Menu

Saúde

Atualizado em 16 de outubro de 2013, às 9:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tosse seca persistente: o que fazer

A tosse seca persistente é um problema bastante incômodo. Saiba o que fazer.

A tosse seca é um sintoma bastante incômodo, que pode resultar em noites mal dormidas, dor de garganta e, em casos mais intensos, até mesmo náusea e vômito. Pior ainda quanto o quadro clínico se torna prolongado, sem apresentar melhora. Acabe com as dúvidas sobre o assunto e entenda o que fazer com a tosse seca persistente.

660492 A tosse seca é um problema muito incômodo. Tosse seca persistente: o que fazerA tosse seca é um problema muito incômodo. (Foto: divulgação)

Principais causas de tosse seca persistente

Existem vários fatores capazes de causar a tosse seca persistente, mas o problema geralmente é desencadeado por uma reação alérgica. Felizmente, basta identificar e eliminar o fator alergênico envolvido para acabar de uma vez por todas com o sintoma incômodo. Enquanto a alergia não for combatida e o indivíduo continuar sendo exposto à substância que desencadeia o processo alérgico, a tosse seca permanecerá.

Os principais fatores alérgicos envolvidos na tosse seca são:

  • Alergia à poeira;
  • Alergia a pelos de animais;
  • Alergia ao pólen das flores ou árvores;
  • Alergias alimentares (no caso de crianças pequenas), especialmente ao leite de vaca e derivados da soja.

Receitas caseiras

Uma boa dica para melhorar o estado geral sem fazer uso de medicação é recorrer às receitas caseiras para tosse. Uma receita a base de cenoura, que possui propriedades atitussícas, é bastante eficiente. Confira:

660492 O xarope caseiro de cenoura pode ajudar. Tosse seca persistente: o que fazerO xarope caseiro de cenoura pode ajudar. (Foto: divulgação)

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de mel;
  • 4 cenouras médias;

Como fazer:

Passe a cenoura por uma máquina centrífuga e junte seu suco ao do mel. Leve ao fogo baixo e vá mexendo bem até adquirir uma consistência mais espessa. Depois é só guardar em um recipiente de vidro bem tampado. O recomendado é tomar, diariamente, 1 colher de chá do xarope a cada 6 horas.

Outras dicas para combater a tosse seca

O combate da tosse seca persistente também envolve, além de eventuais medicações antialérgicas receitadas pelos médicos, alguns cuidados gerais importantes, como:

  • Evitar poeira dentro de casa (especialmente em tapetes, cortinas, edredons e tapeles), e sempre limpar tudo com auxílio de pano úmido;
  • Evite o contato com animais;
  • Ingira muito líquido. A tosse pode ser consequência do ressecamento das mucosas. A melhora maneira de repor fluidos e umedecer a garganta é bebendo muita água. A utilização de um vaporizador no ambiente também pode ser extremamente benéfica;
  • Evite o consumo de alimentos ricos em cafeína;
  • Alguns quadros de tosse podem estar associados ao refluxo gastresofágico. A utilização de medicação antiácida pode auxiliar nesses casos;
  • Deixe de usar o cigarro.
660492 Evitar poeira dentro de casa é uma meida que ajuda a prevenir o problema. Tosse seca persistente: o que fazerEvitar poeira dentro de casa é uma medida que ajuda a prevenir o problema. (Foto: divulgação)

A tosse seca persistente é um problema bastante frequente, que geralmente é causado por processos alérgicos e ressecamento da mucosa. Para saber como acabar com o problema de uma vez por todas, vale a pena seguir as dicas e conferir a receita contra tosse.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.