Menu

Saúde

Atualizado em 5 de junho de 2011, às 17:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tosse Seca, Como Tratar

03 Tosse Seca, Como Tratar

Com a mudança de temperatura, é normal que o nosso corpo tenha reações adversas e acabe por contrair doenças comuns para aqueles que possuem a imunidade baixa. Atualmente, no Brasil, as diferentes variações de clima acontecem durante apenas um dia e estar preparado para isso pode facilitar na prevenção de doenças respiratórias. Com a chegada do inverno, mais e mais pessoas já começam a mostrar os sintomas comuns de pequenos problemas, como a tosse seca. Mas, antes de se adiantar para saber como curar ou tratar esta inconveniência, é necessário, antes de tudo, identificar que tipo de tosse é esta.

A tosse seca tem como primeira característica ser diferente da tosse produtiva (com secreção), que é resultado da inflamação ou infecção das vias respiratórias, decorrida, geralmente, de resfriados e gripes. Diferente disso, a tosse seca é proveniente da irritação dessas vias respiratórias. Enquanto a tosse produtiva é um meio do nosso corpo eliminar a secreção e outros elementos agressivos do organismo, a tosse seca é o resultado de uma irritação no aparelho respiratório causado pela presença de uma agente que resulta no problema. Exemplos destes agentes são: cigarro, poeira, poluição, entre outros.
Tosse Seca Como Tratar 70x48 Tosse Seca, Como Tratar
As inconveniências que a tosse seca pode causar são várias. Entre elas estão a incontinência urinária, distúrbio no sono e refluxo gastroesofágico. Por esta razão, o tratamento deve ser feito através de medicamentos antitussígenos, também conhecidos como calmantes da tosse.

Pela internet é possível encontrar muitas dicas prometendo o tratamento da tosse, assim como remédios naturais, como plantas e chás. Medicinas alternativas também são facilmente encontradas, no entanto, procure sempre uma orientação médica. Resultados alérgicos e efeitos colaterais são muito comuns em casos de automedicação.

Ainda assim, a prevenção continua sendo a maior indicada, portanto, seguem algumas indicações obtidas no site da Boehringer Ingelheim do Brasil: evite permanecer muito tempo em ambientes fechados com aglomerações de pessoas; mantenha sempre limpo e ventilado os cômodos em que passa bastante tempo, sejam eles em sua casa ou do ambiente de trabalho; quando for remover o pó de móveis, procure utilizar panos úmidos; principalmente para os moradores de regiões urbanas, esteja sempre atento às variações bruscas de temperatura; não fume e evite o contato com a fumaça do cigarro, independente qual tipo de fumo seja; troque os agasalhos feitos de lã por peças feitas de moletom; quando for lavar roupas de inverno e cobertores, procure mantê-los um período razoável sob a luz do sol, a secagem através da luz solar, além de ser natural, deixa a peça de roupa “respirar”; em caso de secreções, fique atento à cor destas, pois é através dela que se pode obter um primeiro diagnóstico com relação à sua gravidade, a tonalidade da secreção tem como característica, quanto mais escuro, mais grave pode ser o problema. Por último, boa alimentação, hidratação correta e exercícios físicos são sempre boas práticas para evitar uma baixa imunidade e maior resistência no organismo.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.