais e/ou estaduais (chama-os de feriados bobos). Há uns 3 meses, ele está dando uma folga por mês, aos sábado.O que tem de errado aí? Desde já, agrdeço pela atenção.

  434. Josenaldo
    Publicado em 04/01/2015 às 10:54 PM [+]

    Olá, gostaria de saber qual a carga horária de um gerente de padaria, se trabalha aos sábados, domingos e feriados, quanto tempo para almoço e se recebe horas extras?

  435. monica
    Publicado em 13/01/2015 às 11:32 AM [+]

    tenho duvida na minha carga horaria semanal se esta correta, pois trabalho de 2ª a 6ª feira as 21:00 – 0100 – 02:00 – 06:00., segundo me informei tenho que fazer a carga horaria de 8,48 por semana.

    alguem pode me ajudar

  436. william
    Publicado em 15/01/2015 às 5:25 PM [+]

    Olá , eu trabalhei em uma fábrica de produtos hospitalares , e pedi demissão hoje pelo simples fato de que eles estão atrasando os pagamentos , e sei que pelo dever , eles tem que dar vale almoço , vale lanche , e passagem , e ao todo por semana são 44 horas de trabalho , lá era 45 horas sem conta os 2 sábados que era 4 horas cada , resumindo 53 horas de trabalho por mês ,, oque devo fazer ? recorrer a justiça ? pois é meu primeiro emprego .

  437. gladson conceição santos
    Publicado em 29/01/2015 às 9:50 PM [+]

    quero saber se o horario de intervalo conta como hora trabalhada

  438. ELDA NUBIA SOUSA PEREIRA
    Publicado em 10/02/2015 às 4:26 PM [+]

    no dia 02 de ferreiro recebi por conta da empresa o aviso prévio com a redução de duas horas diárias mas não passaram para mi o horário de almoço e nem o horário que retorno. sendo que a empresa e no bairro e eu moro no bairro eu tinha cartão alimentação e o cartão de transporte porque eu estava sempre em outros bairro a empresa mi ligou pedindo os dois cartões mi sentir constrangida por esse fato ela exige que venho almoçar em casa. pôquer antes o h0rario era de 08;DA MANHA ATE 17HORAS

  439. roseli
    Publicado em 13/02/2015 às 9:31 AM [+]

    oi trabalho em uma empresa onde faço o seguinte horario das 12.40 as 21.00 hrs com 01 hora de intervalo tenho 01 folga semanal e 01 domingo por mes esta correto ???

    esta correto tbm trabalhar 09 horas e deste horario fazer o intervalo e assim fica 08 horas trabalhada

  440. Luzineide Parente
    Publicado em 19/02/2015 às 7:02 PM [+]

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual a carga horária de quem trabalha em indústria e gráficas.

  441. Jozy
    Publicado em 23/02/2015 às 12:56 PM [+]

    Boa tarde!
    Moro em um município e trabalho em outro. Minha jornada de trabalho é de 06h por dia, 30h semanais. Gostaria de saber a partir de que momento começa a contar o tempo de serviço.

  442. lyvemen
    Publicado em 25/02/2015 às 11:36 AM [+]

    Prezados bom dia, gostaria de saber se posso em um dia na semana entrar no horarios de 6:00 as 14:00hs se trabalho das 14:00 as 22:00? se ouver acordo entre o empregador e empregado. pode haver esta flexibilidade? obrigado

  443. Alberto Junior
    Publicado em 04/03/2015 às 6:15 AM [+]

    Bom dia !

    Olá, trabalho de seg á sex. de 07:00 ás 17:00 com intervalo de 1:30h e aos sábados de 8:00 ás 12:00hs sendo todos os sábado pra eles é obrigatório trabalhar até 12:00 mês de folga.
    Minha dúvida é se estou trabalhando horas a mais,pois pelo que sei deveria ter uma carga horária de 44hs semanais.
    Agradeço desde já!

  444. adson soares
    Publicado em 06/03/2015 às 10:44 PM [+]

    trabalho de 4 da manha ate as 12 de segunda a sexta e no sabado de 3 as 9 a semana toda sem intervalo para descanso ta certo isso??trabalho feriado nao recebo nada a mais ,mas se presciso faltar e descontado 2 dias nao registro ponto ..sera q eu tenho algum direito

  445. ana
    Publicado em 07/03/2015 às 9:57 AM [+]

    bom dia minha mãe esta trabalhando uma carga horaria de 15 horas sem intervalo para refeição, e folga as 24 horas que é o dia seguinte isto é legal diante da lei.

  446. CLAUDIA
    Publicado em 27/03/2015 às 4:28 PM [+]

    BOA TARDE!TRABALHO EM UMA FARMÁCIA,MINHA CARGA HORÁRIA É: 14H 30 ÀS 22H, DE SEG. A SÁBADO.E AO DOMINGOS DAS 8H ÀS 21H,SEM INTERVALO PARA DESCANSO…ISSO É LEGAL?
    OBRIGADA!!

  447. ana
    Publicado em 27/03/2015 às 10:30 PM [+]

    trabalho em um hospital do plantão de 12.00 horas mas trabalho ,plantão feriado domingo e folgo 2dias gostaria de sabe se por trabalhar feriado se a carga horária e a mesma

  448. Elaine Carvalho
    Publicado em 01/04/2015 às 12:08 PM [+]

    Bom Dia!
    Gostaria de saber sobre minha carga horaria de trabalho dentro de uma imobiliária.
    Eu comecei a trabalhar de 8:00 ás 18:00, sem trabalhar nos sábados.
    Conversei com ele, se eu poderia ficar de 8:00 ás 17:00 e trabalhar nos sábados para completar a carga horária. Sabendo eu que a carga horária é de 44 horas semanais correto?
    Mas agora ele vai mudar a imobiliária de endereço e me falou que o horário vai ser de 9:00 ás 18:00 e aos sábados de 9:00 ás 13:00.
    Então gostaria de obter uma resposta concreta sobre se isto está correto e o que eu posso argumentar com ele a respeito disso.
    Desde já agradeço a atenção.
    Elaine

  449. tony
    Publicado em 02/04/2015 às 1:16 PM [+]

    bom Eu queria saber Eu trabalho das 06:40 ate as 18:00 eu queria saber como faço porque eu recebo 1008 resgitrado na carteira mas em maos recebo 1200 esse é o valor justo que eu devira receber por 12 horas de trabalho ?

  450. ivanildes
    Publicado em 10/04/2015 às 9:25 PM [+]

    gostaria de saber sim minha patroa pode manda almoca as 9.45 da manha sim entro as 8.00?e saio as 16.20 a tarde e n como mas nada sim isso e certo .trabalho em um restaurante?

  451. cinthia
    Publicado em 24/04/2015 às 11:45 AM [+]

    olá , meu nome é Cinthia , estou com uma pequena duvida gostaria que vocês me ajudassem , eu trabalho como auxiliar de serviços gerais de segunda a sexta das 6 da manha ate as 15 :48 , daria mais de 44 horas semanais né , e eles não pagam hora extras , isso estaria certo ?

  452. vladimir
    Publicado em 27/04/2015 às 3:48 PM [+]

    minha jornada diária de trabalho é de 08:48 porem minha chefe esta dizendo que não posso fazer 2 horas extra e sim 1:12 por dia esta certo isso? gostaria de esclarecimentos dos amigo. Obrigado.

  453. creuza silva do nascimento
    Publicado em 14/05/2015 às 10:59 AM [+]

    eu trabalho 12 por 36 e sai 2 horas antes comuniquei que ia sair me deram altorizaçao e discontaram o dia de trabalho inteiro isso é correto

  454. ana carla
    Publicado em 14/05/2015 às 3:29 PM [+]

    eu trabalho das 9;00 as 19:30 da noite esta certo possa me ajudarem

  455. Ana Paula
    Publicado em 15/05/2015 às 9:21 AM [+]

    Bom dia

    Comecei a trabalhar como auxiliar de escritório
    de seg a quinta das 07:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00
    sexta 07:30 às 12:00 e das 13:30 as 17:00

    Está correto esse periodo???

  456. Juliana
    Publicado em 18/05/2015 às 11:09 PM [+]

    Trabalho das 14 hrs as 22 hrs e folgo 7 por 1,sendo dois domingos e duas na semana. Será que esta certo???

  457. ANA
    Publicado em 22/05/2015 às 11:23 AM [+]

    TRABALHO DE VENDEDORA E NÃO TENHO HORARIO DE ALMOÇO APENAS ALMOÇO E JA VOLTOEM 30 MINUTOS PARA O TRABALHO E NÃO GANHO HORA EXTRA ISSO ESTA CORRETO PERANTE A LEI

  458. leticia clara segantini
    Publicado em 08/06/2015 às 1:09 PM [+]

    trabalho todos os dia inclusive aos domingos e feriados de seg a sexta das 9 as 17;20 de sabado das 10 as 18;20 de domingo das 13 as 2200. tenho uma hora de almoco. e folgo 2 domingos do mes e ainda mais 2 e as vezes 3 folga fora o domingo. sou registrada como ax de producao . sou registrada com um salario de R $ 1100,00 gostaria de saber se esta tudo correto. obgada.

  459. tamara
    Publicado em 09/06/2015 às 10:17 AM [+]

    Olá bom dia !!! Eu sou atendente administrativa numa clinica …pego das 08:00 á 12:00 e 13:00 as 17:00 segunda ,quinta e sexta . Na terça e quarta os horarios são 08:00 a 12:00 e 13:00 as 19:00 não trabalho sábado !! Quanto de hora extra estou fazendo!! Muito obrigada pela atenção.

  460. Tais
    Publicado em 11/06/2015 às 3:04 PM [+]

    olá,

    trabalho como assistente administrativa em um supermercado trabalho das 8 ao 12 e das 14 as 18:30 de segunda a sexta e no sabado até meio dia.. trabalhei durante um ano exercendo esse horario até as 19:30, queria saber se esta certo.. se é uma lei que deve ser cumprida ou depende de cada sindicato.
    muito obrigada!

  461. maria jessica
    Publicado em 17/06/2015 às 7:23 PM [+]

    ola sou domestica minha patroa quer mudar o horario de trabalho das 8 as 18 er no sabados das 8 as 2 ta serto er obrigatorio trabalhar no sabado

  462. Samantha
    Publicado em 18/06/2015 às 11:05 AM [+]

    Bom dia,

    Gostaria de saber se a empresa pode alem de cortar todos os benefícios, diminuir a carga horário dos profissionais de 44 para 30h. Avisando apenas com 14 dias de antecedência

  463. jose elenilson
    Publicado em 19/06/2015 às 8:26 AM [+]

    domingos podem ser somados como banco de horas?

  464. telma
    Publicado em 03/07/2015 às 4:04 PM [+]

    trabalho de segunda a sabado em um supermercado, trabalhando 8 horas por dia tenho hora extra as vezes entro 7h sai 12h almoço e retorno as 14 e sai as 17h

  465. geiliane
    Publicado em 03/07/2015 às 8:34 PM [+]

    estou com problema de carga horaria no meu serviço trabalho de 2 a6 das 8;00as 18;00 e no sabado nao estou indo por motivo pessoal mas conversei na empresa me liberaram mas estao descontando de mim e correto loja de mat de construçao

  466. Rodrigo Araujo
    Publicado em 04/07/2015 às 7:25 AM [+]

    Bom dia,pois estou com duvidas trabalho em escala de 5×2 onde trabalho das 7:00 as 15:00 na base da empresa terceirizada com 1hora de refeição que e de quarta até Sexta e aos sabado e domingo 12horas em um posto com 1hora de refeição folgas segunda e terça. Duvida e se Domingo e feriado tenho que receber 100% ??

  467. Ivana
    Publicado em 04/07/2015 às 8:28 AM [+]

    Gostaria de saber se é legal uma jornada que inicia as 7h30 até as 12h e das 13h30 até 17h00 quando sempre ultrapassa o horário de sair. Isso num ciclo de 15 dias corridos pra folgar só dois dias. Sendo que domingo e feriado pagam hora extra. Obrigada.

  468. BIA
    Publicado em 04/07/2015 às 12:24 PM [+]

    Olá, trabalho em uma empresa com horário semanal das 08:00 as 18:00 com 2 horas de almoço e aos sábados das 08:00 as 13:00. Tenho direito a algo no final do mês, ou nao sou obrigada a trabalhar apos esse horario:

  469. Ariana
    Publicado em 06/07/2015 às 9:07 AM [+]

    Trabalho de 8:00 as 13;30 e da 15:00 até 19:00 para não trabalhar no sábado. Ta certo ?

  470. girlene
    Publicado em 09/07/2015 às 7:13 PM [+]

    queria saber se chegar 15 minutos atrasado no serviço agente perde o domingo pq na empresa q trabalho esta fazendo isto isse q e por lei obrigada

  471. Francisco Junior
    Publicado em 09/07/2015 às 10:29 PM [+]

    Girlene você tem direito por lei de 15 minutos de tolerância, mas tenha cuidado se isso for frequente a empresa pode sim, também com base na lei exercer os direitos dela.

  472. Ailson Santana Santos
    Publicado em 09/07/2015 às 10:41 PM [+]

    Eu trabalho em um Supermercado: 8 hrs de seg à sex(horário normal), 9 hrs no sab e 7 hrs no dom(como hora extra100%), e uma folga fixa de terça isso é legal nas leis trabalhistas???

  473. Karla
    Publicado em 12/07/2015 às 12:56 PM [+]

    Rodrigo isso depende do que foi feito no seu contrato de trabalho, há empresas que pagam 100%, outras 50% e outras que não pagam nada, pois a empresa compensa esses dias “feriados e domingos” com folgas seguintes. No entanto veja seu contrato de trabalho e veja como está qualificado quanto seus horários “fim de semana e feriados.”

  474. Nara
    Publicado em 13/07/2015 às 9:11 AM [+]

    Bom dia eu trabalho como atendente em consultório médico, de 8:00 as 18:00 1 hora de almoço minha carteira esta assinada como auxiliar administrativo essa jornada esta correta? obrigada.

  475. Nara
    Publicado em 13/07/2015 às 9:18 AM [+]

    Bom dia, trabalho em um consultório médico de segunda a sexta de 08:00 as 18:00 1 hora de almoço essa jornada esta correta? minha carteira esta assinada como auxiliar administrativo

  476. Carlos Gilvan Pereira
    Publicado em 15/07/2015 às 6:23 PM [+]

    trabalho no supermercado das (7:30 as 17:30 com 1:30 de intervalo de segunda a sábado) sou registrado como repositor mas trabalho em outras funções como,empacotador e faxineiro.
    Mas recebo apenas como repositor isso ta certo?

  477. Gleicy
    Publicado em 24/07/2015 às 9:55 AM [+]

    Olá,
    Trabalho numa empresa de segunda à quinta 08:30-12:00/13:00-18:30, sexta 08:30-12:00/13:00-17:30. Esse horário para compensar o sábado que não trabalhamos.
    Isso está correto?

    Obrigada

  478. Gleicy
    Publicado em 24/07/2015 às 9:57 AM [+]

    Olá,
    Trabalho numa empresa de segunda à quinta 08:30-12:00/13:00-18:30 e sexta 08:30-12:00/13:00-17:30. Esse horário para compensar o sábado que não trabalhamos.
    Essa carga horária está correta?

  479. valeria
    Publicado em 06/11/2015 às 9:26 PM [+]

    eu trabalho numa farmacia entro as 7 da manha e saio as 5 da tarde e so tenho uma 1 hora de almoço isso é certo?

  480. joão marcos
    Publicado em 08/03/2016 às 7:09 PM [+]

    trabalho em uma cerâmica,meu horário é de 05:00 até as 22:00,mais sou obrigado a trabalhar até ás 4 ou 4 e meia da tarde isso tá certo.

  481. anildo medeiros
    Publicado em 14/03/2016 às 11:36 AM [+]

    Favor informar se é possível assinar a carteira para quem trabalha 02 horas por dia, ou seja 10 horas semanais?

  482. mauricio
    Publicado em 07/04/2016 às 10:24 PM [+]

    Olá.estou com um probrema no meu emprego de carga oraria eu trabalho das 08 as 18 de segunda a sexta e nos sabados das 08 a 12 essa carga oraria ta serta

  483. ERLDO
    Publicado em 15/04/2016 às 7:21 AM [+]

    bom dia, eu preciso esclarecer uma duvida, se voçês poderem me ajudar.

    os fucionario entram para trabalhar as 07:30 e saia as 17:45 de segunda a

    quinta, na sexta entram as 07:30 e sai as 16:45 esta certo iso.

    temos o intervalo de almoço de 1:00 hora e outro de café de 15 minutos .

    me responda se for posilvel

  484. Graciele
    Publicado em 26/04/2016 às 2:08 PM [+]

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se meu horário de trabalho esta de acordo com a lei
    meus horários são: entrada:7:30 intervalo de almoço :11:30as 13:00 e saída do trabalho as 18:00.Trabalho de segunda a sexta feira em uma oficina,e não recebo nenhuma hora extra.
    Aguardo resposta.

  485. Karla
    Publicado em 26/04/2016 às 3:59 PM [+]

    Boa Tarde Erldo tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  486. Karla
    Publicado em 26/04/2016 às 3:59 PM [+]

    Boa Tarde Mauricio tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  487. Karla
    Publicado em 26/04/2016 às 4:00 PM [+]

    Boa Tarde João tudo bom, neste artigo você vai encontrar mas informações sobre como funciona a carga horária, mas cada empresa define como retribuir as horas extras. o ideal é sempre tirar essa dúvida antes de assinar o contrato de trabalho ou até mesmo com o seu chefe posteriormente, lembrando que tudo isso deve ter registro e não apenas ser de boca a boca. Aliás, o contrato trabalhista é fundamental para justamente colocar os direitos e deveres de forma clara, evitando assim problemas futuros.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  488. JUNIOR
    Publicado em 02/05/2016 às 2:05 PM [+]

    Boa Tarde!
    Trabalho de manobrista,onde tem dois funcionários eu trabalho de 7:30 ás 18:00 e o outro de 09:00 ás 21:00 sábado sim outro não de 8hr ás 13hrs tendo 1hr de almoço,ou seja tanto eu como ele trabalha mais de 8hrs por dia,meu chefe diz que temos q trabalhar 220hrs por mês mais nunca atingimos essa carga horária!
    Queria saber se está correto?
    Ajude-nos Por Favor..

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top