Bem Estar

Tosse seca: como aliviar

A Tosse seca: como aliviar é um problema muito comum, principalmente para as pessoas que possuem outras alergias como a rinite. Tossir é um problema que incomoda muito e atrapalha nas atividades diárias. Veja algumas dicas de como aliviar a tosse seca.

A tosse seca é um sintoma muito desagradável

Tosse seca: como aliviar

Tosse seca ou produtiva?

Tosse seca: é aquela na qual não há febre nem presença de secreção nasal amarelada. Pode ocorrer coriza (secreção transparente que escorre das narinas), dor na garganta com sensação de algo raspando e dor de cabeça. É importante lembrar de que o termo ‘seca’ sugere sem secreção. Nesse tipo de tosse normalmente não ocorre febre nem desanimo exagerado, pois esses indicariam outros problemas de saúde.

Tosse produtiva: é aquela na qual há febre, secreção amarelada nasal ou expelida após a tosse. Ela é acarretada devido a um foco infeccioso. Só de ouvir o som do tossir há como saber se existe secreção pulmonar. Esse tipo de problema é muito frequente no caso de infecções pulmonares (pneumonia), sinusite (infecção dos seios da face), faringite e amigdalite.

É importante diferenciarmos os tipos de tosse, pois cada uma indica uma doença diferente, e os tratamentos também seguem caminhos contrários.

Existem xaropes antialérgicos muito bons para aliviar a tosse seca.

Como aliviar a tosse seca

Existem medicamentos para melhorar a tosse, esse sintoma tão desagradável e, também, outros métodos que também são muito eficazes.

No caso da tosse devido a alergias, o ideal é utilizar um antialérgico como a Loratadina. Alguns xaropes para tosse vendidos nas farmácias possuem antialérgicos de efeito rápido, que são uma ótima opção para quem não aguenta mais esse sintoma.

Outra dica é evitar o que está causando a alergia. Ou seja, retire tapetes, cortinas, almofadas, ursos de pelúcia, objetos empoeirados de perto da pessoa que está com tossindo. Todos os objetos que possam reter poeira e ácaros devem ser mantidos longe do doente. Evitar o cigarro e bebidas geladas também ajuda muito. Essa é a melhor medida para eliminar e evitar novas crises de tosse, pois estamos retirando a causa do problema.

Para quem procura algo mais natural que seja eficaz para acabar com essa irritação, existe a opção do xarope caseiro de cenoura:

  • Triture 3 ou 4 cenouras no liquidificador com 2 copos de água;
  • Coe a água, acrescente meio copo de mel;
  • Leve ao fogo por 10 minutos.
  • Retire do fogo e guarde.

Tome 5 colheres desse xarope natural por dia. Mas, junto com essa dica tome bastante água, deixando a garganta sempre úmida para evitar inflamação.

Oléo de Cebola:

  • Ingredientes

3 rodelas de cebola
2 colheres (sopa) de açúcar

  • Modo de preparo

“Esse óleo essencial de cebola é um potente antibiótico”, diz a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Corte a cebola e coloque num recipiente, adcione açúcar e deixe até o outro dia. Para o caldo que se formará, siga a orientação da especialista: “Tome uma colher de chá três vezes ao dia”.

Tapetes acumulam muita poeira e podem piorar a tosse alérgica.

Importante

Se a tosse não melhorar e começar aparecer secreção de coloração amarelada ou esverdeada, febre, dor torácica, falta de ar, mal estar geral, procure imediatamente um médico

Recomendado para você

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

CVC Turismo e CVC Viagens: Pacotes Promocionais

Beleza

Hidratação Caseira para Cabelos Ressecados

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Comentários

6 respostas para “Tosse seca: como aliviar”

  1. jac disse:

    O que faremos com o sumo da cenoura?

  2. rozanemax disse:

    meu filho esta com uma tosser seca,chega ate da vomito o k faço

  3. josina valeria florentino disse:

    adorei a receita de cenoura para tosse

  4. ticiane disse:

    o meu filho ta com uma tosse seca a mais ou menos um mes,ja dei xarope,mel e nao adiantou.devo ir logo em um medico,ele tem 4 anos.

  5. marilene maciel disse:

    gostei do remedio

  6. José Maria disse:

    Remedio Muito Boooom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *