Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Sustentabilidade > Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações

Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações

Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações e aprenda a cuidar do meio ambiente da forma mais correta possível! Pequenas alternativas tornam bem viáveis o reaproveitamento de muitas coisas que você faz uso na sua casa. Resolvemos mostrar como pequenos investimentos podem fazer toda a diferença quando o assunto é sustentabilidade.

Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Casas sustentáveis: projetos, modelos, fotos

Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações

Torne a sua casa sustentável com pequenas adaptações e comece a viver com mais responsabilidade e de olho na sustentabilidade. Confira a seguir algumas dicas:

– Telhados verdes

Esse tipo de telhado vai manter a sua casa fresquinha no verão. Para isso, plante vegetação como gramíneas e arbusto no telhado da sua casa. Eles absorvem parte da radiação solar, por isso que o ambiente fica tão agradável dentro de casa. Isso vai fazer você precisa menos de ar-condicionado no verão e de ventilador ligado toda hora. Esse método também auxilia no isolamento acústico da sua casa.

– Tintas ecológicas

As tintas ecológicas são aquelas que têm matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Essa pintura permite a difusão do vapor d’água da parede, mas é mais fina, por isso na hora de aplicar escorre.

Casa com telhado verde (Foto: Divulgação)

– Iluminação LED

Os LEDs(light emitting diode) podem substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes, possibilitando assim uma grande economia de eletricidade. Essa lâmpada é feita a partir de um bulbo de material semicondutor. Troques as lâmpadas da sua casa e veja a diferença.

– Reúso de água de chuva

Existem milhares de sistemas que reaproveitam a água da chuva para que você possa regar plantas e lavar o quintal. Até mesmo sistema simples de armazenamento as água da calha em tambores funciona muito bem e você pode fazer isso na sua casa com facilidade. Em épocas como essa sem chuva quem tem um sistema de armazenamento acabou se dando bem, pois deve ter passado vários dias usando a água da chuva para dar descarga, lavar carro, quintal e regar plantas.

– Compostagem doméstica

A compostagem é muito simples e você pode fazer isso e ainda ter adubo de qualidade para as plantas da sua casa. Para isso, basta armazenar em uma caixa, ou fazer uma espécie de poço raso no quintal onde você pode jogar todos os resíduos de vegetais, frutas e até casaca de ovos para que eles entrem em decomposição e vire adubo.

– Geração de energia solar

O uso da energia solar vai te dar a chance de economizar na conta de força, além de usar uma energia limpa. Os sistemas para fazer o uso dos raios solares e transformá-los em eletricidade não são muito baratos, mas vale a pena, pois o retorno é garantido.

Veja mais informações sobre: Decoração De Casamento Ecológico

 

Invista na sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Mais atitudes sustentáveis para aplicar na sua casa

– Dispositivos economizadores de água para torneiras e vasos sanitários

Muitos equipamentos atualmente tem a função de economizar. Descargas com quantidade certa de água para ser disponibilizada é um desses sistemas. Torneiras que são acionadas somente pelo tempo certo em que você está lavando as mãos também ajudam. Vale a pensa ficar de olho no sistema de encanamento da sua casa para que nenhuma gota de água seja desperdiçada.

-Fiação elétrica

A fiação elétrica da sua casa precisa estar em dia, com fios de qualidade, para que a eletricidade não seja perdida.

– Coleta seletiva

Ter em casa lixeiras onde você possa separar o que é reciclado do que não é, parece ser um jeito de ajudar a ter uma cidade mais limpa. Experimente fazer isso e se informe na sua cidade com relação a coleta seletiva de lixo.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *